sábado, julho 07, 2018

JOGO 59: PICKFORD BRILHA, INGLATERRA JOGA BEM BEM, VENCE A SUÉCIA E VOLTA A UM SEMIFINAL APÓS 28 ANOS

Por Danilo Dias

Há 28 anos sem chegar em uma semifinal de Copa do Mundo. há 12 anos sem vencer uma partida de mata-mata. Assim, a Inglaterra entrava na Arena Samara para enfrentar o bom time da Suécia, buscando a vitória para figurar novamente entre os 4 primeiros colocados da Copa do Mundo, fato que não ocorri desde 1990, na Itália.

E o objetivo inglês foi alcançado. Para chegar até ele, os comandado de Gareth Southgate apresentaram um futebol interessante, superando o forte esquema de jogo sueco. Talvez o primeiro grande passo a ser dado era arrumar uma estratégia para tentar superar o forte sistema defensivo do time sueco.

E foi através da leveza de seu ataque e troca de posição constante de seus homens, que a Inglaterra começou, aos poucos, a envolver o time sueco, que teve um bom início na partida. O time inglês tem uma boa capacidade de jogar pelo chão, usando a velocidade e a habilidade de Streling e Lingard. Mas, foi pelo alto que ele chegou ao gol. Escanteio cobrado da esquerda e Maguire cabeceou para vencer o goleiro Olsen e deixar um pouco mais perto o sonho inglês de voltar a uma semifinal de Copa do Mundo. O relógio marcava 29 da primeira etapa.

O gol fez muito bem a Inglaterra, que passou a dominar o jogo. Lembra de troca de posição dos ingleses, comentada anteriormente nesse texto? Foi ainda na primeira etapa que Harry Kane veio na intermediária e descolou belíssimo passe Sterling, que infiltrou por entre a defesa, chegou a driblar o goleiro Olsen, mas acabou sendo atrapalhado pela marcação e ficando sem ângulo para chutar.

Ainda que estivesse melhor em campo, ainda que estivesse na frente no placar, a tarefa inglesa de passar de fase ainda não poderia ser dada como algo simples. Do outro lado tinha a Suécia, um time dos mais valentes nessa Copa do Mundo. Depois de classificar-se em um grupo onde a Holanda ficou de fora, nas eliminatórias; depois de eliminar a Itália na repescagem; depois de classificar-se em um grupo que a Alemanha ficou de fora e depois de eliminar a Suíça nas oitavas, os suecos venderiam caríssimo aos ingleses a classificação.

Veio a segunda etapa, e a Suécia esteve perto de empatar. Mas precisamente, não o fez porque o goleiro Pickford fez uma defesaça em cabeçada do centroavante Berg. Começava a aparecer ali um dos nomes do jogo. O duelo ficou interessante de se assistir, a Suécia conseguia espaços para atacar e a Inglaterra não se retraía. E o talento inglês apareceu! Lingrd deu um lançamento genial, por elevação, quebrando todo o sistema defensivo sueco e colocando a bola na cabeça de Dele Alli, que não teve dificuldades para vencer o goleiro Olsen e ampliar.

Logo em seguida, a Suécia respondeu com Claesson, que de frente para o gol chutou rasteiro, no canto direito, mas lá estava Pickford novamente, aparecendo de forma brilhante para salvar a Inglaterra.

Não querendo criticar muito, mas já criticando, o treinador Janne Anderson, com dois gols atrás do marcador, achou como uma das soluções para tentar reverter o resultado, tirar Forsberg para a entrada de Martín Olsson, aos 19 minutos. Ainda que o camisa 10 não tenha feito uma excelente atuação, era dele que  a Suécia poderia esperar o passe diferenciado, a jogada mais qualificada, algo que surpreendesse e pudesse deixar a Suécia mais perto de um empate, aparentemente bem improvável àquela altura do jogo

Mesmo sem o seu camisa 10,  Suécia continuou valente e guerreira dentro de campo. Mas o dia era mesmo da Inglaterra, era mesmo do goleiro Pickford. Um chute forte de Berg, alto, no centro do gol (não sei se entraria, se bateria na trave ou se sairia por poucos centímetros), foi levemente desviado pelo goleiro inglês, um dos grandes responsáveis pela classificação inglesas para a semifinal.

O adversário da semifinal será Croácia ou Rússia, que duelam daqui a pouco, em Sochi. Seja o time de Luka Modric, Rakitic e companhia, sejam os donos da casa, eufóricos com a campanha da seleção na Copa do Mundo, quem vier promete dar muito trabalho à Inglaterra. Mas, pelo futebol apresentado hoje, os ingleses demonstram ter muitas possibilidades de conseguir chegar à grande final.



Nenhum comentário:

Postar um comentário