quinta-feira, novembro 21, 2013

EM JOGO RUIM, FLAMENGO CONSEGUE BOM RESULTADO

Por Danilo Silveira


Atlético-PR e Flamengo fizeram um jogo de dois tempos bem distintos, no duelo de ida da final da Copa do Brasili. Nos 45 minutos iniciais, pouca inspiração e raras oportunidades de gols no Durival de Britto. Apesar disso, os dois gols da partida aconteceram nesse período. Marcelo acertou um forte chute de fora da área e abriu o placar para o Furacão. O Flamengo respondeu na mesma moeda. Amaral fez o seu primeiro gol pelo Rubro-Negro em um chutaço de fora da área. O departamento médico do Flamengo precisou trabalhar muito durante a etapa inicial. Primeiro, André Santos se machucou, deixando o gramado para a entrada de João Paulo. Depois, foi a vez de Chicão sentir a coxa e deixar o campo, dando a vaga para Samir.

Veio a segunda etapa e o jogo cresceu bastante em intensidade. Logo ao dois minutos, Luiz Alberto cabeceou após escanteio cobrado da direita e Felipe fez boa defesa. Marcelo era o nome de destaque do Furacão, imprimindo velocidade ao time. Já pelo lado rubro-negro, Hernane correu bastante, ajudou na marcação, mas não teve muitas chances de balançar as redes. Na oportunidade mais clara, ele chutou para fora após cruzamento de Léo Moura. Carlos Eduardo foi bem tecnicamente, mas fisicamente parece fora das ideais condições há algum tempo. O Furacão assustou em chutes de Marcelo e Everton, ambos defendidos por Felipe. O Flamengo teve muito perto de abrir o placar em cobrança de falta executada por Luiz Antônio, que acabou passando muito perto da trave esquerda de Weverton.

No fim das contas, o 1 x 1 foi um bom resultado para o Flamengo, que agora joga pelo 0 x 0 no segundo jogo, em pleno Maracanã. Vantagem que é boa, mas pequena. Aposto em um segundo jogo com fortes emoções e melhor jogado que esse primeiro, que deixou bastante a desejar.

segunda-feira, novembro 11, 2013

CRUZEIRO DESPACHA O GRÊMIO E PÕE A MÃO NO TÍTULO

Por Danilo Silveira

A diferença de filosofia entre Cruzeiro e Grêmio ficou nítida ao longo da competição. Pelo menos nos jogos em que eu assisti. E no duelo de ontem, ela ficou evidenciada. O time azul celeste foi um time envolvente, que pratica o futebol ofensivo, enquanto o Grêmio foi um time defensivo, sem muita inspiração, buscando pouco o ataque. O resultado disso tudo foi uma vitória por 3 x 0 do Cruzeiro, que praticamente confirmou o título brasileiro. Ele só não está garantido pois o Atlético-PR venceu o São Paulo e ainda pode alcança-lo. Mesmo assim, o clima no Mineirão foi de título após a partida, com jogadores e torcida fazendo a festa.

Existe uma famosa frase que diz que "Um grande time começa por um grande goleiro". Ela se torna verdadeira no caso do Cruzeiro. Fábio é excelente e ontem foi fundamental. O Cruzeiro atacou muito mais que o Grêmio, mas quando o time gaúcho chegava ao ataque, chegava com perigo. Barcos carimbou a trave uma vez e em outras oportunidades Fábio fechou o gol. Lembra que comentei que o Grêmio foi um time defensivo? Vale lembrar que, coincidência ou não, a equipe gaúcha não faz um gol a mais de 500 minutos. Se até outro dia, Renato Gaúcho lutava pelo título, hoje ele corre sério risco de não classificar o Grêmio para a Libertadores.

Faltam cinco rodadas e o Brasileirão entra em sua fase mais emocionante. O cruzeirense não deve sofrer maiores sustos e carimbar a faixa de campeão em breve. Já o gremista deve sofrer bastante na torcida por uma vaga na Libertadores. Mas, a briga mais acirrada é a da parte de baixo da tabela. O Náutico já caiu, mas as outras três vagas estão abertas. Os torcedores sofrem ponto a ponto, jogo a jogo e a indecisão sobre qual divisão o time do coração vai disputar em 2014 pode, para muitos, deve perdurar até o dia 8 de dezembro, quando será realizada a última rodada da competição

segunda-feira, novembro 04, 2013

NO APAGAR DAS LUZES, FLA DERROTA O FLU

Por Danilo Silveira


Em um jogo de nível técnico baixo, o mistão do Flamengo venceu o Fluminense e praticamente acabou com a possibilidade de frequentar a Segunda Divisão em 2014. Em contra partida, a derrota deixou o Fluminense na incômoda décima sexta posição, empatado em pontos com o Vasco, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. A possibilidade de rebaixamento é bem considerável!

Sobre os 90 minutos, boas chances para os dois lados, mas no geral, uma partida mal jogada. Pelo lado rubro-negro, destaca-se a boa atuação do goleiro Paulo Victor e do zagueiro Wallace, enquanto pelo lado tricolor, Biro Biro fez um bom primeiro tempo e Leandro Eusébio mostrou uma segurança raramente vista. Se na primeira etapa já tivemos um jogo aberto, nos 45 minutos finais essa característica se tornou ainda mais visível. As duas equipes buscavam o ataque, o que não significa que faziam isso com qualidade. O empate que persistia era bom para o Flamengo e ruim para o Fluminense. Três pontos nesse domingo significariam ao Fluminense um passo gigante para permanecer na elite em 2014.

E o gol tricolor teve perto de sair. A bola rondava a área, passava perto do gol, batia na rede pelo lado de fora, parava em Paulo Victor...mas faltava algo. Ou alguém! Fred faz muita falta! Discute-se a condição física dele ao longo da sua trajetória no Fluminense, mas sua eficiência é notória. No Flamengo, também faltava algo. Mais precisamente, alguns jogadores titulares. Léo Moura e André Santos fizeram muita falta, Paulinho também. Chicão e Elias nem tanto. A zaga se portou bem sem um de seus titulares e Elias não vive grande fase.

Se o empate já era ruim para o Fluminense, imagine a derrota? Pois ela veio no apagar das luzes, quando Gum cortou mal cruzamento da direita e jogou para dentro das próprias redes. A imensa maioria de torcedores rubro-negros presentes no Maracanã saiu contente e feliz, enquanto a minoria de tricolores deve ter saído preocupada, muito preocupada. A indecisão sobre a permanência da equipe na Primeira Divisão deve estar tirando o sono de muito tricolor. E a
indecisão sobre quem será o técnico da equipe na próxima rodada também.