terça-feira, agosto 31, 2010

Robinho acerta com Milan. E agora?

A carreira de um jogador começa na base. Lá ele aprimora fundamentos, erra, aprende e evolui. Quando sobe para o futebol profissional, muitas vezes sofre um impacto muito grande. Porém, há jogadores que já entram no futebol de cima jogando muito e mostrando personalidade, foi o caso de Robinho.

O menino da Vila surgiu para o Brasil e para o mundo em 2002, quando somado a uma geração de craques, levou o Santos ao título brasileiro. Em 2003, a equipe chegou a final da libertadores, sendo derrotada pelo Boca. Em 2004, o menino da Vila marcou 21 gols em 36 partidas, chamando atenção de clubes europeus.

E assim, Robinho partiu para Espanha. O destino era o Real Madrid. Muitos comparavam o garoto a Pelé, muitos esperavam que Robinho, em breve, se tornasse o melhor do mundo. Porém, não foi o que aconteceu. Algumas boas atuações, outras não, e nem titular absoluto ele era no Real Madrid. Venceu o espanhol por duas temporadas seguidas (2006-2007 e 2007-2008), a Supercopa de 2008 e a Copa das Confederações (2005) e Copa América (2007), sendo eleito o melhor jogador da competição, com a seleção brasileira. Fez parte do elenco que foi a Copa do Mundo da Alemanha em 2006.

No ano de 2007, Robinho estava em baixa no Real Madrid e saiu pela porta dos fundos, brigado com a torcida. Agora, o destino era o Manchester City. Lá, não conseguiu muito sucesso e retornou ao Santos, emprestado, com objetivo de reencontrar seu futebol, visando a Copa do Mundo 2010. Foi campeão paulista e chegou na Copa do Mundo como uma das esperanças brasileiras. Mas fracassou. E muito. Robinho teve uma postura muito ruim na Copa da África. Uma pena. Não pelo futebol, mas pela irritação. O menino da Vila, que encantava com futebol moleque, estava esquisito, diferente, mudado. Discutindo com árbitros, com um semblante feroz, parecia que estava numa guerra.

Voltou do mundial e ergueu a taça de campeão da Copa do Brasil com Santos, era o capitão da equipe. E logo depois voltou ao seu clube, Manchester City, e agora está de saída. O destino é o Milan.

Títulos Robinho tem. Fama Robinho tem. Futebol Robinho tem. Mas ele não conseguiu fazer a sua carreira render como era o desejo de nós brasileiros. Esperava-se muito de Robinho. Hoje, já não se deposita muitas esperanças no craque. Ronaldinho foi ídolo no Barça, Kaká no Milan. Os dois já tiveram no auge, já jogaram muita bola por aí. Robinho, ainda não. Sempre sendo o coadjuvante, sempre envolvido em polêmicas, se tornou um jogador comum. Com potencial, sim. Com muita habilidade, sim. Mas não é diferenciado no mercado europeu. É mais um bom jogador bom que atua pelos gramados do mundo.

A vida sempre dá chances às pessoas. E Robinho está tendo mais uma. Sua ida para o Milan está confirmada. E o que esperar dele por lá? De fato, não sei. O Milan, não se encontra nos melhores dos seus dias. O menino da Vila está devendo ao futebol mundial. O casamento pode ser perfeito. Torço por Robinho. Não esse Robinho envolvido em polêmicas, em baixa no Real Madrid, descontrolado na Copa do Mundo. Mas sim pelo Robinho que joga bola. Afinal, foi assim que ele encantou o Brasil em 2002.

Róbson de Souza, 26 anos. Ainda tem tempo para se consagrar como jogador de futebol. Ainda está em tempo de disputar pelo menos duas Copas. Tem várias temporadas européias pela frente.

O tempo não passa tão devagar como muitas vezes parece. Mas também não voa como nos dá impressão. Robinho está em uma idade intermediária para o futebol. Tem tempo e experiência de sobra, para brilhar pelo mundo afora.

Fica a torcida pelo craque!

segunda-feira, agosto 30, 2010

De olho na série B

O Brasil tem o poder de revelar craques em uma velocidade assustadora. Cada dia surge uma nova jóia. O exterior é o destino da maioria deles depois de fazerem sucesso por aqui. Não é a toa que a UEFA Champions League terá mais de 80 brasileiros espalhados pelos clubes. E muitas das vezes esses craques estão “escondidos” em times de menor porte. Dedico essa matéria para falar do campeonato brasileiro série B.

Muitas pessoas olham a série B como um torneio de um nível técnico muito baixo e um futebol muito fraco. Mais não é bem assim. Obviamente, na série B, não se encontra times com a qualidade técnica de um Fluminense, um São Paulo ou um Cruzeiro, mas a segunda divisão do brasileirão tem bons jogadores, que merecem uma atenção especial.

Acompanhando a série B, principalmente às Terças Feiras, me deparo com alguns nomes conhecidos, e até me surpreendo pelo fato de estarem jogando fora da primeira divisão. O que falar de Dodô? Artilheiro no Botafogo em 2007, valorizado no mercado e disputado por muitos clubes, hoje ele faz parte do elenco da Portuguesa. O que falar de Reinaldo? Fazia parte do elenco do tri campeonato do Flamengo em 2001, jogou em clubes grandes como São Paulo e Botafogo e hoje está no Figueirense. Marcelinho Paraíba, jogador de seleção brasileira, atuou pelo Grêmio, pelo Flamengo e hoje está no Sport. Morais, promessa vascaína, atua hoje pelo Bahia. E tal situação não se limita as quatro linhas. Ney Franco, campeão da Copa do Brasil com o Flamengo em 2006, técnico do Botafogo em 2009, caiu com o Coritiba ano passado e continuou no cargo, disputando a série B. Renato Gaúcho, campeão da Copa do Brasil em 2007 e vice-campeão da libertadores 2008 com o Fluminense, até um mês atrás estava a frente do Bahia. Geninho, campeão brasileiro em 2001 com Atlético-PR, hoje dirige o Sport.

Jogar a série B não significa o fim do mundo. Muitos jogadores, hoje considerados bons, passaram por lá. Aliás, por ter o mercado menos cobiçado, a série B torna-se uma vitrine interessante. Lá, Cuca, em 2009, foi encontrar o volante Willians, hoje cotado para ir para seleção brasileira de Mano Menezes. Aliás, Mano, hoje considerado um dos melhores técnicos do Brasil, passou por lá duas vezes, subindo com Grêmio e Corinthians.

Portanto, olhem para série B com bons olhos. Lá se encontra bons jogadores, grandes promessas. Olhem para Ciro, atacante do Sport. Reparem o talento de Willian, atacante do Figueirense.Quem sabe, num futuro próximo, eles não possam estar brilhando pelos gramados da série A?

Gol de goleiro, pênalti perdido e empate no maracanã


Fluminense e São Paulo protagonizaram um bom jogo de futebol na noite de ontem no Maracanã. No final, o empate em 2 x 2 refletiu o que foi a partida.

O jogo iniciou morno com as duas equipes tentando achar a melhor maneira de jogar. Aos 8 minutos, apareceu então o talento tricolor. Conca apareceu pela esquerda, deu passe preciso para Júlio César que cruzou rasteiro para Deco completar para o gol e abrir o marcador. Mas logo o São Paulo melhorou na partida e começou a pressionar o Fluminense. Fernandinho foi ao fundo, cruzou para Richarlyson que chutou, mas Fernando Bob salvou quase em cima da linha. Depois foi a vez de Fernando Henrique aparecer. O goleiro fez três boas defesas, em chutes de Jean e Júnior César, e em falta cobrada por Rogério. E aos 34 minutos, nova falta perigosa para o São Paulo e novamente Rogério se posicionou para bater. Dessa vez ele cobrou rasteiro e empatou a partida. E parece que o gol deu pane na zaga tricolor, e no minuto seguinte, Richarlyson cruzou da esquerda, nenhum jogador de linha acompanhou, Fernando Henrique saiu atrapalhado e Fernandão, livre, de cabeça, virou a partida. Uma ducha de água fria para os tricolores, que viam o time sair para o intervalo atrás no marcador.

Muricy tirou Beletti, sumido em campo, para colocar o atacante Rodriguinho. A melhora foi instantânea. Cruzamento da esquerda de Júlio César, Conca desviou de cabeça e a bola saiu raspando a trave. Pouco depois bola alçada novamente na área e Rodriguinho quase empatou de cabeça. O técnico são Paulino Sérgio Baresi tirou Fernandão e colocou Cléber Santana em campo para tentar fazer a equipe reencontrar o bom futebol da primeira etapa. Mas o empate do Flu estava muito próximo. De tanto insistir pelo alto, saiu o gol. Aos 14, Conca cobrou falta na cabeça de Leandro Eusébio que, de cabeça, colocou números iguais no marcador novamente. Explosão dos mais de 32 mil tricolores no Maraca. Nova mexida no São Paulo. Saiu Fernandinho e entrou Marlos. Mas estava difícil parar o Fluminense. Aos 21, Rogério Ceni saiu jogando mal, nos pés de Rodriguinho que avançou, mas chutou muito mal, pra fora. Aos 24, a melhor chance de virar o jogo pro Flu. Deco entrou na área, tentou passar por Richarlyson que interceptou a jogada. Leandro Pedro Vuaden entendeu que o meia cortou com a mão, assinalando a penalidade. O coração valente pegou a bola, ajeitou com carinho, tomou distância, e partiu para a cobrança. E mais uma vez apareceu Rogério Ceni. O atacante tricolor cobrou mal, no canto esquerdo e o goleiro são Paulino voou para defender. E parece que o São Paulo acordou com o lance. O jogo ficou interessante, mais aberto e equilibrado. E aos 38, a grande chance do São Paulo de vencer a partida. Falha da zaga tricolor e Marcelinho apareceu no segundo pau para completar de primeira, mas a bola subiu demais. Com o empate, a diferença do Fluminense para o vice líder Corinthians caiu para 2 pontos enquanto o São Paulo amargura a 15º colocação com apenas 19 pontos.

Outros resultados da rodada:

Vasco 1 x 1 Cruzeiro
Santos 2 x 0 Goiás
Ceará 2 x 2 Prudente
Internacional 1 x 0 Botafogo
Atlético-MG 1 X 2 Palmeiras
Corinthians 2 x 1 Vitória

sexta-feira, agosto 27, 2010

Cariocas no pós Copa

Passados quase 2 meses do término da Copa do Mundo, 9 rodadas já se passaram do campeonato brasileiro. Vamos fazer uma análises dos clubes cariocas.

Botafogo

O glorioso vive um momento mágico com sua torcida. A equipe emplacou 5 vitórias consecutivas e está na terceira colocação no campeonato. No pós Copa a equipe tem sofreu apenas uma derrota, para o Flamengo, no primeiro jogo, por 1 x 0. A volta de Maicosuel e Jóbson parece que fizeram bem ao time e também a cabeça de Joel Santana. Com fama de ser retranqueiro, Natalino está cada dia mais ofensivo, trocando meio campistas por atacantes, laterais por atacante e por aí vai. Parece que assistir a Espanha na Copa fez bem a ele.

Flamengo

O Rubro Negro não vive o melhor de seus dias. Logo na volta da Copa, duas vitórias seguidas, sobre o Botafogo e sobre o Atlético-GO. E parou por aí. O time não encaixa, os reforços chegam e o trabalho não aparece. Renato Abreu estreou e parece fora de forma, Juan e Léo Moura, que serviam como válvula de escape não estão em boa fase e o time tem sofrido por não balançar as redes. No pós Copa, nove partidas e apenas 4 gols feitos. A sorte é que a equipe sofreu apenas 4 gols também. Hoje, o técnico Rogéiro Lourenço foi demitido depois de muitas vaias diante do empate em 0 x 0 com o Atlético-MG no Maraca. O ponto positivo foi a boa estréia do atacante Diogo. Agora falta estrear o atacante Deivid e balançar as redes é a solução.

Fluminense

Dias de glória pairam sobre os céus de laranjeiras. O tricolor não vê ninguém pela frente. Mias líder do que nunca. Fred se machucou contra o Botafogo e Washignton foi contratado e entrou em seu lugar. Parece que deu jeito. A dupla de ataque formada com Émerson está impossível. No meio Conca é o maestro e agora tem ao seu lado Deco. A zaga não é das melhores mas se segura aos trancos, barrancos e sorte. São 6 vitórias, três empates e 5 pontos de vantagem para o segundo colocado. O casamento entre a torcida, o técnico e o time está perfeito. O ditado diz: Que seja eterno enquanto dure. Caso dure mais três meses o tricolor das Laranjeiras tem tudo para ser campeão brasileiro.

Vasco

Vontade e sorte. Esses são os ingredientes do Vasco, que está invicto no pós Copa. PC Gusmão está sabendo armar o time e Felipe e Zé Roberto já encaixaram no time. São 4 vitórias e 5 empates e a sorte a favor. Quando o Flamengo ia abrir o placar perto do final do jogo, Fernando Prass fez três defesas milagrosas no mesmo lance. Quando nos minutos finais o Fluminense iria marcar o gol da vitória, Deco, de frente pro gol, chutou por cima.

UEFA Champions League 2010-2011


Liga dos campeões 2010 – 2011

A UEFA sorteou na última Quinta Feira (27), em Mônaco, os grupos da próxima edição da Champions League. Além disso, foram premiados os melhores da temporada anterior, com dois brasileiros na lista.

Prêmios

Melhor goleiro: Júlio César
Melhor jogador de defesa: Maicon
Melhor meio campista: Sneijder
Melhor atacante: Diego Milito
Melhor jogador da competição: Diego Milito

Grupos da temporada 2010 – 2011 – Análises

Grupo A

Inter de Milão
Werder Bremen
Tottenham
Twente


A atual campeã da Champions League, Inter de Milão, dos brasileiros Júlio César, Maicon e Lúcio terá pela frente adversários difíceis como o Werder Bremen e o Tottenham, que vieram da fase de classificação. A equipe de Milão vem forte para a temporada, contando com o talento do trio de ataque Samuel Eto’o, Sneijder e Diego Milito e com uma defesa sólida.

O Werder Bremen derrotou a Sampidoria em um duelo dramático. Depois de vencer por 3 x 1 em casa, a equipe chegou a estar perdendo por 3 x 0 no jogo de volta, mas um gol salvador nos acréscimos levou a partida para prorrogação, onde a equipe marcou mais uma vez garantindo a classificação. O mais novo reforço da equipe alemã para a fase de grupos da Champions League é o volante Wesley, que veio do Santos e tem tudo para dar certo.

O Tottenham, por sua vez, passou sufoco diante do Young Boys. A equipe chegou a estar perdendo por 3 x 0 no primeiro jogo, mas conseguiu diminuir para 3 x 2. Na partida de volta, os ingleses venceram por 4 x 0, com três gols do grandalhão Peter Crouch, garantindo presença na fase principal da Champions League. Atenção para o bom e veloz meio campista Lennon, que esteve na Copa do Mundo 2010 com a camisa da Inglatera e para o meia mexicano Giovanni dos Santos, que também esteve no mundial da África.

Desbancando o Ájax e o PSV, o Twente sagrou-se campeão holandês da última temporada garantindo vaga na fase de grupos da Champions League. A equipe conta em seu elenco com o sul Africano Parker. Em um grupo já embolado, a equipe holandesa chega para tentar uma vaga nas oitavas.

Grupo B

Lyon
Benfica
Schalke 04
Hapoel Tel-Aviv

Justamente no ano em que não venceu o campeonato francês, depois de Sete títulos consecutivos, o Lyon entra na Champions League como o cabeça de chave. Na última edição, os franceses caíram nas Quartas de Final para o vice-campeão Bayern de Monique. Agora, a equipe conta com jogadores como Lloris, Toulalan, Gourcuff e Lisandro para tentar chegar mais longe na competição.

O Benfica perdeu um grande jogador para o Chelsea: Ramires. Mas mesmo assim a equipe ainda conta com um bom time. A zaga é composta por Luisão e David Luiz. Na lateral esquerda, o bom e veloz Fabio Coentrão. Do meio pra frente, jogadores famosos como Aimar, Nuno Gomes e Saviola.

O Schalke 04, de Neuer e Metzelder, que fizeram parte da seleção alemã, terceira colocada na Copa do Mundo e de Sarpei, que jogou o mundial por Gana tentará atrapalhar a vida de Lyon e Benfica.

Depois de ganhar fora de casa do Salzburg por 3 x 2 e empatar em casa em 1 x 1, o clube israelense Hapoel Tel-Aviv se classificou para fase de grupos da Champions League e surge como azarão do grupo A. A equipe conta com o goleiro nigeriano Enyeama, que disputou a Copa do Mundo 2010, vivendo altos e baixos durante a competição. O goleiro inclusive marcou, de pênalti, um dos gols da sua equipe no jogo de ida.

Grupo C

Manchester
Valencia
Rangers
Bursaspor

O cabeça de chave Manchester foi eliminado pelo Bayern nas Quartas de Final na última edição. Agora, o poderoso time inglês busca ir mais longe na competição. Para isso, conta com um elenco forte com nomes de peso como Ronney, Nani, Owen e Van Der Sar.

O elenco do Valencia é composto em sua maioria por jogadores espanhóis, dentre eles o atacante campeão mundial pela Espanha Juan Mata. Na defesa a equipe conta com a experiência do português Miguel.

Os nomes mais conhecidos do escocês Rangers são os dos meias Edu, da seleção americana e Weiss, da Eslovênia.

Nem Galatasaray nem Fernebahce, o Bursaspor conseguiu o inédito título turco na última temporada e irá representar o país na competição. A equipe conta com os argentinos Insua e Batallia. Até onde será que esse time turco pode ir?

Grupo D

Barcelona
Panathinaikos
Kobenhavn
Rubin Kazan


O Barcelona pra mim é o melhor time do mundo. As contratações do clube para a temporada foram poucas: David Villa e Mascherano, mas pra que precisa de mais? Puyol, Pique, Iniesta, Xavi, David Villa. É a base da campeã da Copa do Mundo 2010, a Espanha. E para dar um pouquinho mais de qualidade um sujeito chamado Leonel Messi. O que mais preciso dizer?

O Panatinaikos é o time de mais tradição no futebol grego e mais uma vez participará da Champions League. Cissé, Govou e o campeão mundial da Copa do Mundo de 2002 Gilberto Silva são alguns dos destaques da equipe. Isso sem falar em alguns nomes que integraram a seleção grega na Copa da África como Karagounis

Com praticamente metade do elenco formado por jogadores nascidos no país, o clube dinamarquês Kobenhavn disputará a Champions League, depois de ter eliminado o Rosenborg na fase classificatória, perdendo fora de casa por 2 x 1 e vencendo em casa por 1 x 0.

Talvez o maior feito do Rubin Kasan em sua história foi derrotar o Barcelona no Camp Nou, por 2 x 1, na última temporada da Champions League. Agora, a equipe russa volta à competição e ironicamente cai novamente no grupo do Barcelona. A equipe conta com o brasileiro Carlos Eduardo no seu elenco. Será essa equipe capaz de derrotar novamente o Barcelona?

Grupo E

Bayern de Muniche
Roma
Basel
CFR cluj

O Bayern de Muniche é o atual vice-campeão da competição. A equipe conta com um qualificado elenco, que tem nada mais nada menos que Arjen Robben, um dos protagonistas da última campanha, os alemães Klose, Schweinsteiger e Lahm, o argentino Demichelis, o volante Van Bommel e o meia Ribéry. Muito talento reunido e a esperança de chegar novamente a final e dessa vez levantar a taça.

A Roma tem um elenco de muita qualidade. Na zaga, Burdisso, Juan e o lateral Cicinho. No meio de campo, o excelente volante italiano De Rossi, os brasileiros Taddei, Fábio Simplício e Júlio Baptista. E para o ataque a equipe fez uma das melhores contratações possíveis, o imperador Adriano! Sem contar no ídolo da torcida, Francesco Totti. Qual será o limite para a vice-campeã italiana da última temporada?

A impressão que a Suíça deixou após a Copa do Mundo foi de um futebol retranqueiro. O Basel é o representante suíço nesta edição da competição. A equipe não conta com muitos astros e tem em sua maioria jogadores nascidos no país. No playoff, o Basel derrotou o Sheriff por 1 x 0 em casa e por 3 x 0 fora de casa. Além de não tomar gol a equipe fez. Será esse time capaz de montar uma retranca que pare Robben, Adriano e cia ou será que a equipe jogará de forma ofensiva buscando o gol?

O atual campeão romeno CFR Cluj conta com um elenco com jogadores de várias nacionalidades. Destaque para 5 portugueses. O que será que podemos esperar dessa equipe na competição que surge como azarão no grupo?

Grupo F

Chelsea
Olimpique de Marsellie
Spartak Moscou
Zilina

Na última temporada o Chelsea foi eliminado nas oitavas de final pela Inter de Milão, atual campeã do torneio. Agora, os ingleses querem ir mais longe e contam com um elenco muito bom dirigido por Ancelotti. Cech, Ashley Cole, Paulo Ferreira, Alex, Terry, Essein, Ramires, Lampard, Malouda, Drogba e Anelka. Nos 2 primeiros jogos do campeonato inglês, 12 gols marcados. Preciso dizer algo mais?

Superar o Chelsea é uma missão pra lá de complicada. O Olimpique de Marsellie deve disputar a segunda vaga no grupo. E para isso conta com jogadores de nome como Taiwo, Heinze, Brandão, Ayew e Gignac.

No meio de vários russos surgem os brasileiros Íbson e Alex (ex-Inter) para dar um toque de qualidade e tentar levar o Spartak Moscou às oitavas. Será essa missão possível?

O que mais posso falar do Zilina é que a equipe eslovaca derrotou no Playoff o Sparta Praga por 2 x 0 fora de casa e 1 x 0 dentro de casa e está na fase de grupos da Champions, aparecendo como azarão do grupo F.

Grupo G

Milan
Real Madrid
Ájax
Auxerre



Aos que crêem em Deus, digo que o do futebol preparou esse grupo. Colocou novamente Real Madrid e Milan no mesmo grupo, a exemplo da edição anterior. E mais um ingridiente movimenta o chamado “grupo da morte”. José Mourinho, hoje técnico do Real Madrid, pisará novamente em Milão, para enfrentar o principal rival do seu ex clube, o Milan

O cabeça de chave Milan precisa evoluir muito se quiser ir longe na competição. Qualidade a equipe tem. Aliás, Ronaldinho Gaúcho é sinônimo de qualidade. Resta ele querer e conseguir voltar a sua velha forma que o fez ser eleito por duas vezes consecutivas o melhor do mundo. A equipe está um pouco envelhecida, com nomes como Pirlo, Seedorf, Inzaghi, Nesta e Zambrotta. Os brasileiros Thiago Silva e Alexandre Pato dão o toque de juventude à equipe. Diria que o Milan é uma incógnita.

Eis que surge o momento de falar dos galácticos. Diante de muita qualidade, surge muito trabalho para José Mourinho. Uma grande contratação, o argentino Di Maria. Ele se junta aos jogadores de meio campo Kaká e Cristiano Ronaldo para ajudar na criação das jogadas de gol. E balançar as redes é uma cosia que o atacante Higuaín faz muito bem. Sérgio Ramos e Marcelo formam uma excelente dupla de laterais.

Depois de empatar em 1 x 1 na Ucrânia no jogo de ida do Playoff, o Ájax venceu em casa por 2 x 1 o jogo de volta, garantindo a presença na fase de grupos da Champions League. A equipe defende duas tradições. Uma, a do seu próprio clube, a outra, do seu país, atual vice campeão da Copa do Mundo E a equipe conta com 5 jogadores que participaram dessa campanha. Stekelenbrurg, Van Der View, Ooijer, De Jong e De Zeeuw. Isso sem contar nos uruguaios Lodero e Suaréz. Passar de fase? Um sonho altamente possível.

O Auxerre perdeu pro Zenit fora de casa por 1 x 0 no jogo de ida, mas venceu o jogo de volta na França por 2 x 0, superando assim o Playoff. O nome de destaque no elenco é o meia Birsa, que jogou a Copa do Mundo pela Eslovênia. Passar de grupo é uma missão muito complicada para o time francês.

Grupo H

Arsenal
Shakhtar Donetsk
Braga
Pratizan


Eliminado nas Quartas de Final na última edição, pelo Barcelona, em uma atuação de gala de Leonel Messi, o Arsenal busca ir mais longe na competição. O atacante marroquino Chamakh, que veio do Bordeaux, é a principal contratação. Os ingleses contam com o talento de Fábregas e Arshavin para ir longe na competição. Nomes conhecidos como Sagna, Eboué, Vela, Bendtner e Walcott também fazem parte do elenco.

A equipe russa do Shakhtar Donetsk contratou o atacante brasileiro Eduardo Da Silva do Arsenal e conta com o volante Fernandinho, que foi chamado para seleção na ultima convocação de Mano Menezes. No ataque, a equipe conta com os gols do boliviano Marcelo Moreno.

O Sporting Braga aparece com uma das maiores zebras dos Playoffs. A equipe eliminou o Sevilla depois de vencer em casa por 1 x 0 e fora por 4 x 3, com 3 gols do atacante brasileiro Lima. Felipe, George Lucas, Moisés, Leo Fortunato, Marcio Mossoró, Leandro Salino, Lima, Élton. Uma verdadeira invasão de brasileiros no time protuguês.

Depois de dois empates em 2 x 2, o Partizan conseguiu a vaga após vencer o Anderlecht nos pênaltis por 3 x 2 e surge como o azarão do grupo H da Champions League.


Guarde na sua agenda, 15 de Setembro começa!

Giro internacional

Campeonato inglês

Passadas duas rodadas do campeonato inglês, o que mais impressiona são as goleadas, já são quatro “6 x 0” e uma média de gols incrível, de mais de três gols por partida, ao todo, são 64 em 20 jogos!

Principais goleadas:
Newcastle 6 x 0 Aston Villa
Arsenal 6 x 0 Blackpool
Wigan Athletic 0 x 6 Chelsea
Chelsea 6 x 0 West Bromwich

Preparação de italianos e espanhóis

* Italianos e espanhóis se preparam para a estrearem nos seus campeonatos nacionais, que começam no próximo final de semana. Na final do torneio João Gamper, disputada entre Barcelona x Milan, várias cenas interessantes e curiosas. O primeiro gol de David Villa com a camisa do Barca, o golaço de Inzaghi, o pênalti perdido por Pirlo, que tentou bater com cavadinha e a linda homenagem à Ronaldinho Gaúcho.

* Quando pisou no Camp Nou, por onde muito tempo foi astro, o brasileiro foi ovacionado, com um vídeo exibido no telão. Após o final da disputa de pênaltis, vencida pelo Barcelona, o zagueiro Puyol entregou a taça a Ronaldinho Gaúcho, em uma grande homenagem do clube espanhol. Emocionado, o brasileiro comentou: - É impossível explicar o que senti ontem à noite. Eu vi meus amigos depois de muito tempo. Barcelona é uma cidade que eu amo e tudo foi fantástico.

* A equipe do Roma, teve uma grande perda durante a semana que antecede a estréia no italiano: Adriano, a principal contratação da equipe para temporada sentiu a coxa e desfalcará a equipe no primeiro jogo.

* A Inter de Milão, que ganhou a tríplice coroa na temporada passada vive um momento de glória: na premiação dos melhores de cada posição da Champions League, a equipe de Milão ganhou todos os prêmios. Júlio César melhor goleiro; Maicon melhor lateral; Sneijder melhor meia; Diego Milito melhor atacante e melhor jogador da competição. Assim, a Inter chega forte para mais uma temporada.

* Talvez a maior transferência feita para próxima temporada tenha sido fora das 4 linhas: o técnico José Mourinho trocou a Inter de Milão pelo Real Madrid .

Na decisão da Supercopa deu Atlético de Madrid. Com gols de Reyes e Aguero, a equipe espanhola superou a Inter de Milão de Diego Milito, que desperdiçou um Pênalti.

quinta-feira, agosto 26, 2010

Colorados conquistam novamente a América!

E o Inter é campeão da Taça Libertadores da América! Depois de bater nas semifinais o poderoso São Paulo, a equipe colorada, comandada por Celso Roth, pegou o Chivas na finalíssima.

O primeiro jogo no México, na altitude, era quase certo que o Colorado enfrentaria dificuldades. Mas a equipe foi lá e bateu, de virada, a equipe mexicana por 2 x 1. Na primeira etapa, o Inter chutou duas bolas na trave, mas perto do apito final foi o Chivas que abriu o placar, com gol de Bautista, de cabeça. Porém, os colorados voltaram pra segunda etapa e forma buscar o resultado, com gols de Giuliano e Bolívar, tarzendo uma excelente vantagem pro duelo de volta, no Beira Rio.

18 de Agosto de 2010. Beira Rio lotado! Clima de apreensão e festa. No campo, um jogo tenso, pegado. O Inter mostrando mais qualidade técnica, esbarrava nas faltas da equipe mexicana. E assim Patrício Araújo diminuir o marcador. Nada que abalasse a festa colorada. Pela segunda vez o Internacional chegava a um título de Libertadores.

Parabéns ao Colorado, parabéns a Celso Roth e parabéns também a Jorge Fossati, que iniciou a caminhada na competição dirigindo o Colorado. foi durante quase todos os 45 minutos iniciais. Mas aos 42, Fabián colocou os mexicanos na frente, para aumentar ainda mais a tensão dos colorados.

Veio a segunda etapa. O Inter melhorou, estava mais incisivo nos ataques, chegava com mais qualidade a frente. E aos 16 veio o alívio. Kleber cruzou da esquerda e Rafael Sóbis desviou, empatando a partida. Festa nas arquibancadas. O placar dava o título ao Inter. E aos 30, Leandro Damião entrou livre, avançou e tocou na saída do goleiro, era a virada colorada, o Internacional de Porto Alegre colocava a mão no título. Aos 44, Giuliano saiu driblando a zaga e deu um toquinho por cima do goleiro marcando um golaço e selando o título colorado. Ainda deu tempo para Patrício Araújo diminuir para os mexicanos. Nada que atrapalhasse a festa colorada. Pela segunda vez o Internacional de Porto Alegre é campeão da Taça Libertadores da América.

Parabéns ao Inter, parabéns a Celso Roth e parabéns a Jorge Fossati, que estava comandando a equipe no início da competição.

segunda-feira, agosto 23, 2010

E se fosse há dois meses atrás?


A seleção brasileira estreou o seu novo técnico, Mano Menezes. E a atuação foia cima das minhas expectativas. Mostrando um futebol bonito, rápido e envolvente, os brasileiros, que tiveram como base ofensiva os jovens do Santos, venceram os EUA por 2 x 0.

Ganso, Neymar e Robinhome surpreenderam positivamente, mostrando uma maturidade que até então não havia enxergado nesses jogadores. Noo primeiros minutos um susto e Donovan quase abriu o palcar para os americanos, mais depois disso so deu Brasil. Cruzamento da esquerda de André Santos e Neymar marcou seu primeiro gol com a camisa amrelinha, de cabeça. Nada de dancinha, nada de gracinha, ajoelhou-se e apontou para o céu. Pouco depois, Alexandre Pato recebeu na frente, driblou o goleiro e empurrou para as redes, era o segundo gol brasileiro. E os EUA pouco conseguiam criar, Lucas e Ramires davam conta da marcação no meio campo e caso a bola passasse daquele setor, David Luis e Thiago Silva estavam prontos para afastar o perigo.

O segundo tempo começou com a mesma tônica, o Brasil trocando apsses rápidos e criando muitas chances de gol. Pato chutou na rede pelo lado de fora, Robinho carimbou a trave e assim o terceiro gol aprecia maduro. A defesa levou outro susto em um gol de cabeça dos EUA, mas o impedimento foi corretamente assinalado. O tempo foi passando e Mano começou a mexer na equipe. André e Éderson estrearam na seleção brasileira. Pior para o segundo que ficou menos de cinco minutos em campo. Num lance pela direita de ataque ele sozinho machucou a coxa e teve que ser retirado de campo, substituído por Carlos Eduardo. Nos minutos finais, Diego Tardfelli também entrou no jogo. Final: uma nova seleção brasileira 2 x 0 EUA.

Que fique claro que durante o período, digamos de pré convocação para a Copa do Mundo eu não fui a favor de Neymar, Pato e André integrarem a lista de convocados. Mas também não fui nem um pouco a favor da lista do ex técnico Dunga. Mas fica a pergunta: Como seriam as atuações desses jovens na Copa do Mundo 2010? De fato, não sei. Enfim, parece que uma nova era surge na seleção brasileira.

sexta-feira, agosto 13, 2010

Colorado guerreiro chega à final da Libertadores.

Inter garante vaga no Mundial de clubes vencendo duelo com São Paulo.

Quando a Copa do Mundo acabou, o que mais se esperava, além do novo técnico da seleção brasileira, eram as semifinais da taça libertadores. E quem de fato se deu bem foi o Internacional de Porto Alegre. O duelo com o São Paulo, antes de começar, já empolgava. Na final da competição em 2006, o Inter venceu o tricolor paulista, queria agora queria dar o troco. Porém, o momento do Inter era melhor. Com a chegada do técnico Celso Roth, o time estava invicto no brasileirão pós Copa, enquanto o São Paulo amargurava uma campanha ruim. E assim os dois entraram no gramado do Beira Rio para os primeiros 90 minutos da decisão.

E só deu Inte. Durante toda a partida o cxolorado pressionou e sufocou o tricolor paulista, que não fazia muito além de se defender. Na segunda etapa veio o prêmio pelo esforço dos gaúchos. Giuliano tocou no canto direito de Rogério Ceni, marcando o gol da vitória da equipe de Celso Roth. Mesmo muito superior e jogando o tempo todo no ataque, o Internacional foi pro jogo de volta apenas com um gol de vantagem, mas o fato de não ter levado gol ajudava, pois se balancasse as redes no Morumbi poderia até ser derrotado por um gol de diferença. E, de fato, foi o que aconteceu.

Morumbi lotado. Ricardo Gomes escalou três atacantes, Fernandão, Dagoberto e Ricardo Oliveira, e o São Paulo buscava mais uma final de libertadores. No dia anterior, o clube mexicano Chivas, derrotou a Universidad do Chile por 2 x 0 no cmapo do adversário, e como tinah empatado no México em 1 x 1, se classificou pra final da libertadores. Como os clubes mexicanos fazem parte da CONCACAF, não podem disputar o mundial de clubes caso vençam a Libertadores, então, o vencedor de Inter x São Paulo garantiria vaga no mundial. E as coisas pareciam caminhar bem par ao tricolor paulista. Na primeira etapa, bola alçada na área, o goleiro Renan falhou feio, espalmando pra trás, e Alex Silva completou de cabeça para as redes. Intervalo de jogo. Vitória são paulina. O Morumbi era tromado por torcedores apreensivos, o palcar estava levando o jogo pra pênalti. Mas na segunda etapa, a sorte mudou de lado. Logo aos 5 minutos, D'Alessandro cobrou falta, a bola desviou em Alecsandro e morreu no fundo das redes, era o empate colorado. Mas aos 7, bola alçada na área colorada, o goleiro Renan afastou de soco, mas na volta Ricardo Oliveira foia chado livre, em posição legal, para chutar e empatar a partida. O tempo foi passando e a partida foi ficando dramática. Aos 33, Tinga levou o segundo amarleo e foi expulso. O São Paulo, precisando de mais um gol não conseguia pressionar e os gaúchos não se encolheeram. Até o apito final, que garantiu o Internacional em mais uma final de Libertadores e no Mundial de Clubes em Dubai, graças ao gol marcado fora de casa.

Meninos da Vila conquistam a Copa do Brasil.

E os meninos da vila brilharam. O Santos conseguiu o inédito título da Copa do Brasil, vencendo o Vitória por 2 x 0 no jogo de ida na Vila Belmiro e perdendo por 2 x 1, de virada, o jogo de volta, em Salvador.

É interessante ver Neymar, Ganso, André, Robinho e companhia em ação. Um futebol envolvente, veloz e moleque. Essa última característica pode ser um tanto quanto preocupante. O jeito mkoleque do futebol brasileiro é bonito, é legal e quando ausente faz falta, como na Copa do Mundo 2010, na equipe comandada pelo técnico Dunga. Porém, temos que preservar e cuidar com carinho dessas novas jóias que apareceram no futebol. Neymar tem muito talento, mas acho que as vezes se perde em campo, demonstra um certo desprezo ao adversário. Talvez seja natural da idade. Quando o palcar amrcava 1 x 0 para o Santos no jogo de ida, ele teve um pênalti para cobrar e tentou imitar o uruguaio Sebastian Abreu, dando uma cavadinha na bola tentando encobrir o goleiro. O que aconteceu? A bola foi nas mãos do goleiro que encaixou e saiu jogando. As tais dancinhas que os meninos da Vila usam para comemorar os gols me aprecem um tanto quanto debochadas. Eu, sinceramente não gosto.

Talvez, isso seja alguma cisma, alguma chatice minha com esses meninos da Vila. Algo digamos, de pai para filho, afinal, esses garotos são os filhos do futebol brasileiro, mas a carreira de jogador é um tanto quanto ingrata e curta, e o amadurecimento precisa chegar rapidamente.

Parabéns aos meninos da Vila, parabéns ao Santos, parabéns ao papai Dorival Junior e parabéns ao Vitória da Bahia, que lutou até o último minuto e perdeu o título de maneira honrosa, com sua torcida dando um show no Barradão.

terça-feira, agosto 03, 2010

Botafogo domina, mas não consegue vencer Fluminense

Três expulsões, muitas chances criadas, empate no Engenhão e fim da liderança tricolor.

Um bom jogo de futebol no Engenhão. Durante grande parte dos 90 minutos o Botafogo foi superior, dominou o Fluminense, mas após o apito final o placar marcava 1 x 1.

Desde o primeiro minuto o glorioso foi mais organizado em campo. O tricolor mostrava falhas defensivas e não conseguia sair jogando. Porém, as chances criadas pelo time de Joel Santana esbarravam nas defesas de Fernando Henrique. Assim, o jogo foi para o intervalo sem gols.

Depois de 45 minutos encolhido e criando pouco, o tricolor conseguiu chegar ao gol aos 15 minutos da segunda etapa. Jéferson cobrou mal o tiro de meta, nos pés de Fred, que dominou e rolou para Émerson, que driblou o goleiro alvinegro e empurrou para as redes. Era a estréia do Sheik! E o jogo esquentou. Émerson e Somália discutiram após uma disputa de bola, e quase trocaram agressões. Atrás no placar, o Botafogo tentava empatar. Joel tirou Fahel e Lúcio Flávio, colocando Caio e Renato Cajá. Enquanto isso, Fred sentiu uma fisgada na panturrilha e deu lugar a Alan. E aos 30 veio o empate alvinegro. Renato Cajá cruzou da esquerda, Edno tentou desviar, mas a bola morreu no fundo das redes de Fernando Henrique. E quem achou que os times se contentariam com o empate se enganou. O Botafogo veio pra cima em busca da virada. O goleiro tricolor salvou chutes de Leandro Guerreiro e Edno. Aos 36, cruzamento da esquerda e Antônio Carlos acertou o travessão. Dois minutos depois, cruzamento de Conca e foi a vez de Émerson acertar a trave alvinegra. Aos 41, Thiaguinho sofreu falta de Marcelo Cordeiro, que chutou a bola em sua direção. Irritado, o jogador tricolor empurrou o rosto do alvinegro, sendo expulso. No lance sgeuinte, Somália fez falta dura em Mariano e recebeu o segundo amarelo e também foi mais cedo pro chuveiro. Aos 48, o zagueiro Danny Morais cortou um ataque tricolor e o juiz interpretou mão. Falta perigosa e expulsão do zagueiro. Na cobrança, Marquinho acertou o ângulo esquerdo de Jeferson que pulou para salvar o alvinegro.


Com o resultado, o tricolor perdeu a liderança para o Corinthians, que derrotou o Guarani por 3 x 1 na despedida de Mano Menezes.
Outros resultados da 11º rodada:
Avaí 0 x 0 Atlético-MG
Vasco 2 x 0 Atlético-GO
Prudente 0 x 0 Vitória
Inter 1 x 0 Flamengo
Santos 1 x 0 São Paulo
Goiás 0 x 2 Atlético-PR
Cruzeiro 2 x 2 Grêmio
Ceará 0 x 0 Palmeiras