terça-feira, junho 16, 2015

EM JOGO PEGADO, ARGENTINA VENCE URUGUAI COM GOL DE AGUERO

Por Danilo Silveira


Argentina e Uruguai travaram em La Serena um duelo que não foi dos melhores, mas também passou longe de ser dos piores. Na verdade, tenho duas críticas a fazer, em geral.

A primeira delas é à postura adotada pelo Uruguai até sofrer o gol, aos 10 minutos da segunda etapa. Durante cinquenta e cinco minutos a equipe de Óscar Tabárez foi extremamente defensiva, chegando raramente ao campo ofensivo, não conseguindo nem contra-atacar com qualidade. Haja vista que o gol único do jogo veio a mudar o panorama do confronto. E com o Uruguai saindo para o ataque, o jogo ficou bem mais interessante de ser assistido.

A segunda crítica é ao esquema da Seleção Argentina. Na Copa do Mundo de 2014, Alejandro Sabella teve sucesso ao jogar com Ageurio (substituído por Lavezzi quando se machucou), Dí Maria, Messi e Higuaín compondo o quarteto ofensivo. Para a Copa América, Tata Martino colocou Higuaín no banco e lançou Pastore na equipe titular, passando Aguero para a posição de centroavante. Talvez seja cedo para uma análise aprofundada, mas o esquema de jogo da Copa de 2014, a princípio, me agradava mais. Prefiro Aguero mais pelos lados do campo, ou no meio mais recuado do que na posição que vem atuando na Copa América.

Apesar das críticas, a Seleção Argentina não fez uma partida ruim, mesmo tendo um desempenho abaixo do que se espera. O domínio territorial e da posse de bola na primeira etapa poderia ter se transformado em gol, mais Muslera apareceu bem tanto para impedir que o chute de Dí Maria entrasse, quanto para defender cabeçada de Aguero após bela assistência de Messi. Falando em Messi, cabe destacar que ele não teve nos seus melhores dias, mas mesmo quando não é tão genial quanto de costume é de uma classe absurda com a bola nos pés.

Demorou dez minutos da segunda etapa para a equipe melhor em campo ficar à frente do marcador. Zabaleta cruzou, Aguero se antecipou no primeiro pau e fez um belo gol, em uma espécie de falso peixinho. Critiquei Aguero como centroavante, mas nessa jogada ele foi perfeito na função.
Quase instantaneamente após sofrer o gol, o Uruguai se lançou ao ataque. O jogo ficou quente, pegado, com discussões e trocas de provocações em campo. Na melhor chance que o Uruguai teve, Rolan incrivelmente chutou por cima o rebote oferecido por Romero após chute de Maxi  Pereira. No fim das contas, a Argentina mereceu a vitória. Foi o time que mais buscou o ataque e que foi mais equilibrado.


Na última rodada, a Argentina enfrenta a Jamaica, enquanto Paraguai e Uruguai se enfrentam em um jogo que promete fortes emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário