quinta-feira, dezembro 27, 2012

EM JOGO DE SETE GOLS, CHICHARITO MARCA NOS ACRÉSCIMOS E GARANTE VITÓRIA DO MANCHESTER SOBRE O NEWCASLTE

Por Danilo Silveira


No fim do ano, o futebol para em países como Brasil, Espanha e Itália. Mas, na Inglaterra não. A terra da rainha tem como tradição ter jogos próximo ao natal e ao Ano Novo. E nesta quarta-feira, Manchester United e Newcastle fizeram um jogo pra lá de movimentado e cheio de gols no Old Trafford. Depois de estar atrás no placar por três vezes, os Red Devils conseguiram o gol da vitória quando o relógio apontava 90 minutos.

Newcastle vai para o intervalo em vantagem.

Logo aos 3 minutos da primeira etapa, Demba Ba aproveitou um erro em uma saída de bola do Manchester, arriscou de fora da área e De Gea defendeu, mas deu rebote, aproveitado por Perch: 1 x 0 para a equipe visitante. As chances de gol eram escassas e o Manchester enfrentava muitas dificuldades para penetrar na bem postada defesa do Newcastle. E a bola parada foi a opção que fez o time da casa chegar ao empate. Falta cobrada na área, após um bate rebate, Chicharito chutou, Krull conseguiu defender, mas no rebote Evans apareceu concluindo para o gol vazio. Era o empate do time de Manchester. Mas, demorou apenas três minutos para os visitantes se colocarem novamente à frente. E foi no lance mais polêmico do jogo. Simpson recebeu na ponta direita, chutou cruzado para o meio da área e Evans cortou o chute que ia na direção de Demba Ba e acabou marcando contra. Porém, o bandeira assinalou o impedimento do atacante do Newcastle, que mesmo sem tocar na bola,
participou do lance e realmente estava em posição irrelugar. Para mim, o bandeira acertou no lance. Só que o árbitro da partida, contrariando a marcação do seu auxiliar, validou o gol. Era novamente o Newcastle em vantagem. Vantagem essa que foi mantida até o intervalo e poderia ainda ter sido aumentada, se a falta cobrada por Marveaux tivesse entrado, ao invés de beijar o travessão de De Gea.

Jogo cresce em emoção e manchester vence com gol no fim.

O jogo cresceu na segunda etapa em todos os aspectos. Foram mais chances de gols, mais gols, mais emoção. Aos 3 minutos, Giggs, um dos destaques do jogo, cruzou da esquerda e Van Persie pegou mal de primeira. Aos 12, Evra chutou de fora da área, no canto esquerdo de Krull, que ainda tocou na bola, mas não impediu que ela entrasse. Lá estava o jogo empatado novamente. Alan Pardew resolveu mexer aos 19, lançando Obertan an vaga de Bigirimana. E a substituição teve um efeito positivo aos 22, quando Obertan apareceu pela esquerda, cruzou para Cisse, que pegou de primeira, anotando um belo gol em Old Trafford. Old Traffor esse que viu Van Persie empatar aos 25. O holandês chutou, seu conpatriota Krull rebateu e ele aproveitou o rebote para marcar. Detalhe que um minuto antes Alex Ferguson havia feito sua primeira alteração, lançando Cleverley na vaga de Scholes. Aos 26, Demba Ba deu lugar para Shola Ameobi, era a segunda mexida no time visitante. Após o gol, o Manchester melhorou muito na partida e começou a criar chances em sequência. Aos 27, Chicharito recebeu pela direita, driblou o goleiro, mas acabou perdendo ângulo e quando tocou
para trás, um jgoador do Newcastle apareceu para tirar. Aos 33, Van Persie recebeu passe por elevação na frente, chutou cruzado, mas a bola não encontrou o destino do gol. A última mexida do Newcastle aconteceu aos 34: Sammy Ameobi an vaga de Cisse. Logo em seguida, Chicharito aproveitou cruzamento da direita e cabeceou bonito, mas a bola passou à direita de Krull, muito perto E a equipe deAlan Pardew por muito pouco não se colocou novamente à frente no placar aos 39, em chute que bateu na trave direita de Krull. Chicharito, que perdeu duas boas oportunidades, acabou se saindo com herói da partida, ao receber passe na frente e chutar para as redes do Newcastle, garantindo a vitória ao líder Manchester United. Detalhe o relógio já anotava 45 minutos. Antes do apito final, Chicharito ainda deu lugar para Fletcher. O jogo ainda demorou mais do que devia para acabar, pois Anita recebeu uma entrada de Valencia e ficou caído um bom tempo, precisando sair de maca do campo. O jogo recomeçou e logo veio o apito final. Um bom jogo, de 7 gols e muita emoção.

O Manchester United já realizou metade dos seus jogos no Campeonato Inglês, conquistando 15 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Uma boa campanha em pontos, de um tiem
difícil de ser batido, que lidera a competição e deve lutar forte pelo título. Ja o Newcasltle, em seus 19 jogos, conseguiu 5 vitórias, 5 empates e 9 derrotas, estando apenas na décima quinta colocação. Acredito que se apresentar o mesmo futebol desta quarta, a equipe deve subir na tabela durante o returno.

terça-feira, dezembro 18, 2012

DA SEGUNDA DIVISÃO AO TÍTULO MUNDIAL EM QUATRO ANOS! PRAZER, ME CHAMO CORINTHIANS!

Por Danilo Silveira


E o tão esperado jogo do mês de dezembro no cenário do futebol, terminou com um final feliz para apaixonada torcida corintiana. Muito aplicado taticamente, jogando um bom futebol dentro daquilo que se propôs e contando com uma atuação de gala do goleiro Cássio, o Corinthians derrotou o Chelsea por 1 x 0, gol de Guerrero, sagrando-se campeão mundial.

Antes de qualquer consideração sobre a bola rolando, vale destacar uma festa inenarrável, arrepiante e emblemática, dada pela fiel torcida corintiana, que lotou o estádio de Yokohama, cantando e apoiando o time. O cântico "vamos...Corinthians, essa noite te quero ver ganhar" ecoava bonito nos ares do Japão e embalou o Timão na grande final.

Na primeira etapa, o Chelsea foi superior e o maior responsável pelo duelo ter ido para o intervalo sem gols, foi o goleiro Cássio. Em uma sobra de bola aérea, o zagueiro Cahill chutou e o paredão corintiano defendeu a queima-roupa. Depois, o goleiro fez uma defesa belíssima e com alto grau de dificuldade, em chute cruzado da ponta esquerda, efetuado por Moses. Mesmo sem ter criado muitas chances, o Corinthians conseguiu chegar ao ataque, não se limitou a defender e se não fez um primeiro tempo de igual para igual, foi perto disso.

Veio a segunda etapa e ali, o mundo ainda não sabia, mas cerca de 45 minutos separavam o Corinthians do título mais cobiçado por um clube Sul-americano. Minutos esses que tiveram como ponto chave, o gol. Paulinho arrancou do meio  para esquerda, a bola sobrou para Danilo, que cortou o marcador e chutou na direção do goleiro Cech que se agigantava no lance, mas a bola desviou no zagueiro Cahill, encobriu Cech e escolheu a cabeça de Guerrero como destino. O peruano não se apavorou com os três jogadores do Chelsea próximo da linha final do gol e cabeceou para o fundo das redes, carimbando seu nome na história de glórias do Timão. Era o gol do título. Era um indício que o Corinthians venceria, mas não era o apito final. Antes dele vir, Cássio ainda tratou de defender um chute de Torres cara a cara, salvando mais uma vez o Timão. O apito final veio e a festa estava completa.

Parabéns ao Corinthians, que se não é um time que encanta, que joga um futebol vistoso, é um time muito aplicado e raçudo. Vale destacar que em 2008 o Corinthians subiu da Segunda para a Primeira Divisão, em 2009 ganhou a Copa do Brasil e o Paulistão, em 2011 ganhou o Brasileirão e em 2012 venceu a Libertadores e o Mundial.

quinta-feira, dezembro 13, 2012

AS DIFERENÇAS NAS TRAJETÓRIAS DE CORINTHIANS E CHELSEA ATÉ O MUNDIAL

Por Danilo Silveira

Se o Corinthians jogou mal contra o Al Ahly e suou para vencer, aconteceu justamente o contrário com o Chelsea, que jogou bem e bateu com certa tranquilidade o Monterrey na estreia do Mundial. Um gol de Mata no primeiro tempo e dois gols relâmpagos na segunda etapa, um de Torres e um contra, deram tranquilidade e calma ao time londrino, que ainda viu um Monterrey fazer seu gol de honra nos minutos finais. Placar final: 3 x 1!

O fato é que ao compararmos as trajetórias de Corinthians e Chelsea até o Mundial, nos deparamos com diferenças muito grandes. o Corinthians venceu a Libertadores invicto, sem levar um gol sequer no mata-mata, mostrando à América um time muito aplicado na marcação, um time que não é encantador e se destaca muito mais pelo coletivo que pelo individual. Já o Chelsea, venceu a Champions League em um daqueles acasos futebolísticos. Completamente dominado pelo Barcelona em 180 minutos de semifinal, os Blues contaram com uma sorte sobrenatural e com o São Cech debaixo das traves para chegar à final. Contra o Bayern, a equipe superou mais um domínio adversário em 120 minutos (jogo foi para a prorrogação) e o título veio nos pênaltis.

Agora que já fiz a retrospectiva das duas equipes, nos títulos que as credenciaram para ir ao Mundial, vem a grande diferença. O Corinthians se manteve quase o mesmo, tanto no ponto de vista da atuação coletiva dentro das quatro linhas, quanto na escalação, passando ainda na manutenção do técnico Tite. Já o Chelsea, mudou demais. Vieram as férias do meio do ano, os Blues contrataram dois meias de extrema qualidade, que hoje são titulares: Hazard e Oscar. Fernando Torres hoje é titular, na vaga de Drogba, que foi embora da equipe. O Chelsea retrancado, feio de se ver jogar, deu lugar a um Chelsea bem mais ofensivo, com muito mais qualidade. Oscar e Hazard chegaram para dar mais mobilidade ao time, mais leveza, um toque de bola mais rápido, mais envolvente. Apesar de ter um time mais leve em campo, o Chelsea por vezes nao conseguiu render, não conseguiu jogar bem e entrou em uma maré de resultados ruins, que culminaram na eliminação precoce da Liga dos
Campeões. Roberto Di Matteo foi demitido do comando técnico e Rafael Benítez assumiu um Chelsea em crise, que chegou ao Mundial pressionado.

Mesmo com a fase ruim recente, eu confio mais nesse Chelsea atual do que naquele campeão. Muito por conta de Oscar e Hazard, que jogam com auxílio ofensivo de Mata e Fernando Torres. O Chelsea abandonou o defensivismo e vai se reformulando com base na qualidade ofensiva. Se o Chelsea é favorito contra o Corinthians? É! Não é tão favorito quanto o Barcelona era contra o Santos e acredito que dificilmente veremos um passeio igual aquele de um ano atrás. Mas, acredito na vitória dos
Blues.

LUCAS, OBRIGADO POR TUDO E BOA SORTE!

Muito já se falou sobre a batalha de ontem no Morumbi, no duelo em que o São Paulo foi campeão, sem precisar jogar os 90 minutos, já que o jogo acabou no intervalo, por motivos ainda não concretos (Violência dos seguranças do São Paulo? Falta de esportividade dos argentinos?). Prefiro não me estender no assunto e para resumir, vou deixar registrada a frase do meu amigo Eduardo Riviello, dono do blog www.jogadadefeito.blogspot.com:

"Concluo que o Brasil e a América do Sul não merecem jogadores como Lucas. Menino de talento notável, negociado com o Paris Saint-Germain, desejo-lhe a sorte de encontrar pela frente técnicos de futebol que valorizem o seu encantador estilo de jogo, tal como fez e faz o Ney Franco. A sorte de sair dessa bagunça generalizada você já teve. Obrigado pela beleza de seu jogo e desculpe a nossa falha."

quarta-feira, dezembro 12, 2012

NO SUFOCO E NA CABEÇADA DE GUERRERO, TIMÃO DERROTA AL AHLY E VAI À FINAL

Por Danilo Silveira



Reconheço méritos nesse atual Corinthians, é um time forte, competitivo e bem arrumado em campo. Mas não trata-se de um time que encanta, é uma equipe que tem tendências defensivas, principalmente quando encontra-se em vantagem no marcador.

Hoje, na estreia do Mundial de Clubes, o Corinthians aumentou o seu histórico de jogos onde joga todo recuado quando está vencendo por 1 x 0. Foi assim contra o Santos na Vila Belmiro e no primeiro jogo da semifinal da Libertadores e assim contra o Fluminense no Engenhão, no Brasileirão 2012. É perigoso, arriscado, mas, mais uma vez a Fiel pôde comemorar um magrinho 1 x 0, que coloca o Timão na final, à espera de Chelsea ou Monterrey.

Até o gol, o corinthians dominou por completo a partida, mesmo sem fazer uma grande atuação. O Al AhLy entrou todo fechado e o Timão tinha a posse de bola na maior parte do tempo. Mas, ter a de bola nem sempre é bom, é preciso utiliza-la de forma proveitosa e o Corinthians não fazia isso. Os volantes, meias e atacante estavam com dificuldades para buscar o jogo e a pelota ficava rodando na primeira linha de quatro, entre os dois laterais e os dois zagueiros, configurando uma partida até certo
ponto chata de se assistir. As chances de gol praticamente inexistiram até os 28 minutos, quando Douglas cruzou da esquerda e Guerrero apareceu para dar uam bonita cabeçada, no canto direito do goleiro Sherif Ekramy: 1 x 0. Automaticamente, o Al Ahly mudou a postura, passou a atacar mais o Corinthians, que segurou bem até o intervalo a vantagem que tinha.

Começou a segunda etapa e o que se viu em campo foi o Al AhLy jogar melhor durante 45 minutos, dando muito trabalho a um Corinthians recuado, acuado e sem saída de contra ataque. O time egípcio, que mostrou bom toque de bola, tinha dificuldades de penetrar na zaga corintiana e acabava arriscando chutes de média distância. Aos 20 minutos, o sólido sistema defensivo corintiano falhou e Ahmed Fathy recebeu livre na área pela ponta direito e bateu na saída de Cássio e a sorte da Fiel corintiana foi que a bola tocou na rede, só que pelo lado externo. Tite tirou Douglas e pouco depois Guerrero, lançando Romarinho, depois Jorge Henrique, colocando um em cada lado, Roomarinho pela direita e Jorge henrique pela esquerda. O que a torcida poderia esperar era a velocidade na saída de contra ataque, mas isso não se desenhou. O que se viu foi um Corinthians fazendo cera, demosntrando estar louco para ouvir o apito final. E quando ele veio, acredito que o primeiro sentimento da imensa Fiel Corintiana e do técnico Tite foi o alívio.

quinta-feira, dezembro 06, 2012

A IRRESPONSABILIDADE DE LUÍS FABIANO E O EMPATE DO SÃO PAULO NA BOMBONERA

Por Danilo Silveira


São Paulo joga melhor na primeira etapa, mas perde Fabuloso, expulso.

Os cinco minutos iniciais do jogo foram um indício de que o São Paulo adotaria uma postura ofensiva diante do Tigre/ARG, dentro da Bombonera, no jogo de ida da final da Copa Sul-Americana. Foram duas boas chances criadas. Primeiro, Lucas tabelou com Luís Fabiano, invadiu a área e chutou fraco, apra tranquila defesa do goleiro Albil. Depois, Jádson apareceu pela meia esquerda, serviu o Fabuloso na área, que chutou para nova defesa de Albil. Luís Fabiano, atuante nas duas primeiras boas chegadas do São Paulo, foi o mesmo jogador que fez uma tremenda besteira aos 12 minutos. Uma discussão entre jogadores se estabeleceu em campo, o camisa 9 são-paulino levou um tapa no braço de Donatti e acabou tentando revidar, com um chute. O revide do centroavante não se concretizou, já que o chute não acertou a perna do adversário, mas foi o suficiente para Donatti cair no gramado e para o árbitro Antonio Arias colocar os dois para fora de campo com cartão vermelho. Estava feita a besteira. Foi imensa a irresponsabilidade do atacante são-paulino, que prejudicou sua equipe nesta partida e mais, no jogo da volta, semana que vem, no Morumbi, onde, suspenso, não poderá jogar. Mesmo sem seu centroavante em campo, o São Paulo conseguiu concretizar um ótimo primeiro tempo, com bastante posse de bola e muito mais volume de jogo que o Tigre. Aos 26 minutos, uma estatística mostrava seis finalizações do time paulista, contra nenhuma do adversário. Aos 29, outra estatística apontava o Tricolor Paulista com 63% de posse de bola contra 37% do Tigre. No fim das contas, apesar do amplo domínio na primeira etapa, o São Paulo deixou um pouco a desejar no quesito chances claras de gol criadas. Já o Tigre, mostrou-se um adversário limitado e sem força ofensiva e somente nos minutos finais  cheogu mais ao ataque.

Jogo cai de nível na segunda etapa.

Na segunda etapa, o jogo mudou radicalmente de figura. O Tigre passou a ocupar com mais frequência o campo ofensivo, o São Paulo se desorganizou e não conseguiu encontrar mais o bom futebol da primeira etapa. A partida caiu em nível técnico e as chances de gol foram poucas. Ney franco lançou Cícero na vaga de Jádson aos 15 minutos, mas o time não conseguiu apresentar melhoras significativas. A partida terminou 0 x 0 e vale lembrar que na decisão, não vale o gol fora de casa como critério de desempate. Melhor para o São Paulo. Agora, um empate com gols não dá o título ao Tigre, e sim, leva o jogo para a prorrogação.

Acredito em uma vitória tranquila do São paulo na próxima semana: 2 x 0.

segunda-feira, dezembro 03, 2012

COM UM HOMEM A MAIS QUASE TODO O JOGO, NEWCASTLE VENCE WIGAN COM TRANQUILIDADE

Por Danilo Silveira

Pelo complemento da rodada 15 da Premier League, o Newcastle recebeu o Wigan, no St James Park, e venceu com certa facilidade, por 3 x 0. Não foi um duelo lá dos mais
interessantes e emocionantes. Com os três pontos conquistados, o Newcastle  pulou de 14 para 17 pontos, abrindo cinco pontos da zona do rebaixamento. Já o Wigan, permaneceu com 14, apenas dois pontos atrás da zona da degola.

Com um a mais, Newcastle faz 2 x 0 na primeira etapa.

Logo aos 2 minutos, Tioté arriscou com perigo de fora da área e o chute passou a direita do goleiro Ali Al Habsi. O Wigan respondeu também em chute de fora da área, defendido por goleiro holandês Krull. E aos 8 minutos, uma jogada que foi decisiva para a partida. Cissé invadiu a área, sem nenhum marcador à sua frente e acabou levando um tranco de Figueroa. Pênalti assinalado e cartão vermelho para o jogador do Wigan. Demba Ba cobrou no canto direito e abriu a contagem. Lá estava o Wigan com uma desvantagem tremenda: um gol atrás no marcador e um homem a menos dentro das 4 linhas. E não demorou muito para a equipe da casa ampliar. Aos 20, Santon arriscou de fora da área, Ali Al Habsi defendeu, mas deu rebote, aproveitado por Demba Ba, que empurrou para as redes, marcando o seu segundo gol no jogo. Com seu time com um a menos, Roberto Martínez, técnico do Wigan, resolveu mexer aos 21, sacando Jordi Gómez e lançando McArthur. O Wigan até tentava atacar, mas tinha muitas dificuldades e o Newcastle mandava na partida. O francês Marveauxteux esteve perto de ampliar o placar em um chute rasteiro de fora da área, mas Ali Al Habsi defendeu no canto esquerdo.

Newcastle amplia e vence com tranquilidade.

Para a segunda etapa, as duas equipes voltaram com alterações. Alan Pardew lançou Bigirimana, jogador nascido em Burundi, na vaga de Tioté no Newcastle, enquanto Roberto Martínez colocou Piscu na vaga de Galdwell no Wigan. E a equipe visitante voltou para a segunda etapa melhor do que terminou os 45 minutos iniciais, conseguindo estar mais presente no ataque. E aos 4 minutos, Alan Pardew precisou mexer novamente na equipe, com a contusão do lateral esquerdo Santon. Com isso, Ferguson foi para o jogo. Apesar de conseguir algumas investidas no ataque, a equipe do Wigan pouco conseguia ameaçar a meta defendida por Krull. O destaque da segunda etapa foi o meia francês Marveaux, da equipe do Newcastle, que fez boas jogadas. Aos 25 minutos, ele deu assistência para Bigirimana, que deu belo chute de fora da área, no canto direito de Ali Al Habsi, para ampliar o marcador. Aos 30, Ameobi entrou na vaga de Gutiérrez no Nescaslte e aos 37, o atacante Di Santo saiu na equipe do Wigan para a entrada de McManamam. Aos 42, Demba Ba se contundiu e teve que sair do jogo. Como o Newcastle já tinha feito as três alterações, terminou o jogo com 10 jogadores em campo. Nada que atrapalhasse a tranquila vitória da equipe.

domingo, dezembro 02, 2012

EM JOGO EMOCIONANTE, GALO VENCE CRUZEIRO E CONSEGUE VAGA DIRETA PARA FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES 2013

Por Danilo Silveira

Em um jogo emocionante, o Atlético/MG derrotou o Cruzeiro por 3 x 2 e ainda contou com o 0 x 0 entre Grêmio e Inter para comemorar o vice-campeonato brasileiro, que dá acesso direto à fase de grupos da Libertadores da América 2013.

Galo abre placar, R49 desperdiça pênalti e Cruzeiro empata.

O jogo começou duro, pegado, com muitas faltas. E logo aos 4 minutos, após cruzamento da direita, Bernard emendou um belo chute, indefensável, que entrou no canto esquerdo do goleiro Fábio. Aos 8 minutos, o Cruzeiro respondeu em contra ataque rápido, após passe errado de Guikherme no ataque, e Ceará acabou derrubado por Pierre, quando ia em direção à área. Alguns cruzeirense pediram o cartão vermelho, mas Paulo César de Oliveira deu apenas o amarelo ao volante atleticano. O jogo era corrido, mas o fato é que o Galo jogava um futebol abaixo daquele que apresentou em muitos outros jogos no Independência ao longo da competição. Por sinal, com a vitória de hoje, o Atlético/MG completou o campeonato todo invicto jogando em casa. Aos 20 minutos, o Cruzeiro assustou em descida pela esquerda e dessa vez Tinga aproveitou o cruzamento e chutou, acertando o poste esquerdo do goleiro Victor. O Galo insistia em ligações diretas buscando o atacante Jô, que jogava de costas para o gol, como um pivô, mas a jogada não estava dando um resultado positivo. Aos 28, apareceu o talento de Ronaldinho, que deu um belo drible em Tinga no meio-campo e abriu na
ponta direita para Guilherme, que acabou errando o alvo em sua conclusão. A atuação de Jô como pivô acabou dando certo aos 35 minutos, quando ele recebeu por baixo na área, girou em cima de Leandro Guerreiro e acabou derrubado pelo volante (no jogo de hoje zagueiro) cruzeirense. Ronaldinho cobrou a penalidade no canto esquerdo e Fábio defendeu sem dar rebote. E o castigo para o Galo foi ainda maior. Aos 46, Montillo cruzou da ponta direita, Martinuccio apareceu no meio da área para cabecear e estufar as redes atleticanas. E a partida foi empatada para o intervalo.

Cruzeiro vira, Galo revira e vai para fase de grupos da Libertadores.

O Cruzeiro voltou melhor para a segunda etapa, mais presente no campo ofensivo e acabou virando o jogo aos cinco minutos. O zagueiro Thiago Carvalho deu boa enfiada de bola para Everton, que contou com erro da marcação atleticana e apareceu livre na área, para tocar na saída de Victor. Apoiado pela massa atleticana (o jogo de hoje era com torcida única, do Atlético) o Galo partiu em busca da virada. Cuca mexeu aos 7, lançando Berola na vaga de Guilherme, que ouviu vaias e aplausos em sua saída de campo. E aos 8, Tinga e Leandro Donizete se desentenderam em uma disputa de bola, se agrediram e acabaram expulsos pelo árbitro. O jogo ficou aberto, as duas equipes ganharam espaços para atuar e o Cruzeiro passou a explorar os contra ataques. Aos 14, o Galo chegou ao gol na bola parada. Escanteio cobrado da direita, Leonardo Silva desviou e a bola chegou no segundo pau e antes que Ronaldinho tocasse na bola, o meio-campista Marcelo Oliveira cortou mal e a bola acabou entrando. Gol contra que estava dando o empate ao Galo. Mas, ainda não era o suficiente. Aos 21, em um contra golpe muito perigoso, Everton serviu Montillo que acabou batendo para fora. Jô teve duas chances em sequência de virar o jogo novamente, mas não conseguiu. Primeiro, ele recebeu ótimo passe De Bernard por elevação e deu um bonito peixinho, para ótima defesa de Fábio. Depois, ele recebeu na esquerda, de Ronaldinho, e chutou cruzado para nova defesa do goleiro cruzeirense. E a virada do Galo veio aos 28, quando Réver apareceu livre para cabecear após escanteio da esquerda. Era o gol que dava ao Atlético/MG a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores, já que o Grêmio estava tropeçando no Inter, no Olímpico. Celso Roth resolveu mexer duplamente aos, lançando Souza e Welington Paulista nas vagas de Everton e Martinuccio, enquanto Cuca fechou a equipe, lançando Serginho na vaga de Ronaldinho Gaúcho. Pouco depois, Celso Roth mexeu novamente, tirando Montillo e colocando Elber. Anselmo Rramom levou o segundo amarelo, sendo expulso nos minutos finais, deixando o Cruzeiro com um a menos. E mesmo com noive jogdores em campo, o Cruzeiro assustou no fim, em lance que Leandro Guerreiro chutou e victor se agigantou, salvando o Galo. Nos acréscimos, Cuca lançou Triguinho na vaga de Richarlysson e o apito final, não demorou a vir. Nesse momento, o duelo entre Grêmio e Inter não havia acabado, mas logo veio a notícia que a partida terminou 0 x 0, para festa no Independência.

sábado, dezembro 01, 2012

COM BELO FUTEBOL, BARCELONA GOLEIA BILBAO DE BIELSA

Por Danilo Silveira


Para os amantes do futebol arte, este sábado foi um bom dia para se assistir o Campeonato Espanhol. O Barcelona, com sue estilo de jogo bonito, envolvente e espetacular, enfrentou o Athletic Bilbao, dirigido por Marcelo Bielsa, que sabe como dar um toque especial em um time de futebol, gosta da ofensividade, gosta do futebol arte. Ao final dos 90 minutos, uma goleada do Barcelona de 5 x 1. A equipe de Bielsa lutou, tentou jogar com a posse de bola, tentou atacar, mas sucumbiu ao Barcelona, o time mais impressionante do futebol atual.

Jogando muito bem, Barça faz 3 x 0.

A partida começou e como sempre é esperado, o Barcelona foi para o campo de ataque, começou a trocar passes e manter a posse de bola, tentando encurralar o adversário. Por sua vez, o Bilbao tentava impedir a criação de jogadas do Barça e quando tinha a bola nos pés, tentava chegar ao ataque trocando passes pelo chão. Até conseguiu em alguns momentos chegar ao ataque, trocar bons passes e valorizar a posse de bola. Mas, aos 21, o Barcelona abriu o placar. E foi de uma forma pouco habitual para a equipe catalã. Escanteio cobrado da esquerda, após disputa no alto, Fábregas chutou, Iraizoz defendeu, mas no rebote, Pique, livre de marcação, empurrou para o gol. E não demorou muito para o Barcelona ampliar, dessa vez fazendo jus às carcterísticas do time. Xavi deu uma enfiada de bola magistral para Messi, que deu uma cavadinha por cima de Iraizoz e Amorebieta chegou de carrinho para tentar evitar, mas acabou desviando para dentro do gol. Para mim, o gol foi de Messi e não contra. Com 2 x 0 no placar, o Barcelona jogava bem, solto, enquanto o Bilbao começou a ter mais dificuldades na partida, acredito que muito por conta da boa atuação do time catalão. Aos 44, Messi quase ampliou ao acertar o travessão de Iraizoz. Aos 45, veio o terceiro gol do Barcelona. Messi apareceu pela ponta direita, tocou para o meio, encontrando Fábregas, que deu belo passe para o brasiloeiro Adriano chutar para as redes do time basco. A primeira etapa chegou ao fim e enquanto o Barcelona fez três gols, o Bilbao não deu nenhuma finalização.

Bilbao até melhora, mas não evita goleada catalã.

Marcelo Bielsa lançou Llorente para a segunda etapa, sacando Aduriz. E o Barcelona continuou apresentando bom futebol e conseguiu ampliar aos 11, quando Iniesta deu belo para Fábregas, que da ponta direita, chutou vencendo Iraizoz. Somente aos 15 minutos, o Bilbao conseguiu sua primeira finalização, com Llorente, mas o chute não teve o alvo do gol. O fato é que o time basco melhorou na partida. Aos 18, Bielsa lançou Toquero na vaga de Suaseta. E aos 20 minutos Iturraspe deu um belo lançamento para Ibai Goómez, que apareceu por entre os jogadores do Barça e finalizou para diminuir o marcador. Com boa margem no marcador, Tito Vilanova fez três mexidas na equipe quase seguidas, lançando Montoya, Thiago Alcântara e Song, sacando Adriano, Iniesta e Busquets. Bielsa fez sua última mexida, lançando San José na vaga de Ramalho. E para fechar a conta, Messi ainda marcou mais um, chutando de perna direita, no canto esquerdo de Iraizoz: 5 x 1.

Um baile do Barcelona para cima do Athletic Bilbao do professor Bielsa! Vale lembrar que com os dois gols marcados, Messi chegou à incrível marca de 84 gols em 2012, ficando apenas um atrás do recorde, que é de Gerd Muller, que em 1972 marcou 85 gols.