quinta-feira, fevereiro 19, 2015

LOUCURA NA FOLIA

Por Danilo Silveira


Sob a regência do “bando de loucos”presente em Itaquera, o Corinthians desfilou leve e solto para derrotar o São Paulo na Libertadores em plena quarta-feira de cinzas, no primeiro duelo entre as equipes na história da competição.


Com um minuto de jogo o Timão desperdiçou boa oportunidade com Fábio Santos, que bateu para fora após pegar o rebote oferecido pela zaga são paulina. Era o anúncio do que viria nos minutos iniciais em Itaquera: Um Corinthians pressionando o São Paulo, marcando no campo ofensivo e usando a velocidade dos seus homens de frente para tentar envolver o adversário. Jádson, Danilo, Renato Augusto e Emerson Sheik formavam o quarteto ofensivo sem um homem fixo fazendo a função de centroavante. Podemos dizer que tal função poderia ser exercida cada hora por um jogador, até mesmo por um que não fizesse parte desse dito quarteto ofensivo. E foi assim que saiu o primeiro gol. Elias infiltrou na defesa são paulina para receber belo lançamento de Fágner e finalizar de primeira. Golaço! Cabe destacar a participação de Danilo na troca de passes que antecedeu o lançamento que originou o primeiro tento corintiano.

Mais objetivo, mais leve, mais bem distribuído em campo, o Corinthians dominava completamente um São Paulo que até tentava jogar pelo chão, mas esbarrava na lentidão de seu meio-campo e na forte e competente marcação corintiana. A equipe de Muricy Ramalho até conseguiu por alguns minutos esboçar um domínio territorial, mas não criou nada que viesse a trazer maiores sustos ao goleiro Cássio. 

Veio a segunda etapa e o Corinthians continuou superior dentro de campo. Se em 2012, quando venceu a Libertadores e o Mundial pelo Timão, Tite contava com Paulinho de segundo volante, agora ele tem em sua equipe Elias, que formando dupla com o mesmo Ralf de três anos atrás, desempenha um papel tão importante quanto o que Paulinho desempenhava: o de ser o homem que vem de trás, o motorzinho, que dita o ritmo do time, que auxilia na marcação e que é de suma importância na transição com os meias armadores.

O segundo gol corintiano veio para coroar o time que melhor atuava em campo. Emerson Sheik roubou bola de Bruno (Em um primeiro instante me pareceu lance faltoso, mas vendo o replay achei um lance legal) para puxar um contra-ataque fulminante, que terminou com Jádson cortando Reinaldo e chutando para vencer Rogério Ceni. E o Timão ainda desperdiçou a chance de ampliar com Danilo, que finalizou para fora, dentro da grande área.

No resumo da obra, os 2 x 0 poderiam ter sido 4 ou 5, mas foram mais que suficientes para fazer, em pleno carnaval, a alegria do torcedor corintiano, que soltou o grito de “olé”nos minutos finais da partida. O sonho do bicampeonato da Libertadores parece do tamanho do futebol apresentado pelo Corinthians na noite desta quarta: maiúsculo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário