domingo, janeiro 29, 2012

GIRO PELOS ESTADUAIS E PELA EUROPA

Por Danilo Silveira

O final de semana foi marcado por tropeços de grandes clubes do futebol brasileiro pelos estaduais. Em terras européias, gigantes também tropeçaram.

No Rio de Janeiro, depois do empate sem gols do Flamengo no sábado, foi a vez do Botafogo tropeçar. O Glorioso não conseguiu superar o Nova Iguaçu. Em Moça Bonita, a equipe de Oswaldo de Oliveira enfrentou dificuldades e não passou do 0 a 0. Em Macaé, o Vasco venceu o Duque de Caxias por 3 a 1, com direito a um bonito gol de Juninho.

No Paulistão, após a vitória do São Paulo no sábado, Corinthians, Palmeiras e Santos entraram em campo neste domingo. E só o Timão venceu. A equipe do Parque São Jorge bateu o Linense por 1 a 0, gol de Emerson, na segunda metade da segunda etapa. O Palmeiras empatou em 1 a 1 com a Catanduvense, mesmo placar de Paulista x Santos. Vale lembrar que o Corinthians é o único time 100% da competição.

No Rio Grande do Sul, o domingo foi marcado pela segunda derrota do Grêmio de Caio Júnior. O Imortal foi derrotado por 2 a 1, pelo Juventude, fora de casa.

Em Minas, o Galo de Cuca estreou com vitória, diante do Boa Esporte, por 2 a 0, gol de André e Bernard.

Na Itália, a Internazionale, que vinha acumulando vitórias atrás de vitórias no Scudetto, foi derrotada fora de casa, pelo Lecce, por 1 a 0. Já o Milan venceu o Cagliari, por 3 a 0, e segue à caça da líder Juventus, que no sábado derrotou a Udinese, por 2 a 1.

Na Inglaterra, o Arsenal conseguiu um heróico resultado. Os Gunners foram para o intervalo perdendo por 2 a 0, mas na segunda etapa, em poucos minutos fizeram três gols para cima do Aston Villa, vencendo o jogo por 3 a 2 e avançando na Copa da Inglaterra.

Na Espanha, Real e Barça atuaram no sábado. Enquanto o time de Madrid venceu o Zagaroza, por 3 a 1, os catalães empataram sem gols com o Villarreal. Agora, o time de Madrid, líder, tem 7 pontos de vantagem para o Barça.

COM BOA ATUAÇÃO DE GOLEIROS, FLAMENGO E MACAÉ EMPATAM SEM GOLS

Por Danilo Silveira

Com time reservas em campo, o Flamengo chegou ao seu primeiro tropeço no Campeonato Carioca. Depois da boa estréia diante do Bonsucesso, o time da Gávea não passou de um empate sem gols diante do Macaé. Na última quarta-feira, no duelo em Potosí, o goleiro Felipe foi o melhor jogador do Flamengo. E ontem, em Macaé, mais uma vez, o Flamengo teve entre os postes o seu melhor jogador. Dessa vez, o goleiro reserva, Paulo Victor, que fez boas defesas, evitando o pior. Dentro das quatro linhas, o melhor jogador foi o argentino Botinelli, que mesmo sem fazer uma excelente partida, mostrou categoria e lucidez. Confira abaixo as notas dos jogadores do Flamengo.

Paulo Victor 9 – O melhor jogador do Flamengo em campo. Fez belas defesas, a mais bonita em uma cabeçada.

João Felipe 4,5 – Discreto, o lateral-direito rubro negro quase não apoiou.

João Victor – Sem nota – Entrou na vaga de João Felipe, que saiu machucado, e pouco apareceu.

Marllon 6 – Foi bem em seu segundo jogo no campeonato. Apresentou-se melhor que seu companheiro de zaga.

Gustavo 5 – Não foi péssimo, mas não fez uma grande apresentação. Mostrou-se lento em algumas oportunidades.

Magal 4 – Nos momentos em que apareceu, mais errou que acertou.

Maldonado 5 – Discreto, não comprometeu na marcação. 5,5

Luiz Antônio 5 – Foi menos participativo que no jogo contra o Potosí no meio de semana. Saiu no intervalo.

Muralha 4 – entrou na vaga de Luiz Antônio e não foi bem. Pouco acrescentou ao time e quando teve boa oportunidade, mais ou menos da altura da meia lua, chutou muito mal.

Camacho 6,5 – Depois de um primeiro tempo apagado, foi bem na segunda etapa. Mostrou ter um bom toque de bola e ser um jogador bem técnico.

Botinelli 7,5 – Se não fez um primeiro tempo brilhante, fez uma boa segunda etapa. Dos seus pés, saíam os melhores passes do time. Dá o toque de qualidade e lucidez no meio-campo. Nos minutos finais, quase faz um golaço de falta, mas o goleiro adversário defendeu.

Negueba 3,5 – Foi muito participativo, até sofreu algumas faltas em jogadas individuais, mas, resumindo, errou quase todas as jogadas que tentou.

Jael 3,5 – Isolado na frente, pouco apareceu. Na primeira etapa, quase fez uma gol em cobrança violenta de falta.

Lucas sem nota – Entrou na vaga de Jael no decorrer da segunda etapa.

Antônio Lopes Júnior 2 – Não foi bem. No meio da segunda etapa, esboçou tirar Botinelli, que vinha sendo o melhor em campo. A substituição acabou sendo cancelada pois o lateral direito João Felipe sentiu um problema e precisou sair de campo.

Macaé – O atacante Pipico deu muito trabalho ao sistema defensivo rubro-negro. Acertou a trave em belo chute de fora da área. O goleiro Luis Henrique foi muito bem, fazendo boas defesas. Na sgeunda etapa, evitou o gol rubro-negro defendendo chute cara a cara de Camacho. O nos minutos finais, defendeu cobrança de falta de Botinelli.

quinta-feira, janeiro 26, 2012

NO ALTO E PELO ALTO, FLA É DERROTADO PELO REAL POTOSÍ

Por Danilo Silveira

O Flamengo se livrou de tomar uma goleada! Essa é a verdade sobre o duelo de ontem, em Potosí. Mesmo considerando que o duelo foi realizado a mais de 4 mil metros de altura (considerando o nível do mar), outra verdade é que o time do Flamengo, comandado por Vanderlei Luxemburgo, jogou muito mal. No fim das contas, a derrota apenas por um gol de diferença, ainda mais, com o time da Gávea marcando um gol, ficou de excelente tamanho. A derrota por 2 a 1, faz um simples 1 a 0, no Engenhão, semana que vem, classificar o Flamengo para a fase de grupos da Libertadores.

Diante de tudo que o Flamengo produziu no Brasileirão do ano passado, principalmente no segundo turno, somado ao que o time jogou ontem, seria um ótimo castigo o fato do time ficar fora da fase de grupos do torneio continental, mas os deuses do futebol estão dando chances atrás de chances para Vanderlei Luxemburgo, que ontem, mais uma vez decepcionou.

Luxa lançou a campo quatro volantes (Aírton, Willians, Luiz Antônio e Renato Abreu) e apesar disso, o Flamengo não jogou retrancado. No ataque, o time pouco produzia, e na defesa, apesar dos quatro volantes, um Deus nos acuda. Os jogadores do Potosí tinham muita liberdade para prepararem chutes de fora da área, e além disso, cada bola aérea era um parto para defesa rubro-negra. Porém, o torcedor rubro-negro se acostumou com uma coisa: ter segurança entre as traves. Felipe, o melhor em campo da equipe, fazendo boas defesas, evitou que o primeiro tempo acabasse com uma larga margem de gols para o time boliviano. E além de Felipe, o Flamengo tem Leo Moura, que mesmo sem estar no auge, é um grande lateral-direito. Na segunda metade do primeiro tempo, ele foi ao fundo, entortou o marcador e entregou de bandeja para Luiz Antônio empurrar para o gol vazio. Minutos depois, pelo alto, o Potosí empatou e levou o 1 a 1 para o intervalo.

Na primeira metade do segundo tempo, saiu o segundo gol do Real Potosí, em uma falha de David Bras, que causou calafrios na torcida rubro-negra durante quase todo o jogo. Ele errou o tempo de um cruzamento e, novamente de cabeça, o Potosí virou o jogo. Logo depois, Luxa resolveu mexer. Seria o natural tirar Renato Abreu, que não acertou quase nada do que fez. Porém, Luxa trocou Deivid por Negueba, e lançou Botinelli na vaga de Airton. Tomando sufoco na bola aérea, o treinador tirava justamente o volante que poderia mais ajudar nessa função. Vai entender... O fato é que o Flamengo seguiu sem apresentar bom futebol e o Potosí, esbarrando nas próprias limitações, tentava aumentar o marcador, mas sem sucesso.

No fim das contas, a sorte rubro-negra foi que, nos mais de 20 chutes dados pela equipe boliviana, apenas dois entraram. Sorte e competência do goleiro Felipe. Cabe ainda ressaltar que nos minutos finais, Luxa laçou Camacho na vaga de Willians. Isto é, Renato Abreu, sem jogar nada, mais uma vez conseguiu terminar os 90 minutos dentro de campo.

quarta-feira, janeiro 25, 2012

COM PACAEMBU CHEIO E DOIS GOLS DE ANTÔNIO CARLOS, TIMÃO FATURA COPINHA

Por Danilo Silveira

Em campo, para decidir o título da Copa São Paulo de Juniores, estavam os dois últimos campeões brasileiros pelo profissional: Fluminense (2010) e Corinthians (2011). A Fiel Corintiana encheu o Pacaembu em uma manhã ensolarada para apoiar o seu time. Foi sofrido, foi suado, mas com dois gols do zagueiro Antônio Carlos, o Timão pôde comemorar o título.

A partida começou em um ritmo muito forte, com as duas equipes correndo muito. O atacante do Fluminense, Marcos Júnior, era a figura mais perigosa em campo. Ele teve várias chances para abrir o placar e por pouco não o fez. Porém, o goleiro Matheuz fez boas defesas. Pelo lado do Timão, Leonardo tentava assustar pela ponta direita. O 0 a 0 persistia no confronto entre duas equipes que fizeram muitos gols durante a competição.

O primeiro gol do jogo saiu nos minutos iniciais do segundo tempo. Marcos Júnior, o melhor jogador em campo, cruzou da direita, Matheuz saiu mal, perdeu dividida para o atacante Michael, que viu a bola sobrar limpa e só empurrou para as redes para abrir o placar. E após o gol sofrido, o Timão se perdeu em campo, passou a errar muito e o Fluminense dava sinais que tinha o jogo controlado e que aumentaria o marcador. Narciso lançou Wesley, que entrou mal, e Leandro, nas vagas de Giovanni e Luciano. A outra mexida do treinador foi o goleiro Matheuz, por Ravi. Em uma dividida com Fernando, que entrou na vaga de Eduardo, o goleiro corintiano machucou a coxa. E em um dos momentos mais complicados para o Timão, aos 20 minutos, Antônio Carlos aproveitou cobrança de escanteio da esquerda e cabeceou para empatar o jogo. A partida seguiu com muita entrega e vontade dos jogadores. E aos 43, quando a disputa de pênalti se aproximava, Antônio Carlos, novamente de cabeça, virou o marcador para explosão da torcida do Timão presente no Pacaembu. O grito de “É campeão” logo ecoou e o apito final não demorou a chegar para coroar a garotada corintiana.

segunda-feira, janeiro 23, 2012

BALANÇO DO FINAL DE SEMANA

*Com toda força, o Cariocão começou nesse final de semana. Na cidade Maravilhosa, os meninos reservas da Gávea (muitos andam jogando melhor que alguns titulares) passearam diante do Bonsucesso, fazendo 4 a 0 com facilidade, com dois de Jael. Apesar de ter balançado as redes mais de uma vez, o atacante não foi um dos que fez boa partida.

*Em Macaé, o Vasco superou o sol forte e o Americano. Com seus titulares, o time de São Januário teve dificuldades para fazer 2 a 0, com gols de Alecsandro e Fagner.

*Depois de trágico fim de 2011, o Botafogo estreou com vitória: 3 a 1 sobre o Resende, com direito a dois do Abreu, que ainda perdeu um pênalti (batido SEM cavadinha).

*Em terras inglesas muita emoção. Cada dia que passa o Campeonato Inglês mostra ser o melhor do mundo. O líder City enfrentou, em casa, o terceiro colocado Tottenham. Depois de abrir 2 a 0, a equipe cedeu o empate, e por volta dos 45 minutos, a equipe londrina teve a chance de virar, quando Bale apareceu pela esquerda e cruzou, mas Defoe chegou de carrinho frações de segundos atrasado, e acabou empurrando a bola para fora. Pouco depois, aos 49, Balotelli sofreu pênalti e ele mesmo converteu. O que quase se tornou uma derrota, acabou virando vitória para o City. Já em Londres, o Arsenal perdeu por 2 a 1, para o Manchester United, com direito a mexida equivocada de Arsene Wenger. Cabe destacar que trata-se de um dos melhores técnicos do mundo, e é raro vê-lo errar. O erro foi ele sacar Chamberlain, que vinha sendo o melhor jogador em campo do Arsenal, para colocar Arshavin. Ok, Sr Wenger: perdoado!

*Em terras espanholas, Messi fez três, Cristiano Ronaldo fez dois e Barcelona e Real Madrid golearam. Fato costumeiro! Porém, cabe destacar que no meio de semana, isso não acontecerá, pois as equipes se enfrentarão. O duelo acontece no Camp Nou e é o jogo de volta da Copa do Rei. Na ida, 2 a 1 para o Barça.

*Pelo Paulistão, São Paulo, Palmeiras e Corinthians venceram, enquanto o atual campeão, Santos, empatou com 15 de Piracicaba. A simpática Portuguesa estreou com derrota, em casa, para o paulista, por 2 a 0.

*No Gauchão, Inter e Grêmio perderam. O Colorado por 3 a 2 para o Avenida, fora de casa, enquanto o Grêmio de Caio Júnior, no Olímpico, por 2 a 0, para o Lajadense.

*Chega de papo, agora vou economizar minhas forças pois quarta tem Flamengo x Potosí e a dúvida que fica é se vai ser mais difícil aturar Luxemburgo e seu esquadrão de volantes, ou suportar o pouco ar da Bolívia.

sábado, janeiro 21, 2012

COM DOIS DE JAEL, RESERVAS DO FLA GOLEIAM BONSUCESSO

Por Danilo Silveira

Acho que nem o torcedor mais fotimista do Flamengo esperava uma estréia tão boa da equipe no Cariocão. Não que o time reserva do Flamengo tenha feito uma excelente atuação, mas, mesmo assim, diante do Bonsucesso, que mostrou-se muito frágil, o time da Gávea conseguiu uma tranqüila vitória, por 4 a 0.

Os primeiros minutos do jogo não foram nada bons. O Flamengo não conseguia se organizar na parte ofensiva, e esbarrava em uma forte marcação do Bonsucesso, equipe que voltava à Primeira Divisão do Cariocão, depois de estar desde 1992 sem freqüentá-la. Falando em Bonsucesso, a equipe é dirigida pelo ex-zagueiro Wilson Gottardo. Por volta dos cinco minutos, Jael deu bom passe para Botinelli, na ponta esquerda; o argentino sofreu o toque de Eduardo Ratinho, dentro da área, e acabou caindo, mas o árbitro não marcou a infração, que aconteceu. Nesse lance, Eduardo Ratinho se machucou, e para seu lugar, entrou o também lateral-direito, Felipe. A primeira grande chance foi do Bonsucesso; Adriano Magrão aproveitou falha de Frauches e chutou da ponta esquerda, e a bola passou próximo do gol defendido por Paulo Victor. Os minutos se passavam e nada de bom acontecia. Até que pouco depois dos 20 minutos, Camacho roubou bola justamente de Felipe, que entrou nos minutos iniciais, avançou, entregou para Botinelli, que dominou adiantando a bola, mas conseguiu dar outro toque, tirando do goleiro e entregando para Jael empurrar para o gol vazio e abrir o placar. E poucos minutos depois, Jael recebeu na intermediária e arriscou para o gol, a bola desviou em um adversário, matando o goleiro e entrando no meio do gol. Ou seja, em pouco tempo, o Flamengo, que não fazia boa partida, conseguia adquirir uma boa vantagem. E foi assim, com dois gols na frente, que o Flamengo foi para o intervalo.

Sem alterações, o Flamengo voltou para o segundo tempo. O Bonsucesso voltou melhor do que acabou o primeiro tempo, marcando forte e tentando arriscar chutes de fora da área. Pelo lado rubro-negro, Botinelli era o melhor em campo. Apesar dos dois gols, Jael fazia uma péssima partida. O atacante recebia muitas bolas e, na maioria das vezes, ou ele fazia a opção errada na jogada, ou tentava fazer o certo, mas executava de maneira errada. Pela esquerda, Magal apoiava bastante, mas sem muita qualidade. Os minutos se passavam, até que as mudanças começaram a surgir no Flamengo. Durante o decorrer do segundo tempo, o técnico Júnior Lopes fez as três mexidas: entraram Thomás, Adryan e Digão, nas vagas de Lucas, que fez bom jogo, movimentando-se bastante, Camacho e João Felipe. E pouco antes de ser substituído, Camacho acertou bom chute de fora, marcando o terceiro. E antes do apagar das luzes, Magal cruzou da esquerda, e antes que a bola tocasse o solo, Adryan emendou de forma bonita, marcando o quarto e fechando o placar.

quarta-feira, janeiro 18, 2012

COM INÍCIO DE SEGUNDO TEMPO AVASSALADOR, FLU AVANÇA NA COPINHA

Por Danilo Silveira

E os meninos de xerém estão nas quartas de final da Copinha. Com os 20 minutos iniciaisda segunda etapa avassaladores, o Fluminense derrotou o Grêmio, por 4 x 1, e agora enfrenta o Desportivo Brasil pela competição de juniores.

Dois jogadores me chamaram bastante atenção no time tricolor. O atacante Marcos Júnior mostrou ser habilidoso, ter um bom gingado e foi muito importante na construção do placar. Ele teve oportunismo para fazer o primeiro gol da partida, e depois, quando o duelo estava 1 x 1, ele fez bela jogada pela direita e cruzou na cabeça de Michael, que ampliou.

O outro jogador acima referido foi Higor, o grande nome do meio-campo tricolor, que inclusive fez um dos gols da equipe carioca. Um meio-campista que sabe chegar muito bem ao ataque. Acredito que possa ser utilizado já que em 2012 na equipe profissional. Já na equipe do Grêmio, ficou difícil destacar algum jogador. A equipe não foi bem nem coletivamente, nem individualmente. Na verdade, os primeiros 45 minutos de jogo foram horrorosos e o que salvou os espectadores foi mesmo a boa segunda etapa do Tricolor Carioca. A equipe carioca fez três gols nos 20 primeiros minutos do segundo tempo.

BEM NAS FINALIZAÇÕES, TIMÃO ATROPELA PRIMEIRA CAMISA E ESTÁ NAS QUARTAS

Por Danilo Silveira

O Corinthians deu, nesta terça feira, um importante passo na Copa São Paulo de Juniores. O Todo Poderoso Timão venceu o primeira Camisa, por 5 a 1, e agora está nas quartas-de-final da competição.

Apesar de elástica e tranqüila vitória, não acho que o Timão tenha feito uma grande atuação. O que acontece é que o Primeira Camisa mostrou-se muito frágil e foi presa fácil para a equipe comandada por Narciso. O que me chamou atenção positivamente foram as finalizações do time corintiano em geral. Quase todas as bolas que sobravam, de longa e média distância, o time corintiano batia assustando o goleiro Robert, do Primeira Camisa. E os dois primeiros gols nasceram assim, em chutes precisos: primeiro de Gomes, no canto direito, e depois de Leonardo, no canto esquerdo.

Um ponto positivo no Timão também foi o atacante Douglas, que fez dois gols, mostrou ter uma perna canhota afiada e bastante presença de área. Por muito pouco não marcou o seu terceiro gol, cabeceando uma bola no travessão. Na próxima fase, o Corinthians enfrenta o América/MG, que venceu o Red Bull.

segunda-feira, janeiro 16, 2012

ARSENAL PERDE DO SWANSEA DE VIRADA


Por Danilo Silveira

E o Arsenal segue sua sina no Campeonato Inglês. Parece que o azar (as vezes incompetência) sempre bate na porta do time londrino. Neste domingo, a equipe comandada por Arsene Wenger enfrentou o Swansea, fora de casa e acabou derrotada por 3 a 2.

Logo com 4 minutos de jogo, Van Persie, artilheiro da competição até aqui, recebeu belo passe de Arshavin e fez 1 a 0. Não podia começar melhor a equipe do Arsenal. O Swansea parecia frágil, parecia que não ia oferecer muito perigo. E em uma das primeiras chegadas da equipe à área do Arsenal, Ramsey cometeu um pênalti bobo em Dyer. Sinclair bateu e converteu, empatando o marcador. Conhecido por jogar um futebol bonito, o Arsenal se perdeu na partida, não conseguiu implantar o seu ritmo de jogo e o intervalo chegar com o placar igual ficou de ótimo tamanho para a equipe londrina.

Para a segunda etapa, o Arsenal voltou sem mudanças, mas melhorou na partida. Porém, só nos minutos iniciais, pois não demorou muito para Dyer, o mesmo que sofreu o pênalti, virar a partida. E a partir daí, o Arsenal novamente se perdeu no jogo. Porém, um dia a sorte precisa bater à porta e mesmo vendo o adversário melhor, o Arsenal chegou ao empate em uma bobeada do sistema defensivo adversário. Djourou, logo depois da linha do meio-campo, deu belo passe para Walvcott, que livre de marcação, finalizou com categoria para marcar o gol. Vale ressaltar que apesar do bonito gol, Walcott fez uma partida péssima, errando quase tudo que fez. Voltando ao jogo, atrelar sorte ao Arsenal é sempre difícil. E mal foi dada a saída de bola, o Swansea fez o terceiro com Graham, e novamente ficou à frente do marcador, dessa vez até o apito final.

Na próxima rodada, o Arsenal enfrenta o Manchester United, que lidera a competição ao lado do Manchester City.

sexta-feira, janeiro 13, 2012

APOSTO EM CRUZEIRO, BOTAFOGO E SANTOS NA COPINHA

Por Danilo Silveira

Neste final de semana, será disputada a primeira fase de jogos mata-mata da Copa SP de Juniores. Dos 96 times que iniciaram na competição, apenas 32 seguem vivos. Esses clubes formam 16 confrontos e os vencedores estarão classificados para as oitavas-de-final. Mesmo sem ter visto todos os times jogarem, acredito que Cruzeiro, Botafogo e Santos entram forte na briga pelo título da competição. Confira abaixo os confrontos:

Cruzeiro x Atlético/PR
Olé Brasil x Uberlândia
Palmeiras x Monte Azul
Santo André x Paulista
São Carlos x RB Brasil
América/MG x São Bernardo
Corinthians x Goiás
Taubaté x Primeira Camisa
Santos x Guarani
Desportivo Brasil x São Caetano
Grêmio x Juventus/SP
Bahia x Fluminense
Barueri x Internacional
Coritiba x Mirassol
Botafogo x Vitória
Figueirense x Rondonópolis

quarta-feira, janeiro 11, 2012

DANRLEY: POTENCIAL PARA SER UM EXCELENTE CENTROAVANTE.

Por Danilo Silveira

Vi um jogo do Internacional na Copinha e me decepcionei com a atuação do Clorado. Porém, hoje me decepcionei mais ainda com um outro gaúcho: o Grêmio. Depois de vencer por 5 a 0 seus dois primeiros jogos, o Tricolor de Porto Alegre perdeu para o Osasco, por 3 a 1. A equipe gaúcha jogou muito mal, tanto taticamente, quanto individualmente.

Porém, foi possível achar algo de bastante positivo nesta partida: o centroavante do Grêmio Osasco. Danrley, autor dos três gols da equipe paulista, foi o grande nome do jogo. Além dos gols, ele participou muito do jogo, mostrando ser a referência no ataque do time paulista, e com um chute muito forte. O que é altamente normal pela idade, o jogador apresentou algumas deficiências, como em um lance onde saiu em disparada para receber um lançamento, provavelmente sem perceber que estava muito impedido.

Com um bom forte físico, uma boa movimentação e muita presença de área, Danrley precisa ser bem trabalhado, pois pode ser um dos novos talentos pintando em território brasileiro. E olha que o Brasil anda precisando bastante de novos nomes no futebol.

Mesmo com a derrota, o Grêmio passou em primeiro, com seis pontos, por conta do saldo de gols. Já o Osasco, espera para saber se conseguirá se classificar entre os oito melhores segundos colocados.

segunda-feira, janeiro 09, 2012

DESEQUILÍBRIO, AFOBAÇÃO E ELIMINAÇÃO DO ATUAL CAMPEÃO

Por Danilo Silveira

E o Flamengo, atual campeão da Copinha, deu adeus à competição de forma precoce. Depois de empatar nas duas primeiras rodadas, a equipe novamente ficou na igualdade, agora diante do São Carlos, em 2 a 2.

O problema de fato não é ser eliminado precocemente da Copinha, mas sim alguns tópicos que não podem passar em branco. Está certo que estamos falando de jovens que estão em fase de formação e evolução, como atletas e como pessoas, mas devemos analisar os fatos.

Hoje, o time da Gávea mostrou-se muito afobado, o que é normal (imaginem a pressão de jogar pelo Flamengo). Porém, talvez fruto dessa afobação, o time mostrou-se nervoso e desequilibrado. Talvez a raça e a vontade tenham sido confundidas com violência e excesso de faltas. Ainda nos minutos iniciais da partida, em uma cena lamentável, o jovem Lorran pisou em um atleta adversário, que estava caído. O árbitro não viu (ou fingiu que não viu) e acabou não expulsando o jogador Rubro-Negro.

Na segunda etapa, o jovem Muralha, que já tem boa experiência no profissional, foi ator principal de outra cena lamentável. Em uma dividida de bola, ele sem intenção, acabou atingindo a sola da chuteira na cabeça de um adversário que estava caindo no chão. Ao invés de logo pedir socorro ao companheiro de profissão, Muralha pegou a bola e saiu jogando como se nada tivesse acontecido.

Diante desses fatos, acrescentando que o time não fez uma grande exibição hoje, creio que a eliminação do Flamengo foi boa e serve para um momento de reflexão desses jovens atletas, muitos deles, que já treinam e jogam entre os profissionais.

Vale ainda lembrar que se o Rubro-Negro marcasse mais um gol, empataria com o União São João em todos os critérios, até levar vantagem por ter menos cartões amarelos recebidos que o adversário. Mas, com o empate, o São Carlos acabou ficando com a vaga. Superando o União São João no número de gols marcados.

domingo, janeiro 08, 2012

POTENCIAL, DISPLICÊNCIA E GOLEADA


Por Danilo Silveira

O Santos, que recentemente revelou muitos jogadores como Neymar, Ganso, André e Zé Eduardo, fez a sua segunda partida na Copa SP de Juniores hoje. Os Meninos da Vila derrotaram o ASSU/RN, por 6 a 0, demonstrando muita qualidade.

Apesar dos muitos gols e do placar elástico, não gostei muito da atuação santista. Os jogadores demonstraram sim muito potencial, porém, durante a maioria do jogo, detectei muita displicência dos atletas, que perderam gols e erraram muitos passes.

Victor Andrade é um dos jogadores que o Santos deposita esperança. Segundo informações, a multa rescisória do atleta é muito alta, só sendo superada pela de Neymar na Vila Belmiro. Porém, Victor não fez uma boa exibição hoje. Pedro Castro, autor de um dos gols, foi o “peixinho” que mais me surpreendeu na partida. Com bons passes, demonstrando habilidade e boa postura em campo, o camisa 10 lembra bastante Paulo Henrique Ganso.

Se o Santos vai longe na Copinha, não podemos afirmar, mas é fato que o técnico do time principal deve ficar de olho, pois bons talentos podem surgir desse time. Por sinal, uma pena que seja Muricy Ramalho o técnico do Santos, pois não considerado o profissional adequado para fazer esse trabalho de subir jovens promessas para o profissional e aperfeiçoá-las.

sexta-feira, janeiro 06, 2012

JOGANDO MAL, INTER PERDE E SE COMPLICA NA COPINHA

Por Danilo Silveira

Dos gigantes do futebol brasileiro que vi atuarem na Copinha, o Inter foi o pior. Buscando sua segunda vitória na competição, o Colorado perdeu por 2 a 0 para o Santo André, que segue 100% na competição e lidera o grupo G.

O grande nome da equipe do Inter foi o goleiro Jandrei, que mostrou muito potencial, com defesas difíceis, uma delas em uma cabeçada a queima roupa. O meio-campista Rafael mostrou-se habilidoso, mas pouco conseguiu produzir.

Pelo lado da equipe do ABC paulista, o atacante Cláudio foi o grande destaque. Durante todo o tempo em que esteve em campo, ele levou perigo ao sistema defensivo do Inter. Por sinal, a parte defensiva da equipe gaúcha não foi bem. Em uma lambança do zagueiro Thales, o Santo André abriu o placar. O defensor recuou mal, a bola passou por Jandrei e Matheus aproveitou para abrir o placar, nos minutos iniciais da segunda etapa.

Impossível terminar o texto sem comentar o segundo gol do Santo André. Um contra ataque rápido e Thiago apareceu pela esquerda, deu lindo drible em um marcador e deu um belo toque, encobrindo o goleiro Jandrei. Na última rodada, o Ramalhão enfrenta o Confiança/SE e uma simples vitória coloca a equipe na próxima fase da competição.

VASCO JOGA MAL MAS VENCE NA ESTREIA COM DIREITO A GOL DE ROMARINHO

Por Danilo Silveira

Nem de longe o Vasco fez uma boa estreia na Copa São Paulo de Juniores. A equipe do técnico Galdino não jogou bem e teve muitas dificuldades para derrotar o São Francisco/BA, por 3 a 2.

Difícil apontar um grande destaque do Vasco por conta do futebol apresentado. Porém, um jovem que saiu do banco de reservas acabou se destacando, não pelo futebol apresentado, mas sim pelo seu parentesco. Romarinho, filho de Romário, entrou nos minutos finais e, de cabeça, fez o terceiro gol do Vasco, quando o jogo estava 2 a 1 para a equipe carioca.

Pelo lado baiano, o goleiro Alisson começou mal, quase se atrapalhando em um chute fraco e depois tomando um gol em uma bola bem defensável. Porém, depois disso ele foi o grande destaque do time, fazendo três grandes defesas, duas em cabeçadas e uma em um chute. Durante os 90 minutos, a equipe baiana mostrou-se organizada, esforçada e vendeu caro a derrota para a equipe cruzmaltina.

Se eu tivesse que arriscar, diria que o Vasco não tem vida longa na Copinha, porém, foi apenas a estréia e o time pode evoluir ao longo da competição.

quarta-feira, janeiro 04, 2012

SASSÁ ENTRA, MODIFICA JOGO E BOTAFOGO VENCE NA ESTREIA DA COPINHA

Por Danilo Silveira

O Botafogo enfrentou dificuldades, mas superou o Americano/MA na estreia da Copa São Paulo de Juniores. O Alvinegro Carioca fez um primeiro tempo muito fraco e encontrou muitas dificuldades diante da marcação avançada do time do Maranhão. Isolado na frente, o atacante Wellington era o jogador mais perigoso, mas não conseguiu tirar o placar do zero. Pelo Americano/MA, o meio-campista Da Silva foi o destaque, aparecendo bem para o jogo.

Após o intervalo, Sassá entrou na equipe do Botafogo, na vaga de Sidney, e transformou o duelo. Ele acelerou as jogadas ofensivas e antes mesmo dos dez minutos, serviu Wellington na direita e o atacante finalizou cruzado, de maneira indefensável para o goleiro, abrindo o marcador em São José dos Campos. Na frente no placar, o Botafogo passou a jogar bem e o Americano/MA perdeu forças para aparecer no campo de ataque. E Sassá, um dos destaques do jogo, aproveitou falha de marcação adversária, pegou a bola, driblou o goleiro e empurrou para o gol, marcando o segundo do Botafogo e definindo o placar. Sassá e Welington foram os destaques do Botafogo, além do volante Jadson, que fez um bom jogo.

O elenco profissional do Botafogo está bem servido de atacantes, mas Wellington pode surgir como uma opção para 2012, porém, apenas o primeiro jogo que vejo do garoto. Então, vamos com calma, mas ele parece ter muito potencial.

CORINTHIANS ATROPELA SANTOS/PB NA ESTREIA DA COPINHA

Por Danilo Silveira

Campeão brasileiro de 2011 no futebol profissional, o Corinthians estreou nesta quarta-feira com o pé direito na Copa São Paulo de Juniores. O Timão não tomou conhecimento do Santos/PB e fez 9 a 0 com extrema facilidade.

O primeiro gol do Corinthians foi muito bonito e saiu dos pés de um dos melhores jogadores em campo. O lateral-esquerdo Denner, de canhota, fez uma cobrança perfeita de falta, estufando as redes do goleiro Andrezo. E o tento serviu para abrir a porteira da equipe paraibana, que não se encontrava em campo e via o Corinthians faz gols atrás de gols. A primeira etapa terminou 4 a 0 para o Timão. Destaques para o meia Matheusinho e para os laterais, Denner pela esquerda e Cristiano pela direita.

Um sol forte aparecia em Jaguariúna e o Timão abriu uma larga vantagem na primeira etapa. Com isso a equipe paulista diminuiu o ritmo, certo? Não, errado. O Corinthians continuou com a mesma pegada na segunda etapa e seguiu marcando gols em seqüência. Ao final do jogo, Leandro foi o artilheiro, marcando três vezes. O tento mais bonito foi o oitavo, quando Denner tabelou com Leandro e deu bom passe para Matheusinho empurrar para o gol.

O técnico Tite, da equipe profissional do Corinthias, deve ter visto o jogo hoje e provavelmente gostou de algumas peças que atuaram com a camisa do Coringão.

JOVENS PROMESSAS CRUZEIRENSES ESTREIAM COM VITÓRIA NA COPINHA

Por Danilo Silveira

Janeiro é o mês onde os times profissionais de todo o Brasil estão em fase de pré temporada, visando o início da trajetória de 2012. Enquanto isso, as jovens promessas estão dando duro em terras paulistas. Isso porque nesse mês é disputada a Copa São Paulo de Juniores, que teve o seu início no último dia 3, na terça-feira. Escolhi o jogo entre Cruzeiro e ABC para assistir e apesar do duelo não ter sido lá essas coisas, pude ver bons valores no time celeste.

A partida teve apenas um gol, marcado logo aos 3 minutos pelo zagueiro Walace, que aproveitou uma sobra de bola e chutou livre de marcação para o fundo das redes. Por falar nisso, o zagueirão mostrou ser muito veloz e fez uma convincente partida.

Durante o primeiro tempo o Cruzeiro jogou muito bem, demonstrando bom toque de bola, diante de uma equipe do ABC que pouco produzia. O centroavante Vinícius Araújo mostrou boa movimentação e bom toque de bola, uma pena que tenha se machucado nos minutos finais da primeira etapa, sendo substituído por joelton, que não foi tão bem. João Paulo também mostrou um bom potencial, atuando de meia ofensivo. Mas o grande destaque ficou por conta do meio-campista Emerson. O volante mostrou um entendimento com a bola muito bom. Está certo que é o primeiro jogo que vejo dele, então é muito cedo para falar, mas durante os 90 minutos ele mostrou ser um grande passador e que eu lembre ele errou apenas uma enfiada de bola. Até na segunda etapa, quando o Cruzeiro caiu de produção, ele conseguiu se destacar.

Esse foi o único jogo que vi até aqui e creio que a Raposa dará muito trabalho nessa Copinha. No ano passado, a equipe mineira caiu nos pênaltis para o Flamengo que foi o campeão. Falando nisso, o Rubro-Negro estreou empatando sem gols contra o Aquidauanense.

segunda-feira, janeiro 02, 2012

UM ANO NOVO, MAS UMA VELHA SINA



Por Danilo Silveira

O ano de 2012 mal começou e o azar já bateu na porta do Arsenal. Tendo a chance de vencer e encostar nos líderes Manchester United e Manchester City, a equipe londrina esteve muito próxima da vitória fora de casa, diante do Fulham, mas acabou levando a virada nos minutos finais.

A partida começou equilibrada, mas os Gunners rodavam a bola com mais qualidade. Gervinho pela esquerda era o jogador mais incisivo da equipe. E foi pelo lado esquerdo que Ramsey cruzou na medida para Koscielny cabecear no canto direito do goleiro Stockdale para abrir o marcador aos 20 minutos. Logo depois, o Arsenal quase ampliou, mas Stockdale fez duas boas defesas no mesmo lance. A equipe de Arsene Wenger continuou jogando bem, Van Persie aparecia bem na partida e no balanço geral da primeira etapa, cabe dizer que o Arsenal foi bem melhor.

Na segunda etapa, o jogo mudou de figura. O Fulham voltou mais incisivo, aparecendo com mais qualidade no ataque. Quando tinha a bola, o Arsenal tentava impor seu estilo de jogo de manter a posse de bola com qualidade, mas aos poucos a pressão dos donos da casa foi aumentando. O Fulham criou duas boas chances pelo alto. Em saída de gol ruim de Szczesny, Senderos quase empatou de cabeça e também de cabeça, Dempsey finalizou muito perto da trave esquerda,depois de ganhar de Mertesacker. Wenger lançou Rosicky na vaga do sumido Walcott e M Jol lançou Frei na vaga do capitão Murphy. Os minutos se passavam, o Arsenal não conseguia fazer um bom segundo tempo e o Fulham mantinha o seu ímpeto e busca incessante pelo empate. Wenger lançou Benayoun na vaga de Gervinho aos 29, e pouco depois viu Djourou ser expulso ao levar o segundo amarelo por falta próximo a área. Com isso, o treinador francês lançou Squillaci na vaga de Ramsey, que fez uma boa primeira etapa.

E nos minutos finais, o jogo virou um pesadelo para o Arsenal. Aos 39, Szczesny saiu mal após escanteio da direita, Senderos cabeceou para o meio e Sidwell empatou. E aos 47, no apagar das luzes, Zamora pegou um rebote e chutou para ampliar e fazer o Arsenal começar o ano com o pé esquerdo. Entra ano, sai ano e parece que tem coisas que só acontecem ao Arsenal.