segunda-feira, julho 26, 2010

Fluminense veta Muricy e Mano Menezes assume a Seleção.

Depois de Ricardo Teixeira se reunir com Muricy Ramalho e anuncia-lo como novo técnico da seleção, o Presidente do Fluminense, Horcades vetou a ida do treinador e disse que Muricy irá cumprir seu contrato no tricolor até 2012. Rapidamente, Ricardo Teixeira chamou o técnico Mano Menezes, que assume a seleção já nesta Segunda Feira.

Tal sucessão de fatos mostra total falta de gestão e de comunicação do nosso presidente. Será que ele não poderia ter primeiramente procurado o Fluminense para conversar sobre uma possível ida do técnico para seleção. Com esse tipo de acontecimento, a credibilidade da CBF diminui perante ao nosso país e o Mundo.

Boa Sorte ao novo técnico da seleção, Mano Menezes!

sexta-feira, julho 23, 2010

Liderança e Muricy na seleção

Nesta Quinta-Feira, o Fluminense assumiu a liderança do campeonato brasileiro ao vencer o Cruzeiro por 1 x 0 No Maracanã. O tricolor foi dominado por quase toda a partida pela equipe mineira comandada pelo técnico Cuca, mas no segundo tempo, brilhou a estrela de Muricy Ramalho. Escanteio cobrado da esquerda e Leandro Euzébio, de cabeça, colocou o Flu na primeira colocação do Campeonato Brasileiro.

Hoje, um dia após assumir a ponta do campeonato, Muryci Ramalho foi contratado para comandar a seleção Brasileira. Total incoerência do Presidente Ricardo Teixeira. Durante os quatro anos da Era Dunga, reclamava-se das convocações, da ausência de craques e do sistema tático. A revolta dos brasileiros veio com a eliminação da equipe da Copa do Mundo diante de uma derrota pra Holanda. Outro fator que chamava atenção e que muito desagradava os brasileiros, era o mau humor e a arrogância do técnico Dunga com toda a imprensa. Agora, seria hora de colocar na seleção Brasileira um técnico diferente, com um estilo de jogo bonito e eficiente, que de fato muito tem a ver com a cultura do futebol brasileiro.

E o que Ricardo Teixeira fez? Chamou Muricy Ramalho para assumir a seleção brasileira. Vitorioso, polêmico e estressado. Alguma semelhança com Dunga?

Muricy Ramalho tem status de grande treinador devido ao seus resultados vitoriosos a frente do São Paulo. Mas na seleção brasileira é diferente. Só os resultados não convencem. Vide o Dunga. Que venceu a Copa América e a Copa das Confederações, além de se classificar em primeiro lugar nas eliminatórias e mesmo assim, chegou à Copa do Mundo muito criticado. Daí, conclui-se que Muricy precisará de algo mais para não ser criticado. Só os seus resultados não serão suficientes para lhe pouparem das críticas. Ele precisará de algo mais. Montar uma seleção que jogue bonito, que encante e que convença.

Chegou a hora! Tiraremos a real dúvida. Muricy tem a missão de montar um time. Vamos ver se ele é capaz de fazer isso com competência. Ele se depara com seu maior desafio na carreira. Tem o objetivo de recuperar o futebol da seleção brasileira. O real futebol da seleção brasileira, que há muito tempo não se vê.

De fato, não gostei da escolha do nosso presidente Ricardo Teixeira. De fato, acho muito difícil que Muricy consiga montar uma equipe digna de uma seleção brasileira. De fato, Muricy é um técnico com um currículo de muitos títulos e que tem estrela. De fato, estou curioso para ver a seleção brasileira de Muricy Ramalho. Tendo todos os jogadores nascidos em território brasileiro a sua disposição, vamos ver do que ele é capaz!

Flamengo tropeça no Avaí

Tudo indicava que seria uma grande apresentação do rubro negro. O time começou no ataque, pressionando o Avaí e o gol era questão de tempo. E saiu aos 10. Vinicius Pacheco desceu pelo meio e abriu na direita pra Leo Moura, que tocou no meio para Diego Maurício que completou no canto direito do goleiro Renan. A equipe de Rogério Lourenço continuou bem postada em campo, com Correa e Willians dando qualidade na saída de bola. Mas aos poucos, o Avaí foi saindo pro jogo e assustando a defesa rubro negra. No final do jogo, o Fla teve duas chances de ampliar, em chutes de Pet e Willians.

No segundo tempo, a equipe de Antônio Lopes voltou muito mais arrumada e jogava no campo de ataque sufocando o Flamengo, que apresentava muita dificuldade nas saídas de bola. Assim, Rogério trocou Vinícius Pacheco por Camacho e o time melhorou. Mas um fator parecia atrapalhar todas as jogadas de criação do rubro-negro, o sumido Klebérson. E quando ele aparecia era pra fazer faltas na intermediária de defesa. Foram três seguidas. E foi numa delas, aos 29, que saiu o gol de empate. Gabriel cobrou com perfeição no canto direito de Marcelo Lomba. Rogério Lourenço sacou Kléberson e Correa, colocando Borja e RÔmulo. Na base da raça, o rubro negro tentou, sem sucesso, o segundo gol. Placar final: Flamengo 1 x 1 Avaí.

Outros resultados:

São Paulo 1 x 1 Grêmio Prudente
Vitória 2 x 2 Goiás
Atlético-MG 1 x 2 Inter
Atlético-PR 2 x 0 Santos
Grêmio 1 x 1 Vasco
Atlético-GO 3 x 1 Corinthians

segunda-feira, julho 19, 2010

Cariocas no G-4.

Jogando fora de casa, Flamengo e Fluminense venceram. O Rubro-negro entrou no G-4, enquanto o triclor subiu para segunda colocação.

O Fluminense conseguiu um resultado heróico: 1 x 0 sobre o Santos em plena Vila Belmiro. Desde o primeiro minuto os meninos da vila mostraram disposição com toques de bola rápidos e de qualidade, tentando envolver o triclor. Parecia que a qualquer momento o Santos abriria o placar, mas a falta de pontaria e o goleiro Fernando Henrique evitavam. E quando nenhum dos dois ajudavam o tricolor, vinha a sorte, como em chute de Marcel na trave. E no fim das contas, foi o Fluminense que deu números ao marcador. Aos 31, lançamento longo de Mariano para Allan, que invadiu a área e chutou cruzado para garantir a vitória da equipe de Muricy, que mesmo tendo um atuação fraca, se recuperou do empate do meio da semana com o Prudente no Maracanã e garantiu mais tês pontos.


Mesmo jogando em Goiânia, o Flamengo tinha grande parte da torcida a seu favor. O time não fez uma excelente partida, mas foi suficiente para vencer o modesto Atlético-GO, por 1 x 0, gol de Petckvic de pênalti, sofrido por Diego Maurício aos 35 do primeiro tempo. Na segunda etapa, a equipe se encolheu toda e quase permitiu o empate dos goianos, mas após o apito final, os rubro negros puderam comemorar a segunda vitória seguida e a ascenção na tabela. Destaque para a atuação do goleiro Marcelo Lomba, que com grandes defesas ajudou a segurar o resultado.



Outros resultados de domingo:

Cruzeiro 1 x 0 Goiás
Botafogo 1 x 1 Guarani
Avaí 4 x 2 Palmeiras
Grêmio Prudente 2 x 0 Grêmio
Corinthians 1 x 0 Atlético-MG
Internacional 2 x 1 Ceará

domingo, julho 18, 2010

PC Gusmão vence primeira sob comando do Vasco.

Em jogo com arbitragem polêmica, cruzmaltinos derrotam furação e conseguem seghunda vitória no campeonato.

Antes da partida de ontem, o Vasco somava 6 pontos em 8 jogos. Eram quatro derrotas, três empates e apenas uma vitória. A necessidade de derrotar o Atlético-PR era grande. Mas o adversário começou bem na partida, jogando no campo de ataque. Mas logo a equipe carioca abriu o placar. Aos 19, Jonathan dominou na intermediária, avançou e mandou para o gol. O campo molhado por causa da chuva atrapalhou a vida do goleiro Neto que não conseguiu defender. Aos 25, Eli Sabiá cometeu pênalti em Jonathan. Nunes cobrou e ampliou. E a vida do Atlético-PR só piorou. Aos 30, Chico cometeu uma falta, que não foi das mais duras, no meio de campo, porém, o juiz optou por expulsar o jogador. Cinco minutos depois, Eli Sabiá se revoltou quando o árbitro deu um lateral a favor do Vasco e jogou a bola forte no chão. Como já tinha recebido amarelo no lance do pênalti, recebeu o vermelho e foi pro chuveiro mais cedo. Memso com dois a menos o furacão diminuiu. Escanteio cobrado da esquerda, Nílton furou e Bruno Mineiro mandou para as redes.


O Atlético-PR voltou para o segundo tempo com duas mexidas. Carpegiani tirou Paulo Baier e Branquinho e colocou Maikon Leite e Deivid. As mudanças não fizeram, de fato, o time melhorar. O Vasco voltou bem, trocando passes no campo de ataque e chegou ao gol aos 17. Leo Gago, que entrou no lugar de Nílton, arriscou de fora da área, e a bola morreu dentro das redes, no canto esquerdo de Neto. A vitória foi a primeira de PC Gusmão na sua volta a equipe de São Januário.

Agora, a equipe cruzmaltina soma 9 pontos e está na 18º colocação. No outro jogo da rodada, o São Paulo de Ricaro Gomes perdeu de 2 x 1 para o Vitória, em Salvador.

Prudente estraga noite tricolor.

Fluiminense joga bem, cria várias chances, mas vacila no fim e cede empate.

Jogando no Maracanã, com mais de 30 mil presentes, o Fluminense tinha tudo para derrotar a modesta equipe do Grêmio Prudente. Logo nos primeiros minutos, boas chances criadas. Primeiro, Mariano desceu pela direita e rolou para trás e Conca chegou chutando por cima. Pouco depois, novo chute do argentino, dessa vez de fora da área e o goleiro Márcio espalmou. Aos 16, Conca cruzou da esquerda e Fred, de cabeça, abriu o placar para explosão da torcida. O Fluminense tinha total domínio da partida.

Veio a segunda etapa e o jogo continuou bom para o tricolor. Cruzamento da direita e Fred, de primeira, mandou por cima. Muricy trocou Allan por Rodriguinho enquanto Toninho Cecílio sacou Deyvid Sacconi e colocou Wanderley. Aos 37 então veio o golpe. Um buraco na zaga do Fluminense e o Prudente aproveitou contra ataque. Wesley siau na cara do gol e chutou cruzado. Era a ducha de água fria nos tricolores, que viam seu time deixar escorrer pelas mãos a chance de liderar o campeonato.

quinta-feira, julho 15, 2010

A ponta é logo ali!

Hoje, o Fluminense pode assumir a liderança do brasileiro 2010. Só depende de si. Precisa vencer o Prudente, às 21h, no Estádio Jornalista Mario Filho, vulgo Maracanã. A equipe conta com o talento de Conca, os gols de Fred e a estrela de Muricy. A promessa é de um grande público, a torcida está esperançosa e aguarda ansiosa a volta do Flu aos gramados.

Mais dois jogos fecham a rodada:

Palmeiras x Santos
Atlético-MG x Atlético-GO

O Velho novo Flamengo vence o Botafogo de Joel.

O Flamengo venceu o Botafogo na noite dessa Quarta por 1 x 0, gol de Paulo Sérgio. Os problemas extra campo parece que foram deixados de lado durante 90 minutos. Mesmo sem ser brilhante, a equipe conseguiu derrotar o ajeitado time de Joel Santana e pulou para 12 pontos na tabela

O fato é que percebe-se um novo Flamengo. Sem Adriano, sem Bruno, sem Vágner Love, o time perde muito, mas os reforços já estão apra estrear. Por sinal, jogadores de qualidade. Renato Abreu pode cair como uma luva no meio de campo, para dar velocidade e ajudar o sérvio Petckvic. Mas ao mesmo tempo, a equipe conseguiu manter uma base, com Leo Moura, Angelim, Juan, Willian e outros nomes. Aos poucos, Rogério Lourenço vai montando a equipe. Zico aprece que fez muito bem ao Clube de Regatas.

Por outro lado, o botafogo mkanteve o mesmo time e trouxe apenas dois reforços: Jorbson e Maicosuel. Se esses dois renderem o esperado, com Herrera e Loco Abreu bem como no primeiro semestre, o time de Joel tem tudo para evoluir muito. Por sinal, Jorbson entrou hoje, na segunda etapa e fez duas boas jogadas, mas depois do gol rubro negro não apareceu muito.

Outros resultados:

Vasco 0 x 0 Goiás
Ceará 0 x 0 Corinthians
Atlético - PR 0 x 2 Cruzeiro
Guarani 0 x 3 Inter
Grêmio 1 x 1 Vitória
São Paulo 1 x 2 Avaí

Brasileirão voltou!

A Copa acabou e o Brasileirão está de volta! Hoje, sete jogos movimentam a 8ª rodada. Destaque para o clássico entre Flamengo x Botafogo.

Muitas conbfusões rondaram o rubro negro carioca recentemente. Adriano, Vágner Love e o goleiro Bruno tinham seus nomes constantemente citados na mídia por supostos problemas extra campo. Agora, Adriano se transferiu para o Roma, Vágner Love dificilmente renovará seu contrato e o goleiro Bruno, suspeito de ter assassinado sua amante, está preso preventivamente e já teve seu contrato rescindido com rubro negro. O time que entra em campo hoje não é desconhecido, mas parece que surge uma nova era na Gávea. Zico chegou apra comandar o futebol, trouxe com ele alguns reforços e agora o técnico Rogério Lourenço terá que arrumar a casa.

Já o Botafogo segue seu trabalho, quase com a mesma equipe, mas trouxe dois reforços que podem dar ao elenco a qualidade que faltava. Jóbson, que estava cumprindo suspensão por ter jogado dopado no fim do ano passado está de volta e Maicosuel, que estava no futebol alemão, também voltou.

Mesmo sem estrear todos os seus reforços, depois um mais de um mês, Flamengo e Botafogo entram em campo, diante de sua torcidas para lutar por mais três pontos no campeonato.

Outro jogos de hoje:

São Paulo x Avaí
Grêmio x Vitória
Atlético-PR x Cruzeiro
Ceará x Corinthians
Guarani x Inter
Goiás x Vasco

quarta-feira, julho 14, 2010

Os melhores jogos da Copa!


Por Danilo Silveira

Jogo 10 - Chile x Suiça

Na estréia, a Suiça se retrancou toda e conseguiu vence3r a poderosa Espanha. No segundo jogo, contra a seleção chilena, os suiços tentaram o mesmo. O que se viou em campo foi a seleção de Marcelo Bielsa toda noa atque tentando furar a defesa suiça, que bateu nesse jogo, superando a marca italiana de 550 minutos sem sofrer gols em uma Copa do Mundo. Mas aos 30 da sgeunda etapa, de tanto pressionar, o Chile foi premiado com o gol, que garantiu a vitória.

Jogo 9 - Alemanha x Argentina

Sonoros 4 x 0 da Alemanha tiraram os hermanos da Copa. Muller abriou o palcar no começinho do jogo, o que facilitou a vida dos alemães. No início da segunda etapa, a Argentina bem que tentou pressionar e empatar, mas seu sistema defensivo no lado direito apresentava muitas falhas, que os europeus souberam explorar, fazendo o jogo até então equilibrado, virar uma goleada.

Jogo 8 - Holanda x Uruguai

O jogo que garantiu a terceira final da Holanda em Copas do Mundo. Van Bronckhoster abriu o palcar para a Holanda, mas Forlán, de falta empatou a partida. No intervalo, o técnico Van Martick trocou De Jong por Van Der Vaart e colocou o time pra cima. Gols de Sneijder e Robben colocaram a Holanda novamente na frente. No final, o Uruguai diminuiu com Alvaro Pereira e chegou a pressionar para tentar o empate, mas a Holanda estava em mais uma final de Copa do Mundo.

Jogo 7 - Holanda x Espanha

A final da Copa do Mundo. Depois de um primeiro tempo violento e tenso, o jogo melhorou. Na segunda etapa, a Espanha melhorou e começou a trocar passes rápidos no campo de ataque tentando chegar ao gol. Mas foi a Holanda que desperdiçou grande chance de abriro placar em chute de Arjen Robben que Cassilas defendeu com pé. Assim, o jogo foi pra prorrogação, e logo no início, Fábregas recebeu acar a cara mas Stekelenburg evitou o gol. Quando tudo indicava que a Copa do Mundo 2010 seria decidida nos pênaltis, Iniesta recebeu de Fernando Torres e chutou cruzado garantindo o primeiro título espanhol de uma Copa do Mundo.

Jogo 6 - Espanha x Paraguai

Um bom jogo pelas quartas de final. O Paraguai não se encolheu no começo da partida e começou a melhor que a Fúria. Na segunda etapa, um pênalti para cada lado. Cassillas defendeu o a cobrança de Cardozo. Já Xabi Alonso, balançou as redes na primeira cobrança, mas o juiz assinalou invasão de área dos jogadores espanhóis e mandou voltar e o goleiro Villar defendeu. Aos 40 minutos, o gol de David Villa garantiu a Espanha nas semifinais da Copa do Mundo 2010.

Jogo 5 - Alemanha x Uruguai

Jogo que valia a terceira colocação da Copa. Bem, jogador e com duas viradas no placar, teve emoção até o fim. A Alemanha abriu o placar mas o Uruguai empatou e virou com um golaço de Forlán. Em falha de Mulera, Jansen empatou novamente a partida. E Khedira, fez de cabeça o gol que garantiu o terceira colocação alemã. No último lance da partida, Forlán cobrou falta no travessão e quase levou o jogo para prorrogação.

Jogo 4 - Gana x USA

Deposi da classificação suada sobre a Eslovênia, os EUA foram medir força nas oitavas contra Gana, a única equipe africana que ainda estava na competição. Logo nos primeiro minutos, Prince Boateng abriu o placar para os africanos. Na segunda etapa, os EUA melhoraram e Donovan de pênalti empatou a partida. No começo da prorrogação, Gyan fez os egudno gol de Gana. Os EUA ainda pressionaram, tenttaram, mas a África estava nas quartas de final da Copa do Mundo.

Jogo 3 - Itália x Eslováquia

Em um jogo emocionante, a Azurra foi derrotada pela Eslováquia e saiu da Copa do Mundo na primeira fase. A Eslováquia abriu 2 x 0 no placar, mas Iaquinta para os italianos. Com o resultado de Paraguai x Nova Zelândia, o empate classificava a Itália, mas Kopúnec fez o terceiro para os eslovacos aos 45 da segunda etapa. Guerreira, a Itália tentava, e aos 47, Quagliarela fez um golaço por cobertura, diminuindo novamente o marcador. Aos 49 de jogo, Pepe recebeu por trás da zaga, mas bateu pra fora, acabando com o sonho do pentacampeonato italiano na África.

Jogo 2 - Dinamarca x Camarões

Depois de estrearem com derrota, Dinamarca e Camarões se enfrentaram pela segunda rodada. O jogo foi corrido, com muitas chances de gol. Logo no início Eto'o abriuu o placar. Os leões indomáveis jogavam muito bem e estavam perto de ampliar o marcador. Mas foi Bentner quem balançou as redes diminuindo o placar. O jogo continuou muito bom na segunda etapa e Romedahl fez o gol que garantiu a classificação dinamarqueza. Acabou que as duas seleções foram eliminadas na primeira fase, mas protagonizaram um dos melhores jogos da Copa do Mundo 2010.

Jogo 1 - Gana x Uruguai

Jogo bom pelas quartas de final. O Uruguai tentava voltar a uma semifinal depois de 56 anos enquanto Gana tentava ser o primeiro africano a se classificar entre os 4 primeiros em uma Copa do Mundo. Nos minutos finais, Muntari abriu o placar para os africanos, mas na segudna etapa, Forlán, de falta empatou o jogo. As emoções mais fortes aconteceram na prorrogação. No último lance da partida, bola alçada na área uruguaia e Gana marcaria o gol de empate, caso Suaréz não tivesse cortado com a mão op chute, em cima da linha. Pênalti assinalado e o atacante uruguaio foi expulso. Na cobrança, Gyan carimbou o travessão de Muslera e o jogo foi pra cobrança de penâlti. Dando mais emoção ainda à partida, Loco Abreu cobrou o último pênalti com cavadinah no meio do gol e garantiua classificação uruguaia.

Os 10 gols mais belos da Copa do Mundo 2010.

O clímax de uma partida de futebol é quase sempre o momento do gol. Onde jogadores e torcedores expressam suas mais profundas emoções. Durante a Copa do Mundo de 2010, as redes foram balançadas 140 vezes em 64 partidas. Nada mais justo do que fazer uma seleção com os 10 gols mais bonitos. Deu trabalho, porque foram deixados de fora muitos gols belíssimos, então perdoem-me se o gol de sua preferência não está nessa lista.

Por Danilo Silveira

Gol 10 - Bendtner

Do campo defensivo, Kjaer lançou Romedahl na ponta direita, que inadiu a área e chutou cruzado para Bendtner completar para as redes. Era o empate da Dinamarca contra Camarões.

Gol 9 - David Villa


Aos 38 da segunda etapa, Iniesta arrancou pelo meio, deixou Alcaráz e Vera pra trás e abriu na esquerda para Pedro, que tocou an saída do goleirop e acertou a trave direita. A bola sobrou para David Villa que dominou e bateu colocado, a Jabulani bateu an trave esquerda e entrou. O gol garantiu a vitória da fúria por 1 x 0 sobre o Paraguai e a vaga na semifinal da Copa,

Gol 8 - Robben


Do campo de defesa, Sneijder lançou para Robben na ponta direita. O jogador dominou avançou, cortou para o meio e chutou de canhota, rasteiro, no canto esquerdo do goleiro sssss abrindo o placar e o cmainho apra a vitória holandesa sobre a Eslováquia e classificação apra as Quartas de Final.

Gol 7 - Tévez

O argentino já tinha feito o primeiro gol da partida contra o México mas queria mais. No início da
segunda etapa, ele dominou, na meia lua e soltou a bomba no ângulo esquerdo do goleiro Perez,
marcando o terceiro gol da vitória argentina.

Gol 6 - Forlán

Pela ponta direita, Arebalo tocou para Suaréz, recebeu na frente e cruzou para Forlán, eleito melhor jogador da Copa, que pegou de primeira para virar a partida para o Uruguai sobre a Alemanha na disputa pelo terceiro lugar. Depois, a Alemanha virou e o Urtuguai acabou sendo derrotado.

Gol 5 - Tshabalala

O primeiro gol da Copa. Tshabalala recebeu na frente, invadiua área e soltou a bomba no ângulo
esquerdo de Peréz, marcando o primeiro gol da Copa do Mundo para delírio da torcida.


Gol 4 - Suarez

Uruguai e Coréia do Sul empatavam em 1 x 1 e parecia que a vaga nas quartas de final seria decidida na porrogação. Mas aos 38 minutos, foi cobrado escanteio da direita e depois do desvio, Suaréz dominou e em lindo chute cruzado colocou no canto esquerdo do goleiro aaaaaa, garantindo a classificação uruguaia.

Gol 3 - Quagliarela

A Itália estava em apuros. Perdia pra Eslováquia por 3 x 1 aos 47 minutos e precisava empatar se quisesse seguir na competição. Foiq uando Quagliarela dominou na intermediária, viu o goleiro aaaa adiantado e deu um lindo toque por cobertura. Mesmo com o golaço, a Itália foi eliminada sendo derrotada por 3 x 2.

Gol 2 - Luis Fabiano
Mesmo sendo irregular, foi um golaço. O atacante da seleção brasileira recebeu fora da área de
costas para o gol, dominou, a bola correu pelo braço, ams o juiz anda assinalou. Em seguida, girou em cima do amrcador e depois deu dois chapéus seguidos e dominou novamente com o braço, mas o juiz nada assinalou e ele chutou rasteiro no canto esquerdo do goleiro, marcando o segundo gol seu e do Brasil na partida.

Gol 1 - O gol mais bonito da Copa teve autoria de Van Bronckhoste. A


Holanda trocava passes um pouco depois da linha que divide o gramado. De repente a bola chegou na esquerda, nos pés do lateral holândes, que dominou, e dali mesmo, soltou uma bomba no ângulo esquerdo do goleiro Muslera que saltou mas não conseguiu evitar o golaço.

jogo 64 - A África está enfurecida: ESPANHA vence a Copa do Mundo 2010!

Por Danilo Silveira

Com gol de Iniesta na prorrogação, a Fúria venceu a Holanda e conquistou o inédito título mundial.


A Espanha é a campeã da Copa do Mundo 2010! Para aqueles que duvidavam, que citavam o peso da camisa de seleções tradicionais, que acahvam que a fúria iria amarelar, aí está. Não foi fácil! Foi sofrido, suado e na raça! Mas a Espanha conseguiu vencer a Holanda na prorrogação e agora comemora seu primeiro título mundial, entrando para um seleto rol de selções campeãs.

Enquanto isso, a Holanda chora a sua terceira final perdida em Copas do Mundo e a ausência de um título mundial. A esperança de Sneijder, de ganhar a liga dos campeões e a Copa do Mundo no mesmo ano e ter grandes chances de ser eleito o melhor jogador do mundo em 2010, acabava ali. As ruas holandesas, lotadas, amarguravam mais uma derrota. O sonho laranja, de conquistar o mundo, escorria em forma de lágrimas no rosto de cada cidadão holandês.

Pés salvadores.

O jogo começou tenso, pegado e violento. O nervosismo e a sede por um título era visível ans duas equipes, que chegaram a sair de suas características de jogo. Mas na segunda etapa a partida melhorou. Aos 16, Sneijder deixou Arjen Robben na cara do gol, os espanhóis gelaram, os holandeses preparavam-se para soltar o grito de gol, mas surgiu então, um pé salvador de Iker Cssillas. A coragem dos técnicos e a vontade de vencer ficaram estampadas na prorrogação. Van Martick tirou De Jong e colocou Van Der Vaart. Já Vicent Del Bosque, tirou Xabi Alonso e colocou Fábregas, que recebeu lindo passe e saiu na cara do gol. Dessa vez, o pé salvador foi de Stekelenburg, que evitou o gol.

Surge então Andrés Iniesta.

Lançamento da esquerda, a zaga cortou, Fernando Torres pegou a sobra e tocou para Iniesta dominar e chutar cruzado. O cronômetro marcava dez minutos do segundo tempo da prorrogação. A Jabulani passou por Stekelenburg e morreu no fundo das redes. Madrid vibrava. Era o desabafo de uma nação. Era o gol do título. Ali, poucos minutos depois, o senhor de nacionalidade inglesa, Howard Webb, soprava pela última vez o apito e a África do Sul, enfurecida, estava pintada de vermelho.

Viva o futebol.

Um título que veio para coroar o futebol, um título que veio para mostrar ao Planeta, que esse esporte, disputado dentro de 4 linhas, pode ser jogado de forma bonita, magistral e eficiente. Daqui pra frente, o mundo poderá lembrar desse elenco espanhol como um grupo vencedor. Ao mesmo tempo, um grupo que serviu como exemplo de vontade, raça, eficiência e acima de tudo, qualidade. Venceu quem jogou bola, venceu quem melhor se apresentou, venceu a Espanha, venceu o futebol mundial!

terça-feira, julho 13, 2010

Jogo 63 - Alemanha bate Uruguai e fica com terceira colocação.

Por Danilo Silveira

Em jogo movimentado, com duas viradas, europeus vencem e acabam com o sonho do terceiro lugar da azul celeste.

Uruguai e Alemanha tarvaram um bom duelo pela disputa do terceiro lugar. Duas viradas e emoção até o último minuto. No fim, a Alemanha despediu-se da África do Sul com a terceira colocação.

Tudo igual na primeira etapa.

Aos 4 minutos, Aogo fez falta dura em Peres e recebeu amarelo. No minuto seguinte, Forlán cobrou falta e Cacau cortou com a mão e também tomou amarelo. Forlán cobrou novamente a falta a direita. Aos 9, grande chance alemã. Escanteio da direita e Frederick cabeceou no travessão, na sobra Muller cabeceou e a zaga afastou. Aos 18, Schewinstager arriscou de longe, Muslera espalmou mal pro meio e Muller, sozinho, completou para as redes. O Uruguai quase empatou aos 24, quando Suaréz cruzou da direita e Forlán apareceu cabeceando por trás da zaga e Metsaquer cortou. No minuto seguinte, contra ataque alemão, schwintager abre para Ozil na esquerda que cruza para Khedira completar de cabeça para defesa de Muslera, mas o impedimento já havia sido marcado. Dois minutos depois veio o gol de empate. Peres roubou bola de schwinstager, tocou para Suarez que enfiou na frente para Cavani que tocou no canto esquerdo na saída do goleiro Butt. E o gol deu moral pra azulk celeste que chegou novamente com perigo aos 41. Forlán passou apra Suaréz na direita que chutouy cruzado rasteiro muito perto da trave de Butt. Aos 44, Forlán cobrou escanteio da esquerda e tentou fazer olímpico mas a bola saiu.

Uruguai melhora, consegue virada mas não segura Alemanha.

E a seleção azul celeste voltou mostrando ter forças para virar o jogo. Logo aos 2, depois de troca de passes, Cavani apareceu na cara de Butt que saiu e abafou. E aos 5, Suaréz tocou para Arebalo na direita, ele cruzou e Forlán pegou de primeira marcando um golaço, o quinto de sua autoria na Copa do Mundo, virando o placar. Porém, não demorou muito para Alemanha empatar a partida. Aos 10, cruzamento da direita, Muslera saiu mal e a bola sobrou para Jansen, de cabeça, estufar as redes. E logo em seguida veio a chance dos europeus da virarem a partida. Cacau arrancoupelo meio e abriu na esquerda para Ozil, que se enrolou coma Jabulani. O jogo melhorou muito e o Uruguai imprimia velocidade quando tinah a bola no pé. Suárez chutou d elonge no canto esquerdo de Butt que espalmou. Forlán recebeu pela esquerda na cara do gol e Butt se agigantou salvando mais uma vez a Alemanha. Não demorou muito e Joachim Low resolveu mexer na equipe, tirando Cacau e colocando Kiessiling, que quase marcou aos 31 em chute forte que Muslera espalmou. Benitez também mexeu na equipe, tirando Perez e colocando Gargano. A Alemanha melhorou e começava a chegar mais ao campod e ataque e aos 35 saiu o gol. Escanteio cobrado da direita e depois de um bate rebate Khedira completou para as redes colocando novamente os europeus em vantagem. Aos 43, Klissing recebeu sozinho pela esquerda mas bateu pra fora. Nova mexida no Uruguai, Loco Abreu entrou no lugar de Cavani. O apito final chegava e parecia que mais nada de muito interessante aconteceria. Mas aos 47, Forlán quase elvou o jogo pra prorrogação em uma bela cobrança de falta no canto direito do goleiro e a Jabulani tocou caprichosamente o travessão. Assim, a Alemanha ficou com a terceira colocação.

Grande Copa das duas seleções. O Uruguai, depois de muitos tempo voltou a figurar entre as melhores colocadas de um Copa do Mundo e isso foi muito bom par ao futebol mundial. A Alemanha, por sua vez, encantou o mundo com o futebol rápido, envolvente e bonito. Buscava sua oitava final em uma Copa do Mundo, ams parou na execelente equipe espanhola e conquistou um honroso terceiro lugar.

sexta-feira, julho 09, 2010

Nascem então novos conceitos futebolísticos.

Por Danilo Silveira

Os anos passam e tudo muda. E não é diferente no futebol. Se você pegar um jogo de 1970 e um jogo de 2010 você percebe muitas diferenças. Desde o uniforme dos jogadores ao estilo de jogo apresentado. Antigamente o futebol era lento e cadenciado. Hoje, as partidas são muito mais velozes, com uma marcação muito mais incisiva e muito mais contato físico.

Aliás, marcação é um dos quisitos mais importantes do futebol moderno. Ela começa dos zagueiros e vai até o centroavante. Todos os jogadores precisam saber marcar. Só que infelizmente, alguns técnicos confundem esse conceito. Escalam jogadores exclusivamente para marcarem, muitas das vezes formando times defensivos e proporcioanndo um estilo de jogo feio. Mas a Copa do Mundo veio como uma benção, e provou ao mundo que não é preciso jogar feio, nem encher o time de jogadores que marcam, marcam e pouco sabem sair jogando coma bola nos pés. Vide Espanha. Vide Holanda. Vide Argentina. Vide Alemanha. Essas 4 seleções ficaram entre as oito melhores classificadas na Copa do mundo. Claro que a tradição conta, mas não é o suficiente. A França e a Itália por exemplo, caíram na primeira fase. Parece que os deuses do futebol estão protegendo aqueles que querem jogar futebol.

E nesse contexto, alguns técnicos surgem como um retrocesso para o futebol mundial. Dunga, que comandou a seleção brasileira é um exemplo. Ele dispensou craques como Ronaldinho Gaúcho, dispensou um futebol ofensivo que é característico do Brasil e levou um elenco tecnicamente abaixo do que se espera de uma seleção pentacampeã mundial. Em contra partida, o técnico holandês, Van Martick, está de parabéns. Montou um elenco ofensivo, qualificado e está na final da Copa do Mundo, assim como Vicent Del Bosque, técnico espanhol.

Quero que entendam bem que não ncessariamente esses times irão jogar um futebol envolvente e bonito, mas sempre é melhor ver craques em campo, ver um time qualificado, ver jogadores que podem em um lance surpreender, fazer algo diferente com a bola, algo magistral, algo magnífico, aliás, isso é o futebol. E quando falo isso, lembro da Holanda. Tais palavras se encaixam direitinho ao perfil desse elenco. Um time que nem sempre joga de forma linda e maravilhosa, mais um elenco que revoluciona o futebol. Como é bonito ver Arjen Robben aberto pela direita, Kuyt na esquerda e Van Persie se movimentando na frente o tempo todo. E o que dizer do Sneijder. O cérebro da equipe. Lança como poucos, pensa de maneira veloz e além de tudo marca o tempo todo. Ele é um exemplo de um jogador moderno. Versátil, veloz e qualificado. Nesse caso, pergunto: Qual a necessidade de escalar um volante que saiba apenas marcar e não sabe sair jogando com qualidade. Assistindo à semifinal entre Holanda x Uruguai, vi no inetrvalo um novo conceito de futebol nascendo. A laranja moderna mecânica jogava com 4 homens de frente e o jogo foi para o intervalo 1 x 1. E o que o técnico fez? Tirou um homem que jogava mais atrás e colocou mais um meia atacante. E o que aconteceu? Sua equipe ganhou por 3 x 2. Poderia ter perdido? Sim. Óbvio. Evidente. Aí está mais um novo conceito: O resultado é consequência!

Jogo 62 - Enfurecida, Espanha derruba Alemanha e chega à sua primeira final de Copa do Mundo.


Por Danilo Silveira

Tamanha é a imensidão do futebol e tamanha são suas gírias. Algumas, gosto muito de usar, outras nem tanto. Uma delas que procuro não mencionar a torta e a direita é a palavra "amarelar". No mundo futebolístico, uma equipe "amarela" quando por sentir a pressão de um jogo importante, ou não, acaba tendo um rendimento abaixo das expecxtativas ou até mesmo passa a sair de suas reais características de jogo

Hoje, irei me permitir usar essa expressão: "A Alemanha amarelou para Espanha". Soa até como ironia para aqueles que gostam de rotular uma seleção ao em vez de analisar friamente um elenco específico que veste o uniforme representando determinado país. A gigante alemã com 7 finais de Copa do Mundo, três títulos e que esbanja tradição de fato sentiu a pressão contra uma Espanha certinha, coerente, com muita qualidade e personalidade. Mas essa é a mesma Espanha que muitos duvidavam que chegaria até aí por acharem que ela "amarelaria" dentro das quatro linhas. Ironias que só o futebol pode nos proporcionar. Durante 90 minutos viu-se uma Espoanha melhor, mais equilibrada, mais bela, mais encantadora. E o prêmio veio aos 25 do segundo tempo, quando Puyol, após cobrança de escanteio, cabeceou para estufar as redes do goleiro Neuer. Para não ser cruel em dizer que a gigante tricampeã assistiu a tudo perplexa, digo que após o gol espanhol a Alemanha se limitou a alçar alguams bolas na área, buscando uma cabeçada certeira de Klose, um pênalti, uma falha da zaga ou uma ajuda de alguma entidade superior nascida em território alemão. Mas nada disso aconteceu. Muito prazer Ikker Cassillas, Victor Valdés, Pepe Reina, Sergio Ramos, Raúl Abiol, Álvaro Arbeloa, Gerard Piqué, Carles Puyol, Carlos Marchena, Joan Capdevila, Xabi Alonso, Sergio Busquets, Javi Martínez, Xavi Hernandes, Andrés Iniesta, Cesc Fábregas, David Silva, Jesús Navas, Juan Mata, David Villa, Pedro, Fernando Torres e Fernando Llorente. Muito prazer Vicent Del Bosque e comissão técnica. Muito prazer Espanha, seja bem vinda a final da Copa do Mundo 2010.

Jogo 61 - Laranja bate Uruguai e chega à sua terceira final de Copa do Mundo.


Por Danilo Silveira

Holanda vence azul celeste, mantém vivo sonho do título e espera por Espanha ou Alemanha.




E a Holanda volta a uma final de Copa do Mundo depois de 32 anos. A classificação veio com uma boa vitória sobre o Uruguai, por 3 x 2, no estádio Cape Town.



Chutes de fora da área e tudo igual na primeira etapa.


Logo aos 3 minutos de partida, Sneijder cruzou da direita, Muslera espalmou mal e a bola sobrou para Kuyt, que bateu por cima do gol. A laranja tentava tomar a iniciativa do jogo, mas foi o Uruguai que chegou aos 12. Cavani, pela esquerda, lançou Forlán, que chutou dentro da área e o atacante chutou a direita do gol, mas o impedimento já havia sido assinalado. E aos 17, saiu o gol holandês. E que golaço! A equipe trocava passes no meio e a bola sobrou an esquerda para Van Bronckhorst, que de muito longe arriscou pro gol, Muslera ainda pulou e se esticou todo, mas a bola tocou na trave e entrou no ângulo esquerdo. A Holanda ditava o ritmo do jogo, tendo 63% de bola. Mas com o final do primeiro tempo chegando, a seleção azul celeste tentou incomodar. Aos 35, Álvaro Pereira arriscou de fora para fácil defesa de Stekelenburg. Dois minutos depois, cruzamento da esquerda mas Forlán completou mal de cabeça, por cima. Aos 39, Kuyt recebeu pela esquerda e chutou rasteiro para defesa de Muslera. E no minuto seguinte veio o empate uruguaio. De longe, Forlán arriscou e Stekelenburg falhou e a bola entrou no alto, no centro do gol. E antes do final da primeira etapa, Forlán tentou a virada cobrando falta, mas dessa vez o goleiro defendeu firme. E aos 47, Robben recebeu no mano a mano, mas o juiz encerrou a primeira etapa antes da conclusão da jogada.

Ofensiva, Holanda marca duas vezes.

No intervalo, o técnico Van Marwijk mexeu na equipe provando que partiria pra cima do Uruguai, tirou De Zeew e colocou Van Der Vaart. Mas aos 5 minutos, Boulahrouz quase complicou a vida holandesa ao atrasar mal uma bola para Stekelenburg, Cavani dividiu com goleiro e a bola sobrou para aaaaaa, que conmpletou na direção do gol e Van Bronckhorft salvou antes que a bola entrasse. A laranja tentava criar mas o Uruguai se defendia bem. Aos 21, nova cobrança de falta de Forlán, dessa vez a bola foi no canto direito do goleiro holândes, que tirou. Aos 22, a Holanda quase chegou ao gol. Bola lançada pra Van Persie que dominou bem, cercado por três, e tocou para Van Der Vaart, que chutou para defesa de Muslera. Mas no minuto seguinte lá estava a Holanda na frente do palcar novamente. Pela esquerda, Sneijder arriscou, a bola passou por Van Persie, que não desviou e a bola topcou na trave esquerda e entrou. O gol, por´pem, era pra ser invalidado, já que Van Persie estava a frente e mesmo sem desviar, participou indiretamente do lance, mas o juiz nada assinalou. E pouco depois saiu o terceiro. Cruzamento de Kuyt da esqeurda e Robben, de cabeça, colocou no cantinho direito de Muslera ampliando. Precisando de gols, Tabárez tirou Álvaro Pereira e colocou Loco Abreu. Mas foia Holanda que quase ampliou aos 40. Depois de lindo passe de calcanhar de Van Persie, Arjen Robben apareceu na cara do gol, mas tentou encobrir Muslera que defendeu. Logo depois, Van Marwijk tirou o craque do Bayern de Muniche e colocou Elia. E aos 45, o Uruguai diminuiu. Gargano tocou para Maxi Pereira, que chutou de fora da área, no canto direito de Muslera. E a equipe azul ainda tinah alguns minutos para tentar empatar e tentou o abafa, mas a vaga na final era mesmo holandesa.

Agora, a Laranja espera o vencedor da partida que será disputada entre Espanha e Alemanha, amanhã, para saber quem será os eu adversário, na sua terceira final de Copa do Mundo. O Uruguai, tentará disputará a terceira colocação com o perdedor desse confronto.

segunda-feira, julho 05, 2010

O passeio da zebra pela África.

Por Danilo Silveira

Confira abaixo, as maiores zebras da Copa do Mundo 2010.
1 - Espanha 0 x 1 Suiça

A campeã européia de 2008, marcada pelo bom futebol e pelo seu poderoso ataque, não conseguiu quebrar a retranca suiça e acabou sendo derrotada por 1 x 0 em sua estreia na Copa.

2 - Itália 1 x 1 Nova Zelândia

Deposi de estrear empatando com o Paraguai, os italianos esperavam uma vitória convincente sobre a Nova Zelândia, porém, a azurra não saiu do empate. Depois de estar perdendo, a equipe conseguiu o empate em pênalti convertido por Iaquinta, mas foi só. O resultado acabou sendo determinante para eliminação da Itália.

3 - Alemanha 0 x 1 Sérvia

Depois de estrear muito bem, goleando a Austrália, esperava-se uma grande vitória alemã sobre a Sérvia. Mas perdendo muitos gols, inclusive um pênalti, a equipe saiu de campo sem balançar as redes. A expulsão de Klose, ainda na primeira etapa, foi também um dos fatores que contribuíram para a derrota.

4 - França 1 x 2 África do Sul

Uma crise na seleção francesa veio a tona durante a Copa do Mundo. Depois de estrear empatando com o Uruguai e perder para o México, os franceses precisavam golear os anfitriões para sonhar em avançar de fase. Mas os africanos jogaram melhor e venceram. E ainda desperdiçaram grandes chances de gol, que poderiam acarretar em uma goleada, que aumentaria ainda mais o vexame francês.

5 - Inglaterra 0 x 0 Argélia

O grupo C era considerado um dos mais fracos da Copa do Mundo, mas se tornou um drama para Inglaterra. Depois do empate com os EUA na estreia, os ingleses não se encontraram em campo e não passram de um empate em 0 x 0 com a Argélia. Na última rodada, a equipe se recuperou vencendo a Eslovênia e avançou em segundo lugar.

Dunga x Maradona


Carlos Caetano Bledorn verri. Técnico da seleção brasileira de futebol. Nascido em 31/10/1963, ex jogador de futebol, levantou a taça do mundo em 1994. Diego Armando Maradona, técnico da seleção argentina de futebol. Nascido em 30/10/1960, ex jogador de futebol, levantou a taça do mundo em 1986. Tanta semelhança em dois seres humanos que vivem momentos tão iguais e tão distintos.

Dunga, assumiu a seleção brasileira em 2006, após o fracasso no mundial daquele ano. Com uma política de renovação, deixou de lado vários medalhões e fez uma seleção de jogadores, em sua maioria, menos badalados. Ganhou a Copa América, a copa das confederações e classificou sua seleção em primeiro lugar nas eliminatórias. Já Maradona, assumiu a seleção argentina em 2008 em meio a uma crise de resultados ruin. Convocou mais de cem jogadores em um ano e meio e foi criticado, acusado de estar banalizando a seleção. Classificou-se no sufoco, na quarta colocação das eliminatórias, ao vencer o Uruguai em Montevidéu.

Os dois foram a África e foram eliminados quase ao mesmo tempo, mas de forma bem diferente.

Dunga, foi para uma guerra. Ele, era o comandante, estilo capitão, durão e ranzinzo. Fechou seu exército e nada mais importa. Todos que estão fora do seu grupo viraram inimigos. Faz dos gramados em que pisa, verdadeiros campos de batalha, o local de treinamento era fechado, onde quase ninguém pisava, quase ninguém espionava. E lá, ele trabalhou toda sua estratégia, com todo seu material, para achar a melhor maneira de destruir o inimigo. Não queria conselhos, não aceitava opiniões contrárias a sua estratégia de guerra. Os jornalistas do seu próprio país se tornaram inimigos também. Dunga não trabalhou com a hipótese de sair derrotado. Era vencer ou vencer. Uma estratégia muito perigosa. Se apoiou no fato de ter vencido todas as batalhas anteriores, mesmo que seu material não seja tecnologicamente superior aos demais. Apostou na suepração como fonte do sucesso. Acreditou na entrega dos seus soldados, que lutaram bravamente em prol da pátria amada. Exilou vários combatentes que mesmo potencialmente bons, não faziam parte da sua estratégia de guerra. Agora, saiu derrotado e irão chover críticas em cima de seu trabalho. Dunga será amrcado pelo guerrilheiro que ciau do cavalo na hora H

Maradona, foi para uma peça de teatro. Ele, era o diretor, carismático e bem humorado. Polêmico, sempre com declarações impactantes fechou seu elenco e deu para Leonel Messi, a camisa de protagonista. Usou toda sua experiência teatral como fonte do sucesso. O mundo escolheu a África do Sul como o cenário e Maradona escolheu a aventura e suspense como tema de sua peça. E seus atores atuaram muito bem. Classe, elegância e maestria foram adjetivos presentes em quase todos os capítulos. Como bom diretor, Maradona idealizou o final. E não contou com nenhuma espécie de vilão. mas de repente surgiu uma Alemanha, que deu um fim trágico à peça de Maradona

Jogo 60 - Raçudos e enfurecidos espanhóis avançam.

Por Danilo Silveira

Sem ser brilhante, sem encantar, a Espanha venceu o Paraguai e está nas semifinais da Copa do Mundo. Foi sofrido. Mas no fim, um gol chorado de Villa garantiu a classificação.

Paraguai começa melhor.

O Praguai fez alterações para a partida contra a Espanha. Os atacantes Roque Santa Cruz e Lucas Barrios foram sacados. O que não significa que o time ficou defensivo. Marcada por sempre trocar passes com qualidade no campo adversário, a Espanha foi surpreendida por um Paraguai que marcava no campo de ataque. Logo no primeiro minuto, Santana arriscou rasteiro da meia lua e Cassilas defendeu. Aos 6, Xabi Alonso arriscou de fora da área mas a zaga afastou pra escanteio. O Paraguai chegava e a Espanha não conseguia se encontrar em campo. Mas o tempo foi passando e os sul americanos diminuindo a forte marcação no campo do adversário e a Fúria timidamente ia chegando. Aos 25, Villa foi ao fundo pela esquerda e cruzou mas a zaga afastou o perigo. Aos 34, chance paraguaia. Cruzamento de Morel e Santana chegou um pouco atrasado. Dois minutos mais tarde, Villa arriscou rasteiro e a bola passou a direita. Aos 40, o Paraguai voltou a assustar. Cruzamento da direita, Valdéz recebeu em posição legal e completou para o gol, mas o impedimento foi assinalado, pois mesmo sem tocar na bola, Cardozo que participou do lance e estava à frente. Aos 45, Valdéz recebeu no mano a mano com Puyol, limpou e bateu por cima.

Pênaltis perdidos.

A fúria voltou melhor para segunda etapa enquanto o Paraguai já não conseguia marcar em cima. Aos 11, Del Bosque tirou Torres e colocou Fábregas na equipe. Mas quem teve a chance de abrir o placar foi o Paraguai. Piqué puxou Cardozo dentro da área cometendo pênalti infantil. E o próprio Cardozo foi para cobrança. Com semblante de quem está nervoso e pressinado, o jogador cobrou no canto esquerdo do goleiro que pulou para fazer a defesa salvando a Fúria. Houve invasão de área dos espanhóis antes da cobrança mas o árbitro nada marcou. E no lance seguinte, novo pênalti, dessa vez a favor da Espanha. David Villa foi puxado por Álcáraz. E Xabi Alonso cobrou e fez, mas dessa vez o juíz resolveu marcar a invasão de área dos espanhóis e mandou voltar a cobrança. E Xabi Alonso desperdiçou, cobrando no canto esquerdo de Villar que espalmou. No rebote, Fábregas driblou o goleiro e sofreu pênalti, ignorado pelo árbitro.

Espanha melhora e consegue vitória.

O esquema de jogo de marcar em cima feito pelos paraguaios na primeira etapa não era mais visto. A Espanha começou a controlar as ações e fazer a bola rodar. Aos 17, Iniesta rcebeu pela esquerda e chutou colocado, com categoria, no canto esquerdo de Villar que salvou. O técnico Martino colocou Vera no lugar de Barreto, mas a Espanha continuou levando perigo. Aos 24, mais um chute de Iniesta, dessa vez por cima do gol. E nova mexida no Paraguai, dessa vez, Valdéz deu lugar a Roque Santa Cruz. E Vicent Del Bosque rapidamente resolveu mexer novamente tirando Xabi Alonso e colocando Pedro, mostrando que queria decidir a partida sem prorrogação. E aos 38 veio o alívio espanhol. Iniesta arrancou pelo meio, passou por Alcáraz e Vera, abriu na direita para Pedro, que tocou de primeira e a bola tocou a trave direita, no rebote, David Villa dominou e chutou, a jabulani tocou na trave direita e entrou. Pode-se dizer que foi o gol da raça, do coração, um gol enfurecido. Aos 39, Barrios arriscou de longe e Cassillas espalmou pra frente e se agigantou para defender o chute de Roque Santa Cruz no rebote. Aos 44, Pedro rolou da direita para Villa que chutou rasteiro para defesa de Villar. E não demorou para o juíz erguer o braço e a Espanha avançar para às semifinais da Copa do Mundo.

O velho novo Don Diego.

Maradona foi polêmico durante toda sua carreira. Venceu, perdeu, sorriu e chorou. Foi um mau exemplo, foi um bom exemplo. Hoje, é um ídolo argentino.

O versão 2010 de Maradona.


Com sua vida toda marcada por polêmicas e mais polêmicas, Maradona chegou a Copa do Mundo 2010. Era quase certo, que arrumaria algum tipo de confusão, que mancharia mais ainda a imagem de seu país, já que em um passado recente havia tido problemas com a imprensa. Mas Maradona calou a boca de todos. Foi um gentleman, um exemplo de comportamento. Há aqueles que dizem que ele discutiu com torcedores alemães após a eliminação. Mas foi algo mínimo em relação à análise geral. O Pibe foi um exemplo de superação e de esportividade. Exemplo de que o ser humano pode evoluir. Os dias foram passando e a Argentina foi vencendo. Todos diziam que o bom humor do Pibe acabaria assim que a Argentina fosse eliminada. Mas não. A seleção argentina violenta e desleal deu lugar a uma equipe guerreira, que lutou e se esforçou até o fim. Sonoros 4 x 0 para a Alemanha tiraram os hermanos da Copa. E o que Maradona fez? Foi cumprimentar jogador por jogador de sua equipe, assim como fazia após cada vitória. Há aqueles que vão por em questão a tática usada por Maradona, há aqueles que irão questionar a zaga argentina, há aqueles que vão criticar e rir da derrota de Maradona. Porém, derrotado nas 4 linhas, ele sai do continente africano como um vencedor. Vencedor sim, por que não? São 32 seleções, por que só elogiar e só exaltar a que vence?

O que é ser um vencedor?

Precisamos parar com a obssessão pela vitória, achar que vencer a qualquer custo é a única coisa que vale a pena. As coisas não podem funcionar assim. Senão, tudo perde o valor. Senão, a luta de cada jogador derrotado dentro das 4 linhas, o show da torcida nas arquibancadas e o legado de uma Copa do Mundo não vale de nada. Fulano venceu. Cicrano perdeu. Fulano é melhor que Cicrano. A vitória nos gramados não é a única coisa que faz das pessoas, verdadeiras vencedoras.

As manchas e a dívida com o futebol argentino.

Maradona volta pra casa sem a taça de campeão, com uma goleada alemã na bagagem, mas com um título pessoal e moral. Ele, que muito deve ao futebol, jogou dopado em 1994, manchando o esporte de seu país, se envolveu com drogas, teve várias polêmicas em sua vida profissional e pessoal, deve sair de cabeça erguida da Copa do Mundo. Na vida, os erros acontecem, passam e jamais são alterados. As manchas da carreira de Maradona nunca serão esquecidas, mas que bom que ele pôde voltar e apagar um pouco dos seus erros do passado. Provavelmente ele entregará o cargo de treinador da seleção argentina de futebol. Irá fazer falta. Foi bom ver Maradona como técnico. Ele teve coragem e peito para isso. E mais. Montou uma seleção competitiva, que chegou às quartas de final jogando bem e invicta. Caiu para Alemanha que tem um excelente time. A goleada de 4 x 0 sofrida nunca será apagada, mas a estadia de Maradona na África do Sul e a boa impressão que ele deixou também não.

O reconhecimento de uma nação.

Ao lado, uma foto de quase 20 mil torcedores que recpcionaram a equipe argentina cantando "Y Diego no se va", pedindo para o treinador ficar no cargo. Um sincero reconhecimento de um bom trabalho feito por Diego Armando Maradona à frente da seleção argentina.

Parabéns Pibe!











Jogo 59 - Alemanha despacha Argentina de Maradona.

Tri campeã mundial faz 4 x 0, manda hermanos pra casa e espera adversário da semifinal.

Quem teve a oportunidade de assistir Alemanha x Argentina, não deve ter se arrependido. Um exemplo muito bom apra o futebol, dado tanto por quem ganhou como por quem perdeu. Os alemães deram um show, uma aula futebolística, enquanto os hermanos deram uma aula de esportividade e de lealdade, perdendo de forma digna, apesar do placar elástico.

Gol alemão logo no início.

Com 2 minutos de jogo a Alemanha abriu o placar. Schweinsteiger lançou Podolski na esquerda, o atacante avançou pra cima da marcação de Otamendi e recebeu a falta. Schweinsteiger colocou na área e Muller se antecipou a zaga, e de cabeça, estufou as redes para colocar os alemães na frente. Aos 5, Schweinsteiger arriscou de fora da área por cima. O time alemão era melhor, os sul americanos não se encontravam em campo. Mas aos 21, a primeira chance dos hermanos. Tévez tocou para Messi e correu para receber na frente, mas o goleiro Neuer se antecipou. Dois minutos depois, grande chance alemã. Muller aproveitou falha da zaga, invadiu a área e rolou para o meio e Klose chutou por cima. A Alemanha adiantou a marcação e Messi precisou buscar jogo no campo defensivo. Mesmo assim, a Argentina começou a assustar. Aos 30, Messi cobrou falta por cima. Depois foi a vez de Di Maria receber passe de Tévez e chutar rasteiro para defesa fácil de Neuer. Higuaín recebeu na área, limpou Friedrick e chutou rasteiro para nova defesa do goleiro alemão. Aos 35, a Alemanha perdeu o jogador Muller para o jogo seguinte. Em disputa de bola, o meio campista colocou a mão na bola. E no minuto seguinte, Tévez recebeu muito a frente da zaga e tocou para Higuaín que completou para as redes, impedimento assinalado. Nos minutos finais, a Alemanha começou a arriscar chutes de fora da área. Podolski assustou aos 38, a Jabulani passou perto a esquerda do gol de Romero. Ozil e Schweinsteiger também tentaram, mas os chutes foram pra fora. Aos 45, foi a vez de Messi tentar o empate chutando de fora, mas a bola subiu.

Argentina volta melhor mas Alemanha mata o jogo.

Os hermanos voltaram do intervalo dispostos a empatarem logo a partida. Assim a equipe avançava e conseguia trocar passes no campo de ataque. Aos 7, Di Maria cruzou da direita, Higuaín deu passe de peito para Tévez que chutou de primeira mas a bola explodiu na zaga. Aos 17, Tévez arriscou rasteiro de fora e Neuer defendeu. A Alemanha dava sinais de que a qualquer momento encaixaria um contra ataque mortal. Mas a Argentina
cada vez mais mostrava que poderia empatar o jogo. Aos 17, Messi abriu na esquerda para Higuaín que chutou rasteiro para defesa do goleiro. Pouco depois foi a vez de Di Maria cair pela direita e arriscar rasteiro de fora da área para nova defesa de Neuer. E aos 23 foi a vez da Alemanha chegar. Depois de troca de passes, Muller, caído, tocou para Podolski na área, o atacante rolou para o meio e Miroslavik Klose completou para as redes. Era a Alemanha ampliando e jogando uma ducha de água fria em Maradona, que imediatamente tirou Otamendi e colocou Pastore. Já Joachim Low colocou Jansen no lugar de Boateng. E aos 28 veio o terceiro gol que tornou o jogo mais dramático ainda para Argentina. Schweinsteiger tabelou com Muller pela esquerda, invadiu a área e cruzou rasteiro para Friedrick completar. E não demorou para virar goleada. Aos 43, contra ataque rápido, Podolski tocou para Ozil na esquerda, que cruzou para Klose fazer seu 13º gol em coapas do mundo ultrapassando pelé e garantindo de vez a Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo 2010.

Agora, a tricampeã enfrenta na semifinal o vencedor do jogo Espanha x Paraguai, que acontece ainda hoje.

Dunga -

Dunga foi um mau exemplo para o mundo. Dunga não foi para uma Copa do Mundo, Dunga foi para uma guerra. Dunga montou uma seleção brasileira desequilibrada emocionalmente. Dunga montou a pior seleção brasileira dos últimos anos. Dunga acabou o futebol denominado arte, do futebol brasileiro. Dunga não merece ser técnico da seleção brasileira.

Dunga, assumiu a seleção brasileira em 2006, depois do fiasco na Copa do Mundo. A população brasileira de fato achou que voltaria a ter vontade de torcer pela seleção brasileira. Mas Dunga conseguiu provar o contrário. Convocou alguns jogadores de qualidade sim, mas no geral, banalizou a camisa verde e amarela. Fugiu completamente dos padrões que uma seleção brasileira tem. Mesmo assim, venceu a Copa américa e Copa das Confederações. E isso de fato fez muito mal para sua cabeça. Pois assim, continuou no cargo, mas as críticas não pararam e ele não soube lhe dar com elas. E a Copa do Mundo foi se aproximando e todo mundo sabia que com os jogadores que Dunga contava, seria difícil ir bem. Mas durão e ranzinzo, ele insistiu. Parecia que quanto mais críticas apareciam, mais Dunga fechava seu grupo.

E assim chegou a tão esperada Copa do Mundo. Nos amistosos de preparação, contra as inespressivas selerções de Tanzânia e Zimbábue, seus jogadores mostraram desequilíbrio emocional. E Dunga estabeleceu o seguinte lema: Quem me critica é meu inimigo. E assimn conmeçou uma das mais catastróficas participações brasileiras em Copas do Mundo. Se realmente somos o país do futebol, devemos estar envergonhados. Dunga, a cada partida se exaltava mais.

Começemos pela convocação. Dunga, simplesmente não levou Ronbaldinho Gaúcho para levar Kléberson, Josué e Julio Baptista. Sendo que o craque do Milan, campeão mundial em 2002, estava com duas pernas e dois braços e sem nenhuma doença grave que o impedisse de praticar o futebol. Dunga resolveu encher a seleção de jogadores que não tem capacidade técnica de jogarem numa seleção brasileira. E assim ele foi a luta. E foi bom que não tenha dado certo, senão estariamos dando um prêmio a quem não merece.

Não satisfeito, Dunga declarou guerra a quase todo mundo. Acusou os jornalistas de torcerem contra a seleção, começou a jogar na cara de todo mundo que tinha ganho a Copa América e Copa das confederações e foi em busca de mais um título. E foi eliminado nas quartas de final pela Holanda em um vexame histórico. Não pela derrota mas sim pela forma que ela aconteceu. Um avergonha para o Brasil. Desde o primeiro minuto a seleção envergonhou. Robinho, símbolo

jogo 58 - Em jogo histórico, Uruguai avança nos pênaltis.

Jogo termina empatado no tempo normal e na prorrogação Gana desperdiça chance de avançar às semifinais. Na disputa por pênaltis, Loco Abreu garante classificação da azul celeste depois de cobrança com cavadinha.

O futebol de fato á fascinante. Uruguai e Gasna provaram isso. A certeza era uma: de que uma seleção que não era candidata ao título antes do início do mundial chegaria a semifinal. E isso não fez o jogo ser menos importante nem menos emocionante. Pelo contrário. O duelo foi um dos mais emocionantes até aqui na Copa do Mundo 2010, decidido nas penalidades máximas.

Sul americanos começam melhor mas africanos saem na frente.

O Uruguai começou o jogo assustando mais. Aos 10, Suárez recebu pela esquerda e chutou para defesa de Kingson. Aos 17, escanteio cobrado pela esquerda e a bola desviou em Mensah e o ggoleiro de Gana novamente fez boa defesa. Aos 22, saída de bola errada e o Uruguai puxou contra ataque, mas Forlán chutou a esquerda. Pouco depois, lateral cobrado da esquerda e Suárez arriscou d eprimeira para linda defesa de Kingson. E a partir daí Gana acordou. Aos 29, cruzamento da direita para linda cabeçada de Vorsah que passou rente a trave direita de Muslera.No minuto seguinte, Prince arrancou pela direita e tocou para Gyan que tocou de primeira para Gyan que completou rasteiro e a jabulani passou com perigo a esquerda. Aos 37, o técnico Tabárez precisou emxer na equipe, saiu Lugano machucado para entrada de Scotti. Logo deposi, bola alçada na área, Muntari apareceu por trás da zaga mas cabeceou mal. Inkoom cruzou da direita e Prince preparou linda bicicleta mas furou. De tanto tentar os africanos chegaram ao gol nos acréscimos. De muito longe, Muntari arriscou chute que parecia despretencioso, mas a bola fez curva e entrou no canto esquerdo do goleiro Muslera.

Forlán empata em cobrança de falta.

Veio a segunda etapa e o Uruguai tentava o empate. O técnico Tabárez colocou Lodeiro no lugar de Álvaro Fernández. Mas Gana não se encolhia, afinal buscava a primeira classificação da história de uma seleção africana para a semifinal de uma Copa do Mundo. E aos 9, Forlán jogou uma ducha de água fria nos africanos. Cobrança de falta pela ponta esquerda e a bola foi direto para o gol, pegando Kingson no contrapé, er ao empate uruguaio. Aos 12, Gyan recebeu na esquerda, em posição irregular, mas o árbitro mandou seguir e ele chutou apra defesa de Muslera. O jogo ficou bom. Forlán cruzou da esquerda, a bola passou pelo goleiro e Suárez completou no segundo pau de primeira, para fora. Aos 21, pênalti em Prince ignorado pelo árbitro, e na sequência do lance, Muntari, sozinho, chutou pra fora. Pouco deposi, linda jogada uruguaia pela esqeurda. Fucile tocou para Lodeiro que entregou para Suárez que soltou a bomba para defesa do goleiro. Aos 28, Forlán cobrou falta de longe a esqeurda na rede pelo lado de fora. O Uruguai buscava o gol para o jogo não garantir a classificação no tempo normal. Loco Abreu entrou no lugar de Cavani enquanto na seleção africana Appiah entrou an vaga de Inkoom. Aos 32, Forlán colocou na área, Suárez se abaixou para cabecear mas mandou a esquerda. A zaga de Gana falhou em saída de bola mas Máxi Pereira não aproveitou a chance e chutou por cima de fora da área. Assim, o jogo foi para prorrogação.

Jogo corrido e lance histórico na prorrogação.

Mesmo depois de 90 minutos corridos, as seleções continuaram com um ritmo forte nos 30 minutos de prorrogação. Asamoah arriscou de fora e a bola subiu. Appiah cruzou da direita e Gyan cabeceou por cima. Bola alçada na área e depois do desvio sobra para Forlán que chutou por cima. Parecendo ter mais perna, Gana foi pra cima. Bola alçada na área, Fucile cortou mal, Prince cabeceou e a bola passou perto. Logo em seguida Prince apareceu pela esquerda parecia que cruzaria, mas chutou direto e Muslera salvou. E no último minuto, um dos lances mais incríveis da Copa do Mundo 2010. Pantsil cobrou falta pela direita na área, depois do abte rebate, o atacante Suárez salvou chute em cima da linha e na sobra salvou uma cabeçada, também em cima da linha com a mão. Pênalti assinalado e o jogador foi expulso de campo. Gyan foi para cobrança e carimbou o travessão uruguaio. Do lado de fora, o herói Suárez vibrava mutio, o Uruguai estava vivo e o jogo foi para pênaltis.

Pênaltis

Forlán, Victorino, Scotti e Loco Abreu converteram pro Uruguai enquanto Maxi Pereira bateu pra fora. Gyan e Apiah marcaram para Gana enquanto Mensah e Adiyah tiveram suas cobranças defendidas por Muslera. Vitória uruguaia. Detalhe para última cobrança feita por Loco Abreu, que fazendo juz ao nome bateu com cavadinha, no meio do gol, garantindo a vitória. Ao final da partida, Gyan, que havia perdido o pênalti na prorrogação, chorava como uma criança, quase que inconsolável.

Grande jogo de futebol, bem disputado e emocionante. Tentando chegar a uma final após 60 anos, o Uruguais enfrenta a Holanda pelas semifinais.

Jogo 57 - Cabeça tira o Brasil da Copa do Mundo.


Por Danilo Silveira


Equipe comandada por Dunga faz 1 x 0, mas descontrolada emocionalmente cede virada com dois gols de jogadas aéreas.

O jogo foi tenso desde o apito inicial. A seleção brasileira parecia que estava em uma guerra. Robinho, Daniel Alves, Felipe Melo, Dunga, pareciam que não estavam preparados para disputar um jogo decisivo de Copa do Mundo. Enquanto isso, do outro lado, uma Holanda fria, consciente e qualificada.

Jogo começa quente e Brasil abre o placar.

Logo nos primeiros minutos, deu pra perceber que os ânimos estavam exaltados. Descontrolado, Robinho fez cara feia e encarou um adversário, e por pouco não se estabeleceu uma confusão. Falando de futebol, aos 7, Daniel Alves recebeu na frente e rolou para Robinho balançar as redes, mas já havia sido marcado impedimento do meio campo brasileiro. Porém, três minutos depois os canarinhos abriram o placar. Do campo defensivo, Felipe Melo deu lindo passe para Robinho, que tocou de primeira na saída de Stekelenburg, balançando as redes holandesas. No minuto seguinte, Kuyt arriscou da esquerda e Júlio César pegou. E pouco depois vieo um lance polêmico. Kaká foi derubado dentro da área e o árbitro não assinalou o pênalti. Mas o Brasil quase ampliou o marcador com o zagueiro Juan, que recebeu passe de Daniel Alves da direita mas bateu por cima. Mesmo atrás no placar, a Holanda não se lançava toda ao ataque, parecia consciente do que estava fazendo. Aos 30, linda jogada com o jeito brasileiro de jogar futebol. Pela esquerda, Robinho tocou para Luis Fabiano que deu um sutíl toque para Kaká que bateu colocado no canto esquerdo de Stekelenburg que salvou a Holanda em linda defesa. Aos 36, Michel Bastos recebeu amarelo por faltas sequenciais em Robben. O último lance de perigo veio em chute de Maicon que passou a esquerda do goleiro que ainda tocou na bola, mas o árbitro assinalou tiro de meta.

Dois gols de cabeça e virada holandesa.

A laranja voltou para a segunda etapa saindo mais para o jogo em busca do empate. Aos 4, Sneijder recebeu livre no meio mas chutou mal. E aos 8, veio o empate. Michel Bastos fez falta em Robben pela ponta direita. A Holanda cobrou rápido e Sneijder colocou a bola na área, Júlio César saiu mal e Felipe Melo cortou errado e a bola morreu no fundo das redes. E a partir daí, o Brasil se perdeu no jogo. Com Michel Bastos pendurado e com a incumbência de marcar Arjen Robben, Dunga optou por substituí-lo por Gilberto. Aos 20, Kaká teve a chance de recolocar o Brasil na frente em chute colocado que passou perto, à esqeurda do gol. E no minuto seguinte veio o golpe que destruiu o Brasil. Escanteio cobrado da direita, Kuyt desviou na primeira trave e Sneijder, livre, cabeceou para o gol e saiu batendo na testa comemorando a virada. A missão do Brasil se tornou muito complicada. A equipe mostrava dificuldade na criação enquanto a Holanda marcava bem. E aos 27, a situação ficou dramática. Felipe Melo cometeu falta em Robben e pisou no jogador caído, sendo expulso de campo. Era o reflexo de uma seleção que não estava pronta para lhe dar com a adversidade. Perdido, Dunga tirou o atacante de referência Luis Fabiano e colocou Nilmar. O Brasil ficou exposto ao contra ataque e desorganizado saiu em busca do empate. Bola alçada na área, depois do desvio, Lúcio pegou de primeira e a zaga cortou. Nova bola na área que passou por todo mas nenhum brasileiro apareceu para escorar para as redes. Aos 38, Sneijder tocou para Van Persie, recebeu na frente e chutou rasteiro para defesa de Júlio César. Quando Daniel Alves se preparou apra cobrar falta perigosa, a torcida brasileira lembrou do gol do jogador contra África do Sul na Copa das Confederações, mas dessa vez, ele não teve sucesso na cobrança. Final de partida. Holanda 2 x 1 Brasil.

Mais um gigante deu adeus à Copa do Mundo. Uma seleção brasileira descaracterizada, nervosa e sem criação sucumbiu a uma Holanda, que mesmo sem ser brilhante, soube explorar sues pontos positivos e tirar proveito do descontrole brasileiro. Agora, a laranja etá nas semifinais e pega o vencedor do jgoo entre Uruguai e Gana, que acontece ainda hoje.