domingo, março 31, 2013

ANÁLISE DA MÁ FASE RUBRO-NEGRA

Por Danilo Silveira

A análise dos jogadores do elenco do Flamengo atualmente deve ser feita usando um conhecido e velho ditado: nem 8, nem 80. O time do Flamengo não é tão ruim como andam falando por aí, mas também não é o ideal e está atrás de grandes clubes brasileiros, como Corinthians, Atlético/MG e Grêmio, por exemplo.

O Flamengo tem bons valores, como o goleiro Felipe, Léo Moura, González, Íbson, entre outros. Mas, o real problema é a fase em que alguns desses atletas, entre outros, se encontram. Léo Moura não consegue mais ser bom e decisivo como foi outrora. Íbson já teve seu tempo bom com a própria camisa rubro-negra, hoje em dia até esboça lampejos de bom jogador, mas não consegue uma sequência. Dizem que Elias foi bem no Corinthians, mas ele não vem bem no Flamengo. Carlos Eduardo talvez tenha sido importante para o Grêmio, mas ainda não se encontrou no Flamengo. Obviamente, a atuação individual dos jogadores são muito atrapalhadas por uma falta de padrão tático, que se dá muito pelo trabalho ruim realizado pelo Dorival Júnior. Acredito que o próprio Dorival reconheça que seu trabalho no Flamengo não foi bom.

Além dos fatores acima citados, o Flamengo sofre em algumas posições por falta sim de talento. Principalmente no ataque. Hoje, o time da Gávea tem apenas um centroavante no elenco: Hernane. É ruim? Não, não parece ser mau jogador. Hernane tem feito gols importantes, participado bem de algumas jogadas, mas o que acontece, é que outras equipes brasileiras estão muito fortes, então em um quadro comparativo, o Hernane fica desfavorecido. Hernane parece ser bom, mas não tanto quanto Fred, Damião, Barcos, Jô, entre outros que atuam em solo nacional. Rafinha e Nixon ainda são incógnitas. O primeiro fez bons jogos, mas ainda é muito cedo para qualquer avaliação mais profunda. Já o segundo tem ido muito mal, enfrentando dificuldades, talvez pela pressão.

No resumo da obra, o Flamengo tem um time médio (mas que vem jgoando um futebol horrível), com bons valores, mas ao mesmo tempo carências. É um time que deve enfrentar muitas dificuldades no Brasileirão. Apesar disso, não acho que o Flamengo esteja com um time fraco que justifique tanto sofrimento com os times pequenos do Rio de Janeiro. Mais do que os resultados negativos, o time não tem conseguido jogar bem, não se encontra em campo. Não atribuo culpa alguma ao Jorginho. Pelo menos não por enquanto. Foi o nome escolhido pela diretoria, então, simpatize ou não, os torcedores rubro-negros precisam ter paciência como o novo treinador.

Quanto ao futuro, acredito que não seja dos melhores. Título esse ano é algo que o time não deve nem sentir o cheiro. Se não sentir o cheiro da Segundona já me parece bom negócio!

2 comentários:

  1. A análise é uma só. O flamengo não tem time. Afinal, Vasco e Flamengo, eternos rivais, surfam na mesma onda.

    Parabéns pelo seu blog. Que tal uma parceria?

    Confere o "Abre Aspas"

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Esse time do flamengo de hoje nao pode jogar no esquema 4-2-3-1. O time do dorival jogava no 4-3-3, era time do contra-ataque e fez a melhor campanha da taça guanabara.

    A ideia do jorginho é boa. Mas esse elenco do flamengo é fraco pra jogar nesse esquema. Precisa de reforço. Por outro lado o dorival tirou o maximo desse time com o mesmo elenco .

    ResponderExcluir