domingo, junho 18, 2017

MÉXICO ARRANCA EMPATE DE PORTUGAL NOS ACRÉSCIMOS


Por Danilo Silveira

Portugal e México estrearam na Copa das Confederações travando um interessante duelo na Arena Kazan. Os mexicanos se viram duas vezes atrás do marcador, mas conseguiram buscar o empate, que acabou sendo o resultado que melhor refletiu o que aconteceu nos 90 minutos.

Para começar a falar do jogo, é importante destacar que as duas equipes apresentaram estratégias bem diferentes. O México tentava povoar o campo ofensivo e evoluir o seu jogo com paciência, tentando envolver a seleção portuguesa, que por sua vez, tentava explorar o contra-ataque, principalmente com a velocidade de Cristiano Ronaldo, que dificilmente saía do campo ofensivo para ajudar na marcação. Estratégia de Fernando Santos: deixar Cristiano o mais perto possível do gol adversário.

Nos minutos iniciais, quase nenhuma chance de gol de maior destaque. A primeira delas aconteceu aos 19 minutos, para a seleção portuguesa. Podemos dizer que foram três finalizações dentro de um único ataque. Cristiano cobrou falta na barreira, no rebote carimbou o travessão e na sequência do lance, Nani cabeceou para as redes mexicanas. Nenhuma reclamação e o placar estava aberto na Arena Kazan, correto? Errado! Certo que não houve reclamação por parte dos mexicanos, mas o placar não estava aberto. O árbitro Nestór Pitana recebeu informações de árbitros externos (novidade da FIFA para a Copa das Confederações: três árbitros assistem ao jogo fora do campo, através de televisores, e auxiliam o árbitro principal em lances polêmicos) que o gol havia sido irregular. E realmente foi. No meio da jogada, Pepe foi flagrado em posição de impedimento. Sempre bom quando a tecnologia ajuda o esporte a seguir dentro da lógica da justiça.

Depois do gol anulado, passaram-se 15 minutos até que Portugal abrisse de fato o placar, com um gol legal e muito bonito, por sinal. Chutão vindo do campo defensivo português, Salcedo tentou cortar, mas errou o tempo da bola, que chegou até Cristiano Ronaldo. O camisa 7 arrancou, invadiu a área, mas se viu cercado por três marcadores. Em um toque genial, ele serviu Quaresma, que livre de marcação, driblou Ochoa e empurrou para o gol vazio. Se de um lado Salcedo errou e Portugal marcou, do outro Raphael Guerreiro também viria a errar e o México empataria. Cruzamento da esquerda, o lateral português cortou mal e Carlos Vela tocou para o meio da área, onde Chicharito Hernández deu um belo peixinho para deixar tudo igual.

A segunda etapa começou sem tantas emoções assim. O panorama do jogo seguiu basicamente o mesmo. O México tentava envolver a seleção portuguesa, que tentava escapar em contra-ataque, principalmente usando a dupla Quaresma e Cristiano Ronaldo. Conforme o término da partida foi se aproximando, Portugal foi evoluindo na partida. A entrada de Gelson Martins na vaga de Nani fez bem à equipe, que passou a reter a bola no campo ofensivo por mais tempo. Portugal parecia mais perto do gol, só que o México conta com um goleiro simplesmente espetacular. André Silva aproveitou cruzamento da esquerda e descolou uma excelente cabeçada, no canto direito de Ochoa, que fez uma defesaça e impediu que Portugal ficasse na frente do marcador novamente.

Só que aos 40, Ochoa nada pôde fazer. Gelson Martins cruzou rasteiro da direita, Herrera cortou mal e Cedric bateu cruzado para colocar novamente Portugal em vantagem. A essa altura, um empate do México era improvável. Romper a sólida defesa portuguesa não é das tarefas mais simples, não. Mas o improvável no futebol é um mero detalhe. Hector Moreno foi lá no alto para completar escanteio cobrado da esquerda e empatar o duelo, quando o relógio já havia ultrapassado a barreira dos 45.

No resumo da obra, cabe dizer que o estilo de jogo do México me agrada bem mais que o estilo de jogo apresentado por Portugal. Mas também há de se dizer que em alguns momentos os portugueses conseguiram ser mais perigosos que os mexicanos. Pelo que foi apresentado até aqui nessa grupo A, as chances da Nova Zelândia parecem bem reduzidas. Rússia, Portugal e México prometem um interessante duelo por duas vagas nas semifinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário