quarta-feira, maio 01, 2013

O BARCELONA NOS ENSINA ATÉ COMO SE DEVE PERDER

Por Danilo Silveira


Depois de goleada sofrida por 4 x 0 na Allianz Arena, tinha o Barcelona a complicada missão de reverter tal placar no Camp Nou. Missão essa complicada justamente pelo fato do Bayern ter um timaço e mais complexa ainda pois Lionel Messi, o melhor jogador do mundo, estava machucado. E mesmo sem Messi e com 4 gols de adversidade, o Barcelona foi bem durante a primeira etapa. Foi fiel ao seu estilo de jogo, fato que desde já deve ser elogiado. Muito toque de bola, muita movimentação e velocidade. E foi assim que a equipe de Tito Vila Nova conseguiu ser superior ao time alemão durante os 45 minutos iniciais.

De se elogiar e admirar, além da postura do time espanhol era a solidariedade do time do Bayern de Munique, com Robben e Ribery, dois autênticos pontas, voltando até a defesa para ajudar na marcação, não perdendo fôlego para contra atacar.

Talvez se Messi estivesse em campo, o time espanhol saísse do primeiro tempo com um placar favorável, mas a equipe precisou se contentar com o 0 a 0. Se fazer 4 gols em noventa minutos era uma tarefa árdua, imagine cumpri-la em 45 minutos? E além de balançar 4 vezes as redes adversárias, tinha o time espanhol que ver sua meta não ser vasada. Tudo isso para levar o duelo à prorrogação.

E na segunda etapa, o Barcelona não só não conseguiu balançar as redes como viu um adversário arisco, qualificado e inteligente chegar ao gol em três oportunidades. A primeira em uma jogada espetacular de Robben, que cortou a marcação e chutou com maestria no canto direito de Valdés. O holandês foi o melhor jogador no duelo de 180 minutos.  Piqué contra e Muller foram os autores dos outros gols. O Bayern explorou de forma espetacular as fragilidades do Barcelona, durante todo o confronto. Pelo alto, por baixo, pelas pontas, a equipe alemã infernizou a zaga espanhola, desfalcada de Puyol e Mascherano, que fizeram muita, mas muita falta.

E perdendo por 1 gol, por 2 gols, por 7 gols de diferença, o Barcelona soube ser encantador. Soube perder. Soube ser fiel a um estilo de jogo que já lhe rendeu muitos títulos e o rótulo de melhor time do planeta. Soube perder com elegância. Jordi Alba se descontrolou no primeiro jogo dando uma bolada em Robben, e foi só. Foi o único episódio de destempero e descontrole.  Nenhum pontapé foi visto, nenhuma entrada violenta. Além disso, não se viu uma equipe descontrolada taticamente, não se viu chutões ou jogadores perdidos. O time catalão manteve seu estilo de toque de bola, tentando envolver a equipe alemã. Não conseguiu. Ao invés de envolver como está habituado, acabou sendo envolvido. Coisas do futebol.

O Bayern deu ao mundo uma lição de como vencer a melhor equipe do mundo por 7 gols de diferença, em 180 minutos. Mostrou ao mundo que não se precisa de um retranca, não é necessário jogar contra o Barcelona esperando uma única bola para fazer um único gol. Fez 7! E podia ter feito mais!

Por outro lado, o Barcelona mostrou ao mundo como se deve perder. Com elegância! Por mais tolo que se possa parecer, uma espécie de “Aprenda a perder com o Barcelona”. Sim, por que não? Um time que já nos mostrou como se joga bonito, já levantou taças dando aulas de futebol, inclusive, atropelando o Santos, do futebol brasileiro, pode nos ensinar ainda muita coisa.

Se o Barcelona ainda é o melhor time do mundo? Se o Bayern pode ser considerado hoje o melhor time do plante? Sinceramente, prefiro desfrutar da felicidade de existirem esses dois times no futebol mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário