segunda-feira, agosto 19, 2013

NOVA TEMPORADA E A VELHA MANIA DE DAR SHOW.

Por Danilo Silveira

Entra temporada, sai temporada e o Barcelona não perde o encanto. Entra técnico, sai técnico e o Barcelona segue dando seu show particular, fiel a um estilo que já o fez erguer muitas taças. Está certo que há momentos em que o estilo implementado não gera resultados positivos (vide Barcelona x Bayern), mas a fidelidade a tal estilo e a “insistência” nele se faz fantástica.
Neste final de semana, iniciou-se o Campeonato Espanhol da nova temporada e, com isso, Gerardo Martino iniciou, digamos, “para valer” seu trabalho no Barcelona. E foi bem, muito bem. Uma goleada maiúscula, por 7 x 0, em cima do Levante, no Camp Nou, com direito a dois gols de Messi.
O jogo mais pareceu um treino de ataque contra defesa. Demorou algum tempo para eu perceber que o goleiro Valdés usava uma blusa azul.  Essa altura, (não recordo com exatidão) o jogo já devia estar três ou quatro a zero para o time catalão. Como o time do Barcelona alterna muito as posições (sem perder a organização, vale lembrar), fica muitas vezes difícil definir se um jogador é volante, meia, ponta ou centroavante, mas o fato é que se pôde perceber um Messi atuando mais para o meio, na posição de um meia clássico. Mas Messi é completo, versátil e seus atributos beiram a perfeição. Foi camisa dez ao dar uma enfiada genial para o gol de Pedro. Foi volante ao desarmar um adversário com qualidade no início da jogada do gol de Daniel Alves. E foi centroavante quando apareceu na grande área para finalizar para as redes um passe da ponta esquerda.
Pelo que parece, os críticos do estilo de jogo do Barça vão precisar “atura-lo” mais uma temporada. Vale ainda lembrar que durante o primeiro tempo todo (seis dos sete gols do Barça foram marcados na primeira etapa) Iniesta e Neymar (os dois entraram no decorrer da segunda etapa, Neymar fazendo sua estreia em jogos não amistosos) assistiram ao show do banco de reservas. Feliz dos dois, acostumados com a titularidade, que tiveram a chance de ficar um pouco de fora, apreciando um show, um baile. Feliz do banco de reservas, que contou com ilustres visitas. Feliz do futebol, que tem o Barcelona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário