quarta-feira, março 31, 2010

Ao mestre Armando.

Nesta Segunda, o Botafogo entrou em campo de luto, pela morte do alvinegro Armando Nogueira. E o time conseguiu uma boa vitória para o mestre, 4 x 1 no Boavista com três gols do Loco Abreu e um de Marcelo Cordeiro.

segunda-feira, março 29, 2010

Armando Nogueira morre aos 83 anos.

Muitos jogos aconetceram no final de semana, destaque para os clássicos: Vasco 3 x 0 Fluminense e Corinthians 4 x 3 São Paulo. O "Futeba Show" não irá publicar análises nem detalhes sobre jogos da rodada, e sim, uma homenagem a Armando Nogueira, que morreu hoje, de câncer, aos 83 anos.


"Mas final é assim mesmo: as táticas cedem vez aos rasgos do coração. Tenho uma vida profissional cheia de finais e, em nenhuma delas, falou-se de estratégias." Armando Nogueira


E as palavras, eu que vivo delas, onde estão? Onde estão as palavras para contar a vocês e a mim mesmo que Tostão está morrendo asfixiado nos braços da multidão em transe? Parece um linchamento: Tostão deitado na grama, cem mãos a saqueá-lo. Levam-lhe a camisa levam-lhe os calções. Sei que é total a alucinação nos quatro cantos do estádio, mas só tenho olhos para a cena insólita: há muito que arrancaram as chuteiras de Tostão. Só falta, agora, alguém tomar-lhe a sunga azul, derradeira peça sobre o corpo de um semi-deus. Mas, felizmente, a cautela e o sangue-frio vencem sempre: venceram, com o Brasil, o Mundial de 70, e venceram, também, na hora em que o desvario pretendia deixar Tostão completamente nu aos olhos de cem mil espectadores e de setecentos milhões de telespectadores do mundo inteiro. E lá se vai Tostão, correndo pelo campo afora, coberto de glórias, coberto de lágrimas, atropelado por uma pequena multidão. Essa gente, que está ali por amor, vai acabar sufocando Tostão. Se a polícia não entra em campo para protegê-lo, coitado dele. Coitado, também, de Pelé, pendurado em mil pescoços e com um sombrero imenso, nu da cintura para cima, carregado por todos os lados ao sabor da paixão coletiva.

O campo do Azteca, nesse momento, é um manicômio: mexicanos e brasileiros, com bandeiras enormes, engalfinham-se num estranho esbanjamento de alegria. Agora, quase não posso ver o campo lá embaixo: chove papel colorido em todo o estádio. Esse estádio que foi feito para uma festa de final: sua arquitetura põe o povo dentro do campo, criando um clima de intimidade que o futebol, aqui, no Azteca, toma emprestado à corrida de touros.

Cantemos, amigos, a fiesta brava, cantemos agora, mesmo em lágrimas, os derradeiros instantes do mais bonito Mundial que meus olhos jamais sonharam ver. Pela correção dos atletas, que jogaram trinta e duas partidas, sem uma só expulsão. Pelo respeito com que cerca de trezentos profissionais de futebol se enfrentaram, músculo a músculo, coração a coração, trocando camisas, trocando consolo, trocando destinos que hão de se encontrar, novamente, em Munique 74.

Choremos a alegria de uma campanha admirável em que o Brasil fez futebol de fantasia, fazendo amigos. Fazendo irmãos em todos os continentes. Orgulha-me ver que o futebol, nossa vida, é o mais vibrante universo de paz que o homem é capaz de iluminar com uma bola, seu brinquedo fascinante. Trinta e duas batalhas, nenhuma baixa. Dezesseis países em luta ardente, durante vinte e um dias — ninguém morreu. Não há bandeiras de luto no mastro dos heróis do futebol. Por isso, recebam, amanhã, os heróis do Mundial de 70 com a ternura que acolhe em casa os meninos que voltam do pátio, onde brincavam. Perdoem-me o arrebatamento que me faz sonegar-lhes a análise fria do jogo. Mas final é assim mesmo: as táticas cedem vez aos rasgos do coração. Tenho uma vida profissional cheia de finais e, em nenhuma delas, falou-se de estratégias. Final é sublimação, final é pirâmide humana atrás do gol a delirar com a cabeçada de Pelé, com o chute de Gérson e com o gesto bravo de Jairzinho, levando nas pernas a bola do terceiro gol. Final é antes do jogo, depois do jogo — nunca durante o jogo. Que humanidade, senão a do esporte, seria capaz de construir, sobre a abstração de um gol, a cerimônia a que assisto, neste instante, querendo chorar, querendo gritar? Os campeões mundiais em volta olímpica, a beijar a tacinha, filha adotiva de todos nós, brasileiros? Ternamente, o capitão Carlos Alberto cola o corpinho dela no seu rosto fatigado: conquistou-a para sempre, conquistou-a por ti, adorável peladeiro do Aterro do Flamengo. A tacinha, agora, é tua, amiguinho, que mataste tantas aulas de junho para baixar, em espírito, no Jalisco de Guadalajara. Sorve nela, amiguinho, a glória de Pelé, que tem a fragrância da nossa infância. A taça de ouro é eternamente tua, amiguinho. Até que os deuses do futebol inventem outra.




quinta-feira, março 25, 2010

Inter vence e dispara no Italiano

A Inter de Milão passou com facilidade pelo lanterna Livorno. Dois gols de Samuel Etoo, um deles de bicicleta, e um gol de Maicon selaram a vitória por 3 x 0.

Enquanto isso, o Milan perdeu por 1 x 0 para o Parma. Ronaldinho Gaúcho, lutou, correu, mas muito marcado, pouco produziu. Inzagi esteve muito mal no ataque desperdiçando importantes chances. Quando o empate com sabor de derrota parecia inevitável, o goleiro Abiati fez as coisas piorarem. Depois de sair errado um recuo de bola, o Parma trocou passes e marcou o gol da vitória quase no fim.

A Roma venceu fora de casa o Bologna por 2 x 0, gols de Riise e Júlio Baptista. Agora a Inter lidera com 63, Roma e Milan estão empatados com 59, mas a Roma leva vantagem pelos gols marcados.

Império do amor garante vitória Rubro Negra

Depois de polêmicas extra campo, Adriano e Vágner Love marcaram os três gols na vitória rubro negra sobre o Tigres nessa Quarta. Com o reasultado, o rubro negro ficou bem próximo da classificação.

O Flamengo saiu perdendo para o Trigres ontem, no engenhão, mas aío time se ligou e virou a partida. Mesmo sem ser brilhante, Adriano marcou duas vezes e Vágner Love uma. Com isso, o Flamengo continua na liderança do grupo A com 16 pontos, ao lado do Fluminense. O terceiro colocado é o Bangu, com 10.

Em noite de camisa nova, velhos erros derrubam Vasco

O Vasco mais uma vez decepicionou. Na noite em que estreou seu novo uniforme o time perdeu para o Americando por 3 x 2e segue fora da zona de classificação para a semifinal da Taça Rio.

O Americano saiu na frente mas Élton logo empatou. Com erros defensivos o Vasco permitiu que o Americano fizesse o segundo, mas perto do fim da primeira etapa, um chutaço de Léo Gago garantiu o empate no primeiro tempo.

Esperava-se um Vasco mais agressivo na segunda etapa, mas logo no início, em uma fatalidade, Nílton fez contra. A partir daí o Vasco bem que tentou, ainda chutou duas bolas na trave, mas a noite não era mesmo cruzmaltina. Final, Vasco 2 x 3 Americano, Mais uma atuação muito ruim do Vasco e dificilmente Mancini permanece como treinador.

quarta-feira, março 24, 2010

Após tropeços, Inter e Milan buscam reabilitação.

Inter e Milan disputam o título do campeonato italiano ponto a ponto enquanto a Roma corre por fora tentando surrprender, cada jogo que passa a tensão aumeta. Nessa Quarta, a 30a rodada promete.

Inter de Milão x Livorno

Sem vencer a três jogos, a Inter de Milão não poderia ter chance melhor de acabar com o jejum, enfrenta em casa o lanterna Livoro. Apostando na criatividade de Schneider e na velocidade e oportunismo de Etoo, o time busca a vitória para manter a ponta. Outro fator que pode ser positivo é a experiência que o técnico José Mourinho tem a mais que Leonardo, do Milan.

Parma x Milan

Depois de perder a chacede liderar, ao empatar em casa com Napoli, o Milan visita o Parma em busca dos três pontos. Mesmo vencendo, o time precisa torcer por um tropeço da Inter para assumir a ponta. porém, mesmo que isso não aconteça, os três pontos são fundamentais pro time permanecer na cola da Inter. Ronaldinho Gaucho, um dos principais jogadores do time, precisa estar numa tarde inspirada para ajudar o Milan a conseguir os tres pontos.

Bologna x Roma

Faltando nove jogos, a Roma tem uma difícil missão se quiser ser campeã do campeonato italiano: Ultrapassar Milan e Inter de Milão, sendo que ela está três ponto atrás dessas equipes. Se realmente quiser lutar pelo título, a Roma precisa jogar com tudo amanha e buscar três pontos fora de casa.

Confira as primeiras colocações abaixo:

Inter de Milão - 60
Milan - 59
Roma - 56
Palermo - 47
Sampidoria - 47
Juventus - 45

segunda-feira, março 22, 2010

Podendo provar o veneno que o consagrou no passado.

O Santos foi campeão brasileiro em 2002. Depois de terminar a fase de classificãção na modesta oitava posição, que hoje lhe daria apenas uma vaga na sul-americana, o time da vila desbancou o primeiro colocado São Paulo, caminhou de forma imbatível, garantindo o título em cima do Corinthians.

Atualmente, o Santos é o time que mais encanta no futebol nacional, se o campeonato paulista fosse de pontos corridos, seria difícil tirar o caneco da Vila Belmiro. Mesmo com o Santo André apenas dois pontos atrás, os meninos, comandados por Dorival Jr. estão muito bem, já jogaram os três clássicos e caminham a passos largos rumo a classificação em primeiro lugar. Que privilégios o Santos terá, caso confirme sua primeira colocação?

Jogar pelo empate. Esse é o prêmio, digamos assim, que o Santos ganha por ter tido melhor campanha em 19 jogos. Parece pouco né!? Em dois jogos na semifinal, o Santos pode ser eliminado e um bom trabalho ao longo de três meses ser "jogado fora". Cada campeonato um regulamento, cada edição uma história, cada jogo uma mudança. Esse é o futebol, encantador.

É difícil dizer que a fórmula da campeonato paulista é injusta e que os pontos corridos são justos, pois os times, muitas vezes jogam com o regulamento debaixo do braço, como exemlo, o São Paulo, que se dá ao luxo de entrar em campo com time reserva em alguns jogos. Em 2002, o oitavo colocado Santos, vestiu a faixa de campeão, em 2010, o campeão Santos pode amargurar uma eliminação na semifinal. Aconteça o que acontecer, os meninos da vila já estão de parabéns e conquistaram uma vitória: devolver o futebol ao futebol brasileiro.







Tudo ok ''Don Diego''

Neste Sábado, Leonel Messi se reuneu com o técnico da seleção argentina, Diego Armando Maradonna. A pauta da reunião era a preparação, o objetivo e os sonhos da Argentina na Copa do Mundo.

E parece que se depender do camisa 10 do Barcelona, a Argentina vai longe. Um dia após a reunião com Maradonna, Messi marcou três gols na vitória do Barça por 4 x 2 sobre o Zaragoza. O líder do campeonato espanhol, Real Madrid também venceu, 3 x 1 no Sporting Gijón. Por sinal, o argentino Higuaín marcou um dos gols.

Depois de duras críticas, acusado de banalizar a convocação ao chamar mais de 100 jogadores em um ano apenas, Maradonna tem motivos para respirar aliviado. Seus principais jogadores têm aparecido bem em seus clubes, a seleção venceu o último amistoso fora de casa e o clima parece ter melhorado, assim Maradonna vai para África do Sul tentar conquistar o mundo e calar os críticos



A sina do 2 x 2

Nos últimos três anos, o placar que mais se viu nos duelos entre Fla x Bota foi 2 x 2. Nessa noite, no engenhão, não foi diferente. Assim, os dois times seguem na liderança de seus grupos.

O Botafogo não se encolheu conforme muitos esperavam, jogando de igual para igual, o time de Joel Santana abriu o placar aos 16. Lúcio Flávio foi derrubado fora da área, mas o júiz assinalou pênalti, que Herrera cobrou no canto direito de Bruno e fez 1 x 0, o goleiro ainda tocou na bola. Aos 21, Kléberson cruzou, Jéferson desviou, mas Adriano, com gol vazio empatou.

A segunda etapa começou como a primeira, o Botafogo não se encolheu e aos 10, Herrera botou novamente o alvinegro na frente, escorando o cruzamento de Somália. O Flamengo tentava o empate, mas esbarrava na forte marcaçao armada por Joel. Andrade sacou Pet e pos Vinícius Pacheco, o time ganhou mais velocidade, mas a vitória do glorioso parecia inevitável. Porém, aos 48, Evérton Silva cobrou falta e Adriano, o imperador, de cabeça empatou novamente. Mesmo sem estar em sua melhor forma, Adriano é muito útil ao rubro-negro, dois clássicos e três gols. Herrera também tem se mostrado importante pro esquema do Botafogo, sempre decisivo.

Quarta-Feira, o Flamengo enfrenta o Tigres e Quinta o Bota pega o Volta Redonda.

sábado, março 13, 2010

Fluminense tropeça no engenhão

Depois de vencer o clássico Domingo passado sobre o Botafogo e vencer o Confiança pela Copa do Brasil na Quarta, o Fluminense parecia estar engrenando, porém, o time não saiu do empate diante do América, neste Sábado, no Engenhão.

O primeiro tempo de jogo não foi bom. Everton do Fluminense e Jones do América trocaram empurrões e foram expulsos logo aos 15 minutos. O jogo estava arrastado, sem muitas chances de gol, até que aos 36, Marquinhos recebeu na área, bateu cruzado e abriu o placar para o Fluminense. A primeira etapa parecia que terminaria assim, mas aos 47, Júnior chutou de fora da área empatando a partida. O América pressionou o tricolor no segundo tempo mas permaneceu o empate, final, América 1 x 1 Fluminense

Real e Milan eliminados

Nesta Quinta, Real Madrid e Milan foram eliminados da liga dos campeões. Jogando em casa, os galáticos precisavam vencer o Lyon por dois gols de diferença já que haviam perdido por 1 x 0 na França. O tiem começou bem, com Cristiao Ronaldo fazendo 1 x 0. Higuaín driblou o goleiro e chutou na trave perdendo a chance de aumentar o placar. O time da casa não conseguia ampliar o marcador e acabou cedendo o empate, final 1 x 1, detalhe para o brasileiro Kaká que foi substituido e saiu vaiado.

Na Inglaterra, o Manchester precisava apenas de um empate sobre o Milan de Ronaldinho Gaúcho, pois tinha vencido na Itália por 3 x 2. No entanto, o time inglês não se contentou e empatar e aplicou uma sonora goleada por 4 x 0, eliminando o time italiano da competição.

terça-feira, março 09, 2010

Com direito a gol de voleio, Fluminense vira pra cima do Botafogo

Neste Domingo no Maracanã, o Fluminense jogou muito melhor que o Botafogo e venceu de virada por 2 x 1, com direito a gol de voleio de Fred.

Logo no início, o Fluminense veio para cima do Botafogo. Fred, quase em cima da linha e sem goleiro perdeu gol incrível. A dupla Mariano e Maicon incomodava pela ponta direita de ataque, mas o alvinegro se defendia bem e o tricolor não conseguia criar muitas chances. Em uma das poucas chegadas ao ataque do Bota, Maicon fez pênalti. Herrera bateu e fez 1 x o.

Na volta pro segundo tempo, o time das Laranjeiras continuou pressionando, até que em boa jogada de Maicon pela direta, o cruzamento chegou em Fred, que de voleio marcou um belo gol, empatando a partida. Logo em seguida, Joel Santana colocou Caio no lugar de Eduardo, que siau vaiado. Aos 22, Conca fez falta em Lúcio Flávio e recebeu o cartão vermelho direto. Com isso, o Botafogo foi pra cima, mas logo, Herrera foi expulso. Em falta de ataque o jogador recebeu o segundo amarelo, ficando assim, 10 jogadores para cada lado.

O técnico Cuca resolveu mexer na equipe, tirando Maicon e colocando Wellington Silva, e foi dos pés do jovem jogador que saiu o cruzamento da esquerda para o gol da vitória de Mariano, aos 37. Joel ainda colocou Edno no time no lugar de Lúcio Flávio, muito vaiado, mas havia pouco tempo e a vitória ficou mesmo com o tricolor.

quinta-feira, março 04, 2010

Timão tropeça e segue fora do G4 enquanto Santos segue líder

Jogando em casa, o Corinthians não conseguiu vencer o Botafogo-SP. Depois de sair na frente com Dentinho, a equipe cedeu o empate aos visitantes: 1 x 1. Com o resultado o Botafogo pulou para terceiro e o timão ficou em sexto.

Mesmo estando duas vezes atrás do marcador, o Santos conseguiu derrotar o Paulista e segue firme na ponta do paulistão. Robinho siau do banco de reservas para fazer o gol que garantiu a vitória santista, final Paulista 2 X 3 Santos.

Com muita vontade, Argentina vence amistoso.

Depois de mais de 100 jogadores testados, uma classificação suada e muitas críticas, a Argentina parece já viver o clima do mundial. Mostrando muita disposição, a equipe foi até a Inglaterra e venceu os anfitriões.

Desde o início do jogo a Argentina mostrou que iria atrás de um resultado positivo, marcando a saída de bola da Inglaterra. Com muita rivalidade em campo, o jogo era pegado, sem muitas chances de gol. No último minuto, Dí Maria, que havia acertado o travessão aos 37, lançou Higuaín, que driblou Adler e fez 1 x 0 para os visitantes.

O segundo tempo foi igual ao primeiro, muita marcação, muita correria e poucas chances. O destaque da partida foi o lateral argentino Jonás Gutiérrez, que mostrou-se incansável na marcação e rápido na saída de bola.

Enfim, a Argentina parece ter tomado forma. Messi, Gutiérrez, e Verón parecem ter condições de formar a base da seleção que vem forte para a copa.

Giro pelo paulistão.

Palmeiras perde mais uma.

Jogando em casa, o Palmeiras perdeu por 3 x 1 para o Santo André. Após trocar de técnico, o verdão venceu o São Paulo pelo paulista e o Flamengo-PI pela copa do Brasil, tudo parecia ter melhorado. Porém, em quator dias o time perdeu dois jogos no estadual, mostrando que o novo treinador, Antônio Carlos terá muito trabalho.

São Paulo fica no empate

Fora de casa, o São Paulo não saiu do 0 x 0 com o Oeste mas permanece mas com o complemento da rodada amanhã, cairá para quarta colocação, já que Botafogo e Corinthians se enfrtentam

Grande palco, pequeno público, jogo fraco e vitória rubro-negra.

Diante de pouco mais de dois mil torcedores, o Flamengo venceu o Madureira por 2 x 0 no Maracanã. Em uma atuação muita fraca, o time do técnico Andrade criou muito pouco, mas mesmo assim conseguiu sair com os três pontos.

Com Fierro e Vinícius Pacheco com a responsabilidade de criação, o Flamengo foi em busca de seu primeiro gol. Mas foi de um cruzamento que saiu a jogada que o rubro-negro abriu o placar. Juan cobrou uma falta na área, a bola passou por todo mundo pelo alto e Fernando chutou marcando seu terceiro gol pelo Flamengo. Sem muitas chances criadas e pouca empolgação o primeiro tempo chegou ao fim.

Para a segunda etapa, Andrade voltou com o mesmo time. O Flamengo continuava sem critividade e o Madureira sem ameaçar, até que Vágner Love recebeu sozinho, mas chutou em cima do goleiro. O técnico rubro-negro resolveu mexer, sacando Fierro e colocando Ramon. O meia mostrou vontade e deu mais velocidade ao time. A partir dos 30, o Madureira que antes chegava de forma tímida, resolveu correr atrás do empate, mas sem assustar muito. O tricolor rondava a área rubro-negra, irritando o pequeno público presente. porém, aos 43, Love girou na entrada da área e chutou no ângulo, fechando o placar: Flamengo 2 x 0 Madureira

Análises

Com o preço dos ingressos caros, o horário dos jogos tarde da noite, o estádio vazio não é grande suspresa. Algo poderia ser feito para mudar esse cenário, alguma promoção ou estratégia de Marketing que atráia o torcedor ao estádio

Mesmo com o Flamengo jogando mal, tira-se pontos positivos do jogo de hoje. O primeiro, a vitória em si, o segundo que Love marcou mais um e continua na artilharia, o terceiro ponto é que, coincidência ou não, o zagueiro Fabrício jogou três partidas e o time levou apenas um gol, pelo menos momentaneamente, resolveu o problema da zaga rubro-negra.

terça-feira, março 02, 2010

Brasil fecha preparação para copa com vitória.

O Brasil fez hoje sua última partida antes da copa do mundo. No estádio Emirates, na Inglaterra, a seleção de Dunga venceu a Irlanda por 2 x 0, com um gol contra e um belo gol de Robinho.

O esperado amistoso começou em ritmo lento, muita marcação e poucas chances de gol. A Irlanda chegou com perigo mas Júlio César impeiu o gol em boa cabeada da seleção irlandesa. O tempo passava e nenhuma chance clara de gol era criada. Assim, o primeiro tempo caminhava para o final, quando Robinho recebeu em posição irregular, invadiu a área, cruzou e o zagueiro irlandês cortou mal, marcando contra.

Sem mudanças, o Brasil voltou para o segundo tempo. Logo, o técnico Dunga resolveu mexer, sacando Adriano e Ramíres e colocando Grafite e Daniel Alves. Em seu primeiro lance, Daniel Alves roubou bola do zagueiro, driblou o goleiro e com gol vazio chutou desequilibrado de canhota pra fora. A partir daí, o Brasil começou a criar mais oportunidades, após cruzamento da direita, Robinho de frente pro gol chutou por cima. Maicon invadiu a área e chutou, mas a zaga cortou. A Irlanda viva e desenibida do primeiro tempo, deu lugar a um time apático e sem poder de reação. Assim, o segundo gol foi questão de tempo. Robinho tocou pra Grafite, que devolveu de calcanhar, Robinho entrou na área e colocou no canto esquerdo do goleiro. Ainda deu tempo para Dunga colocar Nilmar no lugar de Robinho, Luisão no lugar de Lúcio e Carlos Eduardo no lugar de Maicon. Final de jogo: Brasil 2 x 0 Irlanda

Dunga deu a entender que não levaria Ronaldinho Gaúcho à copa. Declarou à mídia que só levaria aqueles, que em seu entender, provaram no "tapete verde", o gramado, que tem condições. Sendo assim, mostrou-se incoerente. Ronaldinho Gaúcho tem duas copas na bagagem e muito futebol pra ir, na "Era Dunga", ele não foi bem. Porém, Kléberson e Carlos Eduardo jogaram muito pouco na seleção de Dunga. Outro ponto é que nessa linha de pensamento, a convocação de Grafite torna-se totalmente incoerente, já que Vágner Love, Diego Tardelli, Afonso e Hulk fizeram parte de outras convocações.

A ausência de um lateral esquerdo de fato, também é um ponto a se pensar. Gilberto e Michel Bastos jogam como meias em seus clubes, assim a seleção chega à copa sem ter um lateral esquerdo. Outro ponto a ser analisado, que inclusive pôde ser visto no jogo de hoje, foi a falta de criatividade da seleção brasileira, com isso, a dificuldade de penetração aumenta. Dunga hoje não tme um substituto para Kaká, certamente fica difícil achar alguém a altura do craque, porém não vejo alguém que possa substitui-lo taticamente. Gilberto poderia ser uma opção, mas não sei se passa na cabeça de Dunga colaca-lo no meio. Sendo assim, Dunga poderia abrir mão de um volante para chamar algum jogador com poder maior de decisão. Há muitos jogadores brasileiros que jogam mais avançados e têm potencial: Alex (ex-Inter), Alex (Fernebache), Thiago Neves (Hamburgo), Paulo Ganso (Santos), Juninho Pernanbucano e sem dúvida, Ronaldinho Gaúcho.