quinta-feira, novembro 24, 2022

Jogo 12 - Bélgica sofre muito, segura pressao canadense e estreia com vitória

 Por Danilo Silveira 

Canadá o Bélgica fizeram um jogo onde o resultado final não refletiu em nada o que foi o jogo. A vitória belga pelo placar mínimo não foi reflexo de uma superioridade da equipe durante os 90 minutos. Pelo contrário!

Podemos dizer que a seleção do Canadá, amassou o adversário, como se diz na gíria, na maior parte do tempo.

Cada jogo tem suas peculiaridade, seus detalhes. Muitas das vezes, um detalhe, muda completamente o fluxo do jogo. Arrisco-me a dizer que se o pênalti cobrado por Alphonso Davies tivesse como destino as redes belgas, logo aos 9 minutos de partida, o futuro do jogo seria completamente diferente. Mas, o grande nome do Canadá, viu sua cobranças parar no gigante Courtois.

Seria o primeiro gol do Canadá na história das Copas. Gol esse que parecia muito maduro nos minutos que sucederam-se, tamanho era o domínio canadense.

Tentando sair da pressão canadense, a Bélgica tentava manter a posse de bola, ainda que no campo defensivo, já que não conseguia reproduzir a primeira linha de marcação adversária, muito alta.

Como a bola ficava retida no campo defensivo belga, De Bruyne e Hazard não conseguiam participar muito do jogo. Talvez a parte criativa da Bélgica seja o ponto de maior destaque da equipe.

O Canadá parecia ansioso e afoito em certos momentos em que chegava mais perto do gol. O O fato é que aos poucos, a Bélgica parece que entrndeu o que estava acontecendo no jogo e passou a se adaptar à um jogo mais defensivo.

No embalo do "quem não faz leva", a Bélgica abriu o marcador aos 43 minutos. Alderweireld lançou Batshuayi do campo defensivo e o atacante conseguiu uma bela finalização, para vencer o goleiro Borjan.

Uma virtude muito elogiável do Canadá foi a força mental da equipe para seguir jogando da mesma maneira, sufocando a Bélgica, mesmo depois de perder uma penalidade e ver o adversário abrir o placar, mesmo jogando menos bola.

Do meio para o final da segunda etapa, a Bélgica conseguiu se desvencilhar um pouco da pressão canadense, mantendo a posse de bola mais no ataque, aproveitando os espaços deixados por um Canadá que não teve medo de se lançar todo para a frente. Assim, a equipe comandada por Roberto Martínez conseguiu estrear com vitória.

Nos bolões da Copa, provavelmente a maioria colocou a Bélgica vencendo o jogo. Creio que a maioria dessa maioria, não esperava que a vitória belga viesse com tanto sufoco e com tanta superioridade canadense nos 90 minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário