sexta-feira, dezembro 02, 2022

Jogo 47: Fazendo relembrar 2010, Uruguai e Gana fazem jogo movimentado

 Por Danilo Silveira 

É impossível falar sobre o duelo entre Gana x Uruguai sem remeter ao dia 2 de julho de 2010. As duas seleções enfrentavam-se em Joanesburgo, África do Sul, pela Copa do Mundo.

O jogo era válido pelas quartas de final. Praticamente no último lance do tempo regulamentar, veio um dos maiores lances da história das Copas. Um chute na direção do gol uruguaio e a bola estava quase entrando. Era o gol que colocaria pela primeira vez uma seleção africana na semifinal de um Mundial.

Luís Suárez, atacante uruguaio, bloqueou o chute com a mão, sendo expulso da partida, com o pênalti para Gana sendo assinalado. Gana desperdiçou a penalidade, o jogo permaneceu empatado na prorrogação, e nos pênaltis, o Uruguai conseguiu a vaga.

Quis o destino, colocar Uruguai e Gana no mesmo grupo em 2022. Quis o destino, que a terceira rodada tivesse um Uruguai x Gana, onde apenas um dos dois se classificaria, ou os dois sairiam eliminados, dependendo da combinação de resultados. 

Quis o destino, dar a Gana uma penalidade máxima, quando a partida estava 0x0, ainda na primeira etapa. Quis o destino, que Gana novamente desperdiçado a penalidade contra o Urugyai. André Ayew bateu e Rochet pegou. Acredito que não houve um amante de futebol que não lembrou do jogo de 2010.

Ainda que Gana tenha tido uma chance clara para abrir o marcador, a tarde era uruguaia no Catar. Organizado, equilibrado, talentoso, a seleção de Diego Alonso abriu 2x0 ainda na primeira etapa. Dois gols anotados por Arrascaeta, craque que joga no Flamengo. Sendo o segundo, um belo chute de primeira.

Nese momento, Portugal vencia a Coreia por 1x0 no outro jogo da chave. Uruguai estava se garantindo nas oitavas de final, eliminando Gana, tal como em 2010.

Gana pressionou na segunda etapa, enquanto o Uruguai seguiu atacando. Ofereceu-se ao público, um bom jogo de futebol. Eis que no outro jogo da chave, a Coreia virou para cima de Portugal. Aquele clima de Copa do Mindo estava instaurado. Conta daqui, conta dali e a matemática apontava a Coreia classificando-se pelo número de gols marcados, já que empatava em pontos e saldo com os uruguaios.

Gana, Uruguai, pênalti e Copa do Mundo são 4 coisas que se unem. Até que xxxx chocou-se c Cavani na área. O replay mostra que o pé do jogador de Gana ati ge o calcanhar de Cavani. Mas será que Cavani não desacelerou a passada e esperou o contato? Pênalti? Daniel Siebert não assinalou a penalidade! Lance dificílimo. Creio que era uma obrigação ao VAR, chamar o árbitro ao monitor para rever o lance.

A vitória de 2x0 para o Uruguai não foi suficiente para a classificação e também eliminou Gana. 

Muito mais focada em defender do que atacar, Gana decepcionou demais no Catar. Já o Uruguai, mostrou uma organização muito grande, mas poderia ter ousado mais nas outras duas partidas em que disputou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário