quarta-feira, maio 01, 2013

UM BORUSSIA ENCANTADOR, OBJETIVO E FINALISTA

Por Danilo Silveira


Era um jogo que caminhava para um final sem muitas emoções, com uma classificação bem tranquila para o Borussia Dortmund. Só que não...
Estamos tratando de futebol e quando se fala em futebol, a lógica muitas vezes não segue a lógica. O Borussia trouxe da Alemanha um 4 x 1 a favor. Uma baita de uma vantagem. Nos 15 minutos iniciais do jogo de volta, no Santiago Bernabéu, o Real Madrid criou três boas chances de gol. Higuaín e Cristiano Ronaldo esbarraram em Weidenfeller e Ozil esbarrou na falta de pontaria. Depois disso, os alemães souberam controlar a pressão merengue. O tempo se passou e o Borussia levou um ótimo resultado para o intervalo: o 0 x 0. Melhor dizendo, o 4 x 1 que construiu em casa. Mas leva va também uma baixa: Mário Gotze, que saiu machucado durante a primeira etapa, dando lugar para Grosskreutz. Se em 90 minutos já era difícil para o Real Madrid reverter a situação, imagine você reverter o placar em 45 minutos.
Veio a segunda etapa e o Borussia começou muito melhor, criando boas oportunidades, como em chute do volante Gundogan, cara a cara com Diego López, que fez uma defesa sensacional. Bem à vontade em campo, a equipe alemã conseguia até então uma tranquila classificação. As coisas melhoraram ainda mais quando Mourinho lançou Benzema e Kaká nas vagas de Higuaín e Coentrão. As substituições, de caráter ofensivo, não surtiram efeito e o Real caiu de produção na partida.
E foi aos 37 minutos que Kaká deu boa enfiada de bola na direita para Ozil, que cruzou para Benzema abrir o marcador. Foi o empurrão que o Real Madrid e sua torcida precisavam. Na base do abafa a equipe de José Mourinho veio para cima e aos 42, Sérgio Ramos, dentro da área do Borussia, chutou para aumentar o placar. O que parecia impossível estava acontecendo. O jogo, prestes a acabar sem maiores emoções, tomou contornos de drama. Apoiado por sua torcida, o Real Madrid veio para cima.
O gol da classificação parecia muito perto, parecia que sairia. Só que não. Quiseram os deuses desse fascinante esporte, que o Borussia Dortmund participasse da final da Liga dos Campeões 2012/2013. Mais do que merecido para um time que joga um futebol ofensivo, objetivo, bonito, envolvente. E do outro lado vem um time que também joga um futebol bonito: Bayern  de Munique ou Barcelona. Acredito que venha o Bayern, que venceu o jogo de ida por 4 x 0. Temos todos os ingredientes para ter uma final de excelente nível técnico e tático.
A lição que podemos tirar do duelo entre Borussia Dortmund x Real Madrid é simples: o jogo só acaba quando termina. Tão óbvio, mas muitas vezes esnobado, esse ditado ficou mais uma vez em evidência. Frases do tipo “agora já era” “Ainda tem meia hora de jogo, mas já está decidido” “esse placar é irreversível no jogo de volta”, devem ser evitadas, afinal, quem não se lembra de um placar “irreversível” ser revertido? Hoje não foi, mas foi quase!
Vale ainda lembrar que nas quartas-de-final dessa mesma edição da Liga dos Campeões, o Borussia Dortmund superou o Málaga. Depois de empatar o jogo de ida em 0 x 0, a equipe alemã venceu a volta por 3 x 2. Perdia por 2 x 1 até os acréscimos, isto é, conseguiu virar o jogo com dois gols após os 45 minutos e o empate não lhe servia. Os torcedores do Borussia passaram até aqui nessa competição, fortes testes para cardíacos. E pode vir mais por aí!

 

Um comentário:

  1. Borussia quase jogou fora uma campanha de 6 meses em 10 minutos, mas acabou segurando o resultado.

    O futebol mostrou mais uma vez que não precisa de jogadores caros e estrelas para se formar um time muito bom. Seguindo o exemplo do Corinthians aqui pela America do Sul, o Borussia estava quebrado a 6 anos atras, hoje é um dos melhores times do mundo sem gastar tubos de dinheiro.

    Se a final for contra o Bayern, o Borussia tem uma grande chance de ser campeão, até porque conhece o Bayern muito bem e ja ganhou desse time varias vezes nos últimos anos pelo campeonato alemão.

    ResponderExcluir