quinta-feira, abril 11, 2013

BARCELONA SOFRE, MAS ELIMINA O PARIS SAINT GERMAN E ESTÁ NA SEMIFINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES

Por Danilo Silveira

Pedro fez o gol da vitória da equipe catalã

Além do empate sofrido nos acréscimos, o Barcelona saiu de Paris com um grande problema: a contusão de Messi. Oito dias não foram suficientes para a cura e o melhor jogador do mundo iniciou a partida de volta, diante do Paris Saint German, no banco de reservas. E Messi, a torcida presente no Camp Nou e tele espectadores mundo afora viram um primeiro tempo muito equilibrado, com o PSG marcando forte e atacando bastante, contando com boa atuação do brasileiro Lucas. O Barcelona não jogava mal, mas rendia bem abaixo do que rende nos seus melhores dias. Daniel Alves não estava em um dia bom e a pontaria da equipe não estava das melhores. Do banco de reservas, Messi assistia a tudo com expressão de quem está angustiado, louco para jogar. E era questão de tempo para o argentino entrar em cena.
Messi com expressão angustiada no banco de reservas

Veio a segunda etapa e não demorou muito para Pastore, em uma bonita finalização, colocar o time francês em vantagem. As câmeras da televisão filmaram Messi logo após o gol sofrido por sua equipe, e lá estava ele ajeitando o meião para ir para o jogo. Minutos depois, lá estava ele entrando em cena. E pouco depois de pisar dentro das 4 linhas, lá estava ele participando decisivamente da jogada que deu o gol da classificação do Barcelona. Messi se livrou da marcação na intermediária, tocou para Villa, que não conseguiu espaço para chutar e a bola chegou até Pedro, que bateu bonito, no canto esquerdo de Sirigu. Apesar da participação no lance do gol, Messi demonstrava com nitidez que não estava recuperado da lesão. Parece que sua entrada contribuiu também no ponto de vista psicológico em campo. O Barcelona melhorou e passou a dominar o Paris Saint German de uma forma até então não vista na partida. Os minutos se passaram e o Barcelona soube administrar bem o empate que servia para colocá-lo nas semifinais da Liga dos Campeões. Em alguns momentos, detectei até certa cera feita pelo time catalão. Nada muito acintoso, mas algo que repudio, principalmente tratando-se do Barcelona, o time que mais admiro no futebol mundial.

Ano passado, o Barcelona fez muito mais por merecer eliminar o Chelsea , do que fez esse ano para eliminar o Paris Saint German. No entano, ano passado o time catalão foi eliminado e nesse ano passou de fase. Esse ano, o Paris Saint German fez muito mais por merecer eliminar o Barça do que o Chelsea fez no ano passado. No entanto, o Chelsea foi campeão ano passado e o Paris Saint German está eliminado.

Nuances de um esporte fascinante!

Um comentário:

  1. Paris Saint German não tem tradição nenhuma na competição. Isso conta muito. Parece que quando o Messi entrou o PSG já sabia que ia ser eliminado , era questão de tempo do gol sair. O PSG parou de atacar. Mas o Paris saiu com dois empates, para um time que voltou a jogar a Champions ta muito bom.

    O Chelsea é um clube acostumado a jogar a Champions e era experiente. Isso faz diferença.

    ResponderExcluir