domingo, março 03, 2013

BOTAFOGO VENCE FLA NO ENGENHÃO PELA PRIMEIRA VEZ E PEGA O VASCO NA FINAL DA TAÇA GUANABARA

Por Danilo Silveira


Depois de um duelo de dois tempos totalmente distintos, o Botafogo saiu vitorioso diante do Flamengo, credenciando-se assim para a disputa da final, contra o Vasco (que bateu o Fluminense no sábado), no próximo domingo. Vale lembrar que a vitória por 2 x 0 de hoje, onde os dois goleiros foram destaques, teve um sabor especial para os alvinegros, já que foi a primeira vez que o Glorioso derrotou o Flamengo no Engenhão. E semana que vem, novamente o time de Oswaldo de Oliveira poderá fazer história, já que nunca ergueu um troféu no Engenhão.

A primeira etapa foi toda dominada pelo Botafogo, que não demorou nem um minuto para abrir o placar. Em linda jogada, Júlio César trouxe da esquerda para o meio costurando por entre os marcadores rubro-negros, chutou no canto esquerdo de Felipe, que viu a bola tocar a trave antes de entrar. Vale ressaltar os dois esquemas totalmente distintos das duas equipes. O Botafogo usava quatro meias de armação (Fellype Gabriel, Andrezinho, Lodeiro e Seedorf), com Rafael Marques como atacante. Esquema esse que rendeu muita movimentação na primeira etapa, contando ainda com uma marcação avançada, que dificultava a saída de bola do Flamengo. Flamengo esse que atuava com três volantes (Ibson, Cáceres e Elias), que além de não darem conta de qualificar a saída de bola, não estavam conseguindo superar a velocidade do poder de frente alvinegro. Carlos Eduardo, aberto pela ponta esquerda, foi quase nulo, visivelmente fora de ritmo de jogo. Rafinha estava muito bem marcado pela direita e pouco criou, enquanto Hernane lutava bastante na frente, mas pouco conseguia. A superioridade do Botafogo não se refletiu em numerosas chances de gol, mas, em compensação, o Flamengo terminou a primeira etapa sem dar uma sequer finalização ao gol do mero expectador Jefferson.

Situação essa que se inverteu por completo na segunda etapa, quando o Flamengo foi superior. Dorival Júnior mexeu duplamente no intervalo, lançando Rodolfo na vaga de Carlos Eduardo (considerei boa mexida) e lançando Renato Abreu na vaga de Elias (não gostei dessa mexida. Por que não lançar o Cléber Santana ao invés do Renato? Por que não tirar o Ibson ou o Cáceres, ao invés do Elias?) Acabou que foi Renato Abreu responsável pelo primeiro arremate a gol, uma cabeçada bem defendida pelo goleiro Jefferson. Goleiro esse que foi um dos grandes responsáveis pela classificação alvinegra. A marcação avançada do Botafogo desapareceu, o Flamengo dominou territorialmente a parte ofensiva, mas não fez bom uso desse seu domínio. Bolas alçadas na área em sequência e poucas opções de jogadas ditavam o jogo rubro-negro. Em meio a isso, o Botafogo passou a tentar explorar os contra ataques. Ainda mais quando Cáceres saiu para a entrada de Gabriel e Vitinho entrou no lugar de Lodeiro. E o jovem alvinegro infernizou o sistema defensivo rubro-negro, com sua velocidade característica e bom domínio de bola. O Flamengo pressionava e na base da raça dava sinais que poderia empatar o jogo. A melhor chance poderia ter ocorrido após chute de Rodolfo, que Marcelo Mattos interceptou com o braço, mas o árbitro negou a penalidade, para mim, existente. Mas, o empate poderia também ter saído em cabeçada de Hernane, livre de marcação, mas Jefferson não só defendeu esse arremate, como usou o pé para defender o rebote, também executado por Hernane. O arqueiro alvinegro também defendeu muito bem um chute de Gabriel, de fora da área, no canto direito. Do outro lado, Felipe também trabalhava bem, como por exemplo, no lance onde defendeu um chute de Fellype Gabriel e o chute de Vitinho no rebote. Esse mesmo Felipe, nos acréscimos, foi para a área do Botafogo, tentar ajudar também na parte ofensiva, porém, o Botafogo quem se saiu beneficiado dessa história. Jefferson recolheu a bola, ligou o contra ataque de forma veloz e precisa e no fim das contas Vitinho chutou para o gol vazio, fazendo o segundo gol do finalista da Taça Guanabara.

 

Um comentário:

  1. Danilo,

    foi um bom jogo e Jefferson foi o nome em destaque.

    uma pena a péssima arbitragem, de vez que os botafoguenses sempre se acham injustiçados hoje foram os beneficiados,mas não que isso tire o mérito da vitória.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.blogdoclebersoares.com



    ResponderExcluir