sábado, novembro 26, 2022

Jogo 22 - Em grande duelo, Polônia vence Arábia Saudita

Por Danilo Silveira

Arábia Saudita e Polônia protagonizaram um jogaço de futebol no estádio da Educação. Teve de tudo que um bom jogo pede. Emoção, gols, bola na trave, pênalti, polêmica.

Cabe aqui destacar, que a Arábia Saudita teve uma atuação maiúscula, apesar da derrota. Leve, solta, envolvente, de toque na bola refinado. Assim, os comandados de Hervé Renard se apresentaram, após a grande estreia derrotando a Argentina. 

Se não teve uma atuação brilhante, a Polônia soube sofrer a pressão da Arábia e conseguiu, de maneira inteligente, chegar ao ataque para construir o marcador. Contou ainda, com um dia inspirado de Szczesny, que defendeu uma penalidade de Al Dawsari, no fim da primeira etapa, quando os poloneses já venciam por 1x0.

Cabe aqui destacar, um lance hiper polêmico, que poderia ter mudado a história do jogo. Ainda na primeira etapa, o lateral direito polonês, Cash, usou o cotovelo em uma dividida pelo alto. Como já tinha o cartão amarelo, o jogador poderia ter sido expulso de campo, mas o árbitro Wilton Pereira  Sampaio, nada assinalou. 

O mesmo Cash, foi quem teve participação fundamental no gol polonês, fazendo a jogada pela direita e cruzando para Lewandowski, que não conseguiu finalizar para as redes, mas no rebote do lance, serviu Zielinski. Era o primeiro gol polonês na Copa do Mundo.

A desvantagem no placar fez a Arábia crescer ainda mais seu nível de jogo na segunda etapa. De pé em pé, sem afobação, a equipe tentava evoluir no campo ofensivo, para furar a defesa polonesa. Na chance mais clara, Szczesny usou as pernas para evitar que a finalização de Salem empatasse o jogo.

Se a leveza no toque de bola no meio campo e as investidas pelos francos da Arábia, traziam perigo, a Polônia, por sua vez, começou a ser mais presente no campo ofensivo. Milik carimbou o travessão em bonita cabeçada e Lewa acertou a trave esquerda da Arábia em finalização com o joelho.

O fato é que o duelo tornou-se eletrizante. Daqueles jogos em que prometem ter emoção até o fim. Eis que aos 36 minutos, veio o mais duro golpe para a Arábia Saudita. Al Malki perdeu bola no campo defensivo e Lewandowski saiu de cara para o gol. Ele não perdoou! Teve calma para finalizar, vencer Mohameed Al Owais e entrar para o seleto grupo de jogadores que marcam gol em Copa do Mundo. A Copa precisava de um gol de Lewa!

Tudo embolado no grupo C. Argentina e México fazem o outro jogo do grupo, ainda hoje. Se a Argentina perder, está eliminada. Podemos destacar que, aconteça o que acontecer nesse jogo, a Polônia entrará na última rodada, se classificando em caso de empate. Enquanto a Arábia, se classificará se vencer o México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário