quinta-feira, setembro 28, 2017

CRUZEIRO FATURA A COPA DO BRASIL DIANTE DE UM FLAMENGO SEM ATITUDE

Por Danilo Silveira


O Flamengo mudou drasticamente depois da saída de Zé Ricardo e entrada de Reinaldo Rueda no comando técnico. Aquele time comandado por Zé, que buscava incessantemente o ataque, que tinha muita facilidade para criar muitas situações de gol por jogo, deu lugar a um time muito previsível na parte ofensiva, com imensas dificuldades de criar situações de gol ao longo dos 90 minutos. A bem da verdade, o Flamengo com Rueda melhorou um pouco na parte defensiva. Uma espécie de "cobertor curto"...o time piora no ataque para melhorar na defesa.

A meu ver, essa mudança só fez mal ao Flamengo, e foi preponderante para o andamento dos quatro últimos jogos do time na Copa do Brasil (2 contra o Botafogo, 2 contra o Cruzeiro). Foram partidas com pouca inspiração e raras oportunidades de gol. Os sistemas defensivos anularam facilmente os ataques na maior parte do tempo. O Flamengo, nos 360 minutos de futebol supracitados, fez dois gols e sofreu apenas um. Talvez seja uma tendência do futebol brasileiro recente. Muita marcação, pouca inspiração e o número de gols reduzidos. Zé Ricardo conseguia transformar um pouco essa lógica, montando um Flamengo para lá de vistoso, e por isso, o elogio tanto ao longo desses últimos meses.

O resultado de tudo que foi descrito acima, é que o Flamengo, com um plantel muito qualificado, não conseguiu superar o time do Cruzeiro. Nem na parte numérica, nem no futebol em si. Os 180 minutos da final terminaram com um gol para cada lado e equilíbrio evidente no futebol apresentado pelas duas equipes. Acredito que dos 4 tempos, o Flamengo tenha sido superior apenas na segunda etapa do jogo de ida, disputado no Maracanã.

A falta de atitude, que alguns podem chamar de cautela, traiu o Flamengo. O time parecia contente com o empate durante todo o tempo. Teve medo de ir atrás da vitória e ficar mais exposto a uma possível derrota. Viu a possibilidade de disputar o título nos pênaltis, uma boa alternativa, mesmo com um time aparentemente mais talentoso dentro das quatro linhas. O castigo foi concretizado quando a cobrança de Thiago Neves encontrou as redes de Alex Muralha.

Fica registrado aqui meus parabéns a Mano Menezes. Fiz muitas críticas ao seu trabalho na Seleção Brasileira, que de fato, em minha visão, foi muito ruim. Mas hoje, Mano dá indícios de ter se tornado um treinador muito mais qualificado. No meio do futebol brasileiro, onde o mercado de treinadores parece não estar tão bom assim, é bem legal ver profissionais evoluindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário