terça-feira, junho 16, 2015

GOLEIRO JAMAICANO FALHA E PARAGUAI VENCE EQUILIBRADO CONFRONTO

Por Danilo Silveira

O que se viu na cidade de Antofagasta foi um duelo com alternância de superioridade. Se o Paraguai conseguiu ser melhor na primeira etapa, os minutos finais do jogo foram de pressão e domínio jamaicano. No final disso tudo, o saldo foi uma vitória paraguaia pelo placar mínimo, que veio através de uma falha grotesca do goleiro jamaicano Duwayne Kerr.

A partida demorou alguns minutos para ficar com um desenho concreto, já que os minutos iniciais foram truncados, com o jogo sendo paralisado a toda hora por conta de faltas em sequência. E foi o Paraguai quem se mostrou melhor no campo de jogo, tentando explorar a velocidade pelos lados para chegar ao ataque, com destaque para Derlis González. No entanto, assim como no jogo de estreia, a Jamaica vendia caro o espaço territorial, não se limitando a ficar na defesa à espera do Paraguai.

Na chance mais bonita criada pelo na primeira etapa, Santa Cruz emendou de primeira um cruzamento da direita para boa defesa de Duwayne Kerr. Bem nesse momento, o camisa 1 da Jamaica foi péssimo alguns minutos mais tarde. Victor Cáceres executou lançamento do campo de defesa, mas acabou colocando força demais. Dentro da normalidade, o goleiro jamaicano recolheria a bola com as mãos em sua área e reporia a bola em campo alguns segundos depois. Só que Duwayne encontrava-se fora da grande área e resolveu cortar o lançamento com a cabeça. Certamente, a execução da jogada saiu diferente do planejado. Duwayne cabeceou nas pernas de Edgar Benítez e a bola acabou rumando para as redes jamaicanas: 1 x 0. 

Seria o início de uma goleada do Paraguai para cima do saco de pancadas do grupo? Nem goleada nem saco de pancadas! Se já havia vendido caro a derrota para o Uruguai na estreia, o mesmo fez a Jamaica diante do Paraguai. A equipe comandada pelo alemão Winfried Schafer foi aos poucos aumentando a pressão para cima do Paraguai na segunda etapa e terminou o jogo povoando o campo ofensivo com vários homens de amarelo. Desses, o que mais chamou atenção foi o camisa 17, Austin, que pareceu o mais habilidoso do time. O chute de Mc Cleary passou perto , à direita; a cabeçada de Mattocks foi sobre o travessão e o empate jamaicano não veio. O Paraguai também teve suas chances de ampliar. Na mais clara delas, Samudio quase fez um golaço, ao soltar uma bomba que explodiu no travessão. Há de se destacar ainda a penalidade negada pelo venezuelano do apito, Carlos Vera, quando Mariappa usou o braço para cortar cabeçada de Santa Cruz.


Na conclusão dos fatos, pode-se dizer que em termos de futebol não há muita diferença entre a campanha de Paraguai e Jamaica na Copa América. Diferentemente de quando avaliamos a pontuação de cada seleção. O Paraguai soma quatro pontos e tem plenas condições de classificar-se, enquanto a Jamaica não soma ponto algum e tem como o último adversário da primeira fase a Argentina. Difícil pensar em classificação, mas quando o assunto é futebol o improvável flerta com o real em muitos casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário