domingo, junho 23, 2013

JOGO 8 - EM JOGO DE POUCAS EMOÇÕES, URUGUAI VENCE NIGÉRIA E FICA PERTO DA CLASSIFICAÇÃO

Por Danilo Silveira


Depois de perder na estreia para a Espanha, o Uruguai não podia ser derrotado pela Nigéria, na Arena Pernambuco, senão daria adeus às possibilidades de classificação para as semifinais da Copa das Confederações. A Nigéria, que vinha de goleada por 6 x 1 em cima do Taiti na estreia, buscava três pontos para avançar antecipadamente às semifinais. Esses ingredientes tornavam o jogo com um caráter totalmente decisivo. Apesar disso, o duelo foi pouco empolgante e sem muitas emoções.
Jogando um futebol nada vistoso e pouco atrativo, o Uruguai venceu por 2 x 1 e tem imensas chances de avançar, enquanto a Nigéria está em situação muito complicada.

O Uruguai começou melhor na partida e abriu aos 18 minutos, com o zagueiro Lugano, que aproveitou cruzamento rasteiro de Forlán, para empurrar para as redes. Aos poucos a Nigéria foi se soltando em campo e conseguindo equilibrar as ações. A melhora dos africanos se transformou em gol (muito bonito, por sinal) aos 36 minutos. Ideye tocou para Mikel, que deu um bonito corte no seu marcador e chutou, vencendo Muslera e estufando as redes uruguaias.

Veio a segunda etapa e aos 5 minutos funcionou o famoso trio ofensivo do uruguai, muito falado na Copa do Mundo de 2010. Contra-ataque rápido, Suárez tocou para Cavani que abriu na ponta esquerda para Forlán, que acertou um chutaço, vencendo Enyeama e marcando um belo gol. Gol esse que foi suficiente para o uruguai adotar na maioria dos 40 minutos restantes, uma postura extremamente defensiva. Cabe ressaltar que Arévalo fez boa partida, dando grande sustentação à defesa. Enquanto isso, Lugano não foi bem, mostrando-se estabanado e grosso. Por sinal, o uruguai adotava um esquema com três zagueiros. Lugano e Godín eram os dois de origem na posição e
Cáceres fechava o trio, atuando pelo lado esquerdo de defesa. O ferrolho uruguaio dificultava muito as ações da Nigéria, que pouco criava ofensivamente. O jogo se tornou chato e sem emoção. O Uruguai contra-atacava esporadicamente, como em jogada que Forlán deu excelente lançamento para Cavani, que chutou muito mal, errando a direção do gol. Os minutos se passavam e pouca coisa destacável acontecia. Lugano acabou recebendo cartão amarelo e desfalcará a Seleção Celeste.
no jogo decisivo contra o Taiti.

Em um resumo rápido do grupo, a Espanha tem 6 pontos e 11 de saldo, a Nigéria tem 3 pontos e 4 de saldo e o uruguai tem 3 pontos e 0 de saldo. No plano teórico, o Uruguai leva vantagem em relação à Nigéria na última rodada, pois pega o fraco Taiti, enquanto a Nigéria pega a Espanha. Para ultrapassar a Espanha, a Nigéria precisa vence-la por 4 gols de diferença, igualando assim o número de pontos e ultrapassando no saldo de gols. Se os africanos vencerem por menos de quatro gols, vão precisar torcer para o Uruguai não vencer o Taiti por uma vantagem que suficiente para ultrapassa-la no saldo de gols. Cabe ressaltar, portanto, que a tarefa da Nigéria é das
mais complicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário