terça-feira, junho 25, 2013

JOGO 12 - URUGUAI GOLEIA TAITI E PEGA O BRASIL NA SEMIFINAL

Por Danilo Silveira


O Uruguai entrou em campo diante do Taiti, precisando de uma vitória por 8 gols de diferença, para garantir-se na semifinal da Copa das Confederações sem precisar depender do resultado de Nigéria x Espanha. Isso porque uma vitória nigeriana sobre os espanhóis somada a uma vitória do Uruguai diante do fraco Taiti, geraria um empate triplo no grupo, com Espanha, Nigéria e Uruguai com seis pontos. Uma vitória com tal elasticidade no placar em uma competição internacional, parece algo completamente inviável, só que não dessa vez. O Uruguai tinha como oponente o simpático Taiti, um time que tem um jogador profissional apenas, sendo os outros amadores. No fim das contas, o Uruguai conseguiu vencer por 8 x 0, mas um empate e até uma derrota (dependendo do número de gols) classificaria o Uruguai, já que a Nigéria perdeu para a Espanha.

Abel Hernández foi um dos destaques com quatros gols. Lodeiro fez um e também participou de boas jogadas. O lateral direito Aguirregaray e o volante Gargano foram outros dois que participaram bem da partida. Um momento interessante da partida foi quando o zagueiro Scotti desperdiçou uma penalidade, defendida pelo goleiro Meriel, levando o torcedor ao delírio na Arena Pernambuco.

O destaque do Taiti na Copa das Confederações foi o camisa 3 Vahirua, o único profissional do time, que demonstrou boa técnica com a bola nos pés. Após o término do jogo contra o Uruguai, os jogadores do Taiti apareceram segurando bandeiras do Brasil e exibindo um cartaz dizendo “Obrigado Brasil”, em retribuição ao carinho conquistado pela Torcida Brasileira. Após a coletiva de imprensa, o técnico Eddy Etaeta foi até cada um dos jornalistas para cumprimenta-los.

A passagem da Seleção do Taiti no Brasil foi totalmente inusitada. Um time frágil, amador, que conquistou rapidamente a torcida do público, acredito eu, que apoiado justamente na lógica de “torcer para o mais fraco”. Fraqueza essa que parecia ser vista pelo taitianos, não como algo ruim, mas como normal e natural.

O Uruguai, mesmo sem ter jogado bom futebol na primeira fase, segue vivo na competição. Agora, o adversário na semifinal é o Brasil, em partida que acontece quarta-feira, no Mineirão. Não é em 1950, não é em uma Copa do Mundo, não é uma final, não é no Maracanã, mas quando se fala no Brasil x Uruguai da próxima quarta é impossível não lembrar da final da Copa do mundo de 1950, quando os uruguaios “calaram” o Maracanã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário