terça-feira, junho 25, 2013

JOGO 11 - ARROJADA E GUERREIRA, NIGÉRIA DÁ ADEUS COM DERROTA PARA A ESPANHA: 3 A 0

Por Danilo Silveira

Quando vejo a Espanha jogar a sensação que me passa é que estou vendo o que há de melhor entre as seleções de todo o mundo. Muitos falam sobre o fim da hegemonia da Fúria, sobre um possível desgaste desse grupo, bicampeão da Eurocopa e campeão da Copa do Mundo, mas os dias passam e cada vez mais a Espanha dá provas que está mais forte do que nunca. Diante da Nigéria, mais uma ótima atuação, coroada com uma vitória por 3 x 0 e a classificação em primeiro lugar do grupo.

O duelo foi bastante interessante na primeira etapa. A Nigéria não aceitou de forma passiva o domínio espanhol. A equipe comandada por Stephen Keshi tentava atacar e não deixar que a Espanha tivesse um domínio avassalador no quesito posse de bola. Só que a qualidade da Espanha é incrível. Iniesta teve uma atuação impecável e logo com um minuto de jogo,  deu um elástico em um adversário e chutou para defesa de Enyeama. Pouco depois, ele tocou para Jordi Alba que fez bela jogada, costurando os marcadores nigerianos e chutando para abrir o marcador. A Nigéria conseguia atacar a Espanha mais do que outros adversários conseguiam, mas no geral não conseguiu dar muito trabalho a Valdés. Uma ótima chance veio quando Mikel recebeu na área, de frente para o gol, mas acabou finalizando em cima de Sérgio Ramos. A Espanha por sua vez, teve duas belas chances de ampliar, com Soldado, que acabou parando em Enyeama em ambas oportunidades.

Veio a segunda etapa e a Nigéria chegou muito perto de ampliar logo nos minutos iniciais. Musa cruzou da direita e a bola chegou até Ideye, que debaixo da trave, acabou furando. Os minutos foram se passando e a superioridade espanhola foi ficando cada vez mais visível. Cada vez mais a Nigéria tinha dificuldade de impedir que a Fúria aplicasse seu estilo de jogo bonito e envolvente. Fernando Torres entrou na vaga de Soldado e mostrou oportunismo ao marcar de cabeça, após cruzamento de Pedro. Villa também entrou no decorrer da segunda etapa e mostrou ótima visão de jogo nos minutos finais. Ele sofreu falta no campo de defesa e bateu rápido, lançando Jordi Alba de maneira genial. O lateral esquerdo espanhol saiu do campo defensivo, sem ver nenhum marcador de linha à sua linha e demonstrou calma para driblar Enyeama e empurrar para o gol vazio. Três a zero em mais uma ótima atuação espanhola.

A Nigéria foi corajosa e arrojada, mas não conseguiu evitar uma derrota que já era esperada.  Contra a Espanha, a impressão que dá é que todos os adversários estão fadados à derrota. Na quarta-feira, é a vez da Itália tentar vencer a Espanha e chega à final da Copa das Confederações. Tarefa muito difícil da Azurra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário