terça-feira, março 26, 2013

BRASIL ENFRENTA DIFICULDADES E EMPATA COM A RÚSSIA

Por Danilo Silveira


Desavisados podem achar que o fato da Seleção Brasileira não ter vencido nenhum dos seus últimos três jogos é um fato curioso ou atípico. Pois a verdade é que hoje nem de longe o Brasil está entre as melhores seleções do mundo. Temos bons jogadores, mas que juntos não formam um bom time. Thiago Silva é um dos melhores zagueiros do mundo, Marcelo é excelente lateral-esquerdo, Oscar tem talento de sobra, Neymar é fora de série, Fred é um dos melhores finalizadores do futebol mundial e por aí vai! Mas, isso não é o suficiente. Tanto não é que com esses jogadores a Seleção Brasileira não vem jogando bem, seja com Mano Menezes, seja com Felipão.

Nesta segunda-feira, o resultado foi um empate com a Rússia. Talvez, anos atrás, isso fosse uma zebra, mas hoje, não passa nem perto disso. Perdemos para a Seleção Russa, que se apresentou muito bem na Eurocopa 2012 (apesar da eliminação na fase de grupos), que é líder do seu grupo nas Eliminatórias para a Copa e que deve estar no Brasil ano que vem, dando trabalho para muita gente. Empatamos com a Seleção Russa, que se não foi brilhante, foi eficiente na marcação, neutralizou os pontos fortes da Seleção Brasileira e atacou com muito mais perigo.

Passado o sufoco dos minutos iniciais, dominados pela Rússia, o Brasil até que não fez uma das suas piores partidas recentes. Mas a falta de criatividade é notável. Talentos como Oscar, Kaká e Neymar, não conseguiam superar a organizada e boa marcação russa. Chances de gol foram escassas. Na segunda etapa, o Brasil soube lhe dar com a própria inoperância ofensiva. Não houve desespero, não houve afobação. A Seleção Brasileira rodava a bola de um lado para outro, mas parecia não encontrar uma forma para penetrar por entre a zaga russa. Os chutes de fora até se tornaram alternativa, mas sem sucesso. A Rússia atacava bem menos que na primeira etapa, mas acabou chegando ao gol. Foi por aí que Felipão resolveu lançar Hulk na vaga de Oscar e o jogador do Zenit veio a ser o melhor jogador ofensivo da Seleção Brasileira. Pela ponta esquerda, ele dava muito trabalho à marcação russa. Por lá, se entendeu bem com Marcelo e aos 44 minutos, deu bela enfiada de bola para o lateral do Real Madrid cruzar para Fred empurrar para as redes.

Acredito que Felipão esteja satisfeito com Fred, que tende a ser titular absoluto nos próximos jogos. Acredito que Felipão não esteja muito satisfeito é com Neymar, que com a camisa amarelinha enfrenta muitas dificuldades. Talvez uma partida como opção no banco de reservas possa fazer muito bem para o talentoso garoto, que é sempre muito cobrado e muito pressionado pela imprensa.
 

2 comentários:

  1. Brasil encontrará dificuldades até contra o Haiti na Copa das Confederações. Não podia ser diferente com Felipão-Parreira. Erros e mais erros em escalações, substituições e convocações. Absolutamente toscos e ultrapassados. Queriam experiencia? Ironicamente, deveriam ter chamado o Zagallo!!!

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa seleçao nao tem mais jeito. Só em 2018.

    Teve 4 anos pra se preparar e nao tem nem time. E todas as seleçoes de peso estao muito acima do Brasil.

    Brasil tem que esquecer 2014 e pensar em 2018 pra nao ter vexame.

    ResponderExcluir