quinta-feira, setembro 30, 2010

EUROPA LEAGUE - RESULTADOS

Muitos jogos movimentaram a Liga Europa nesta Quinta Feira.

Na Alemanha, o Borussia Dortmund perdeu para o Sevilla, que estreou o seu novo técnico, Gregório Manzano. O gol da vitória foi marcado por Cigarini nos acréscimos da primeira etapa.

Na Inglaterra, o Manchester City empatou em 1 x 1 com a Juventus. Os visitantes abriram o placar com Iaquinta, mas os ingleses empataram com Johnson, depois de passe de Yaya Touré.

O gigante Liverpool não conseguiu vencer o Utrecht, da Holanda, fora de casa: 0 x 0.

Confira todos os resultados em : http://espnbrasil.terra.com.br/tabelas

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO DA UEFA CHAMPIONS LEAGUE

Confira abaixo os resultados da 2ª rodada da Champions League e a classificaçãoi atualizada:

Tottenham 4 x 1 Twente Grupo A - White Hart Lane (Londres)
Internazionale 4 x 0 Werder Bremen Grupo A - San Siro (Milão)
Hapoel Tel Aviv 1 x 3 Lyon Grupo B - Bloomfield (Tel Aviv)
Schalke 04 2 x 0 Benfica Grupo B - Veltins Arena (Gelsenkirchen)
Valencia 0 x 1 Manchester United Grupo C - Mestalla (Valência)
Glasgow Rangers 1 x 0 Bursaspor Grupo C - Ibrox Stadium (Glasgow)
Panathinaikos 0 x 2 Copenhagen Grupo D - OACA Spiros Louis (Atenas)
Rubin Kazan 1 x 1 Barcelona Grupo D - Estádio Central (Kazan) Notícia
Chelsea 2 x 0 Olympique de Marselha Grupo F - Stamford Bridge (Londres)
Auxerre 0 x 1 Real Madrid Grupo G - Stade Abbé Deschamps (Auxerre)
Ajax 1 x 1 Milan Grupo G - Amsterdam Arena (Amsterdã)
Partizan 1 x 3 Arsenal Grupo H - FK Partizan (Belgrado)
Braga 0 x 3 Shakhtar Donetsk Grupo H - Municipal (Braga)
Basel 1 x 2 Bayern de Munique Grupo E - St. Jacob Park (Basileia)
Roma 2 x 1 Cluj Grupo E - Olímpico (Roma)
Spartak Moscou 3 x 0 Zilina Grupo F - Estádio Luzhniki (Moscou)

Grupo A

1 Internazionale (ITA) 4
2 Tottenham (ING) 4
3 Twente (HOL) 1
4 Werder Bremen (ALE) 1

Grupo B

1 Lyon (FRA) 6
2 Schalke 04 (ALE) 3
3 Benfica (POR) 3
4 Hapoel Tel-Aviv (ISR) 0

Grupo C

1 Man. United (ING) 4
1 Rangers (ESC) 4
3 Valencia (ESP) 1
4 Bursaspor (TUR) 0

Grupo D

1 Copenhagen (DIN) 6
2 Barcelona (ESP) 4
3 Rubin Kazan (RUS) 1
4 Panathinaikos (GRE) 0

Grupo E

1 Bayern (ALE) 6
2 Roma (ITA) 3
3 Cluj (ROM) 3
4 Basel (SUI) 0

Grupo F

1 Chelsea (ING) 6
2 Spartak Moscou (RUS) 6
3 Ol. de Marselha (FRA) 0
4 Zilina (SVK) 0

Grupo G

1 Real Madrid (ESP) 6
2 Milan (ITA) 4
3 Ajax (HOL) 1
4 Auxerre (FRA)0

Grupo H

1 Arsenal (ING) 6
2 Shakhtar (UCR) 6
3 Partizan (SER) 0
4 Braga (POR) 0

quarta-feira, setembro 29, 2010

CRUZEIRO ENCANTA E FLUMINENSE APENAS VENCE.

O melhor do Brasil dirigido pelo melhor técnico do Brasil. Essa é a leitura do jogo de hoje entre Cruzeiro e Atlético-GO. Como joga bola Tiago Rieiro, Montillo e cia. E como monta bem a equipe o técnco Cuca. Dispardo o técnico que faz as equipes jogarem mais bonito no Brasil. No marcador, 3 x 0 para os mineiros, gols de Caçapa, Montillo e Walysson.

Em Volta Redonda, o Fluminense venceu e garantiu a permanência na liderança. Um primeiro tempo horrível, sem criação e o empate em 0 x 0. Parece que Muricy Ramalho triena bolas paradas e mais nada. Parece ser o único recurso do tricolor carioca, que tem pelnas condições, pelos jogadores que tem, de jogar bonito. E assim saiu o gol. Depois do escanteio a bola sobrou para Conca fazer o único gol da partida. Para compeltar, o comandante tricolor tirou Rodriguinho e colocou André Luis. Me parece o écnico errado no time certo. Enfim, há aqueles que gostam do estilo de jogo do comandante tricolor.

Vitória gelada do Manchester.

Não foi um jogo lá dos mais empolgantes, pelo contrário. Valencia e Manchester fizeram um jogo de pouca emoção e sem muitas chances de gol. Perto do fim, gol de Hernández para selar a vitória inglesa.

Do primeiro tempo, pouca coisa pode-se destacar. As equipes não conseguiam dar seqüência às jogadas e a partida estava entediaste. Nada de bom acontecia. E olha que o Manchester esbanja qualidade em sua equipe. Anderson começou jogando pela primeira vez depois de sua contusão, mas pouco conseguia fazer. Park Ji Sung também andava sumido. No time da casa, Soldado tentava levar algum perigo para a zaga inglesa. Em um cruzamento da esquerda, Van Der Sar falhou e ele entrou sozinho para cabecear, mas fora do tempo da bola colocou por cima do gol.

No segundo tempo o jogo continuou sem muita movimentação, mas estava levemente superior ao primeiro. A equipe da casa tentava chegar ao ataque mas enfrentava muita dificuldade de furar a marcação inglesa. E mesmo sme jogar bem, o Mancheste criou a smelhores chances. Lançamento longo e Berbatov passou pelo zagueiro e chutou para defesa de César. Pouco. Ferguson mexeu na equipe colocando Javier Hernández e Macheda nas vagas de Anderson e Berbatov. E foi daí que saiu o gol inglês. Primeiro Nani cruzou para Hernández acertar a trave, quase. Mas logo depois o mexicano não perdoou. Recebeu no meio d azaga um bom toque de Macheda e chutou para fazer o único gol da partida e garantir o primeiro triunfo do Manchester na competição.

FERROLHO RUSSO SEGURA O BARÇA.

E segue o tabu. O Barcelona continua sem consgeuir vencer o Rubin Kasan em Champions League. Hoje, em território russo empate em 1 x 1, gols de Noboa e David Villa, ambos de pênaltis.

O time de Guardiola começou o jogo tocando bola e tentando envolver o adversário, como lhe é característico. Pedro por pouco não abriu o placar, acertando a trave. Porém, aos 30, penalidade para o Rubin Kasan, que Noboa bateu no canto direito de Valdéz, que ainda tocou com o joelho na bola antes dela morrer no fundo das redes. Festa da torcida e intervlao de partida.

O Barcelona parece que não sente golpes nunca, não se desmonta nunca, não para de atacar nunca. E assim foi o segundo tempo todo. E o empate saiu em um pênalti duvidoso em Iniesta, que Villa cobrou no canto esquerdo, o goleiro ainda tocou na bola, mas ela foi para o fundo das redes. E o até então machucado Leonel Messi deu o ar da sua graça, entrando na partida, e pelo lado russo Obafemi Martins foi para campo. E assim o encolhido Rubin Kasan começou a levar perigo nos contra ataques, enquanto o Barça seguia no seu jogo de tocar a bola e esperar o momento certo de penetrar na zaga adversária. Mas aí estava o problema. O difícil era saber quem não era zagueiro na equipe russa. Um verdadeiro ferrolho. E aos 41 quase saiu o gol da vitória do Rubin. Contra ataque rápido, cruzamento da esquerda e Obafemi Martins testou no poste esquerdo de Valdés. E o troco veio aos 47, quando Iniesta tabelou com Messi e chutou no alto a esquerda do gol adversário.
Três jogos em Champions League entre as duas equipes: 2 empates e uma vitória russa.

VASCO VENCE E FLA EMPATA.

Flamengo e Vasco entraram em campo separados por dois pontos na tabela. Porém, ao final da rodada, melhor para o clube cruzmaltino, que venceu o Santos em São Januário abrindo 4 pontos para o rival Flamengo que empatou com o Goiás fora de casa.
O rubro negro jogou melhor que o adversário grande parte do jogo. Corrêa entrou no lugar de Diogo e o time comandado por Silas dominava o meio de campo. Muitas água caía do seu de Goiânia, faziam 4 meses que não chovia na região. A partida não foi das melhores tecnicamente. E foi num lance bisonho que o Goiás abriu a contagem. Cruzamento rasteiro da direitan e Marcelo Lomba saiu para cortar a bola já que Rafael moura chegava por trás, porém, o zagueiro Jean foi mais rápido e cortou a bola antes do goleiro, só que pra dentro do próprio gol.

Poucos minutos depois, inexplicavelmente, Rafael Moura ao tentar proteger a bola, deu uma maozada, digamos assim, em Maldonado e foi expulso de campo. O jogo virou ataque contra defesa. Pet no lugar de Renato, Diogo no lugar de Maldonado e Val Baiano no lugar de Willians. O Fla pressionava mas sem muita organização. Até que aos 46, um alívio para a massa rubro negra, de fora da área Deivid arriscou e a bola tocou na trave direta de Harley antes de morrer no fundo das redes. Tudo igual no marcador e apito final.

Quem fez as pazes com a torcida foi o Vasco. O gigante da Colina bateu o Santos de Neymar em noite que Edér Luis brilhou. A equipe abriu 2 x 0 na primeira etapa. Edér Luis desceu pela direita, apssou pelo amrcador e cruzou pra trás para Fágner chutar e abrir a contagem. Pouco depois Rafael Coelho driblou o goleiro e foi derrubado, pênalti que Felipe cobrou e o goleiro pegou, a bola ainda tocou an tarve e na sobra Felipe colocou pra dentro. Tudo aprecia as mil amravilhas e o jogo foi para o intervalo. Mas o azar ainda perseguindo a equipe de São Januário, falha de Titi e Arouca deixou Danilo na cara do gol apra diminuir. A lembrança dos jogos contra Avaí e Botafogo, que a equipe cedeu o empate, estava viva na lembrança dos torcedores. Mas perto do apito final, Edé Luis driblou toda a zaga do Santos e chutou para ampliar e aliviar os corações cruzmaltinos.

terça-feira, setembro 28, 2010

VITÓRIA INGLESA EM RITMO LENTO.

Sem muito esforço o Chelsea confirmou o favoritismo e venceu o Olympique de Marselha por 2 x 0 no Stamford Bridge pela UEFA Champions League. Gols no primeiro tempo, de Terry e Anelka cobrando pênalti.
Assim, a equipe comandada pelo técnico Ancelotti reencontrou o caminho da vitória já que havia perdido seus dois jogos anteriores.

Durante toda a partida e principalmente na segunda etapa, a equipe mostrou estar com o freio de mão puxado. Bola pra um lado, bola pro outro e nada muito além disso. Porém, pode-se perceber muita qualidade nesse time inglês. E olha que Lampard e Drogba não jogaram. Talvez a equipe tenha jogado em ritmo lento se poupando para o clássico de domingo contra o Arsenal.

O Olympique de Marselha por sua vez não vive lá dias tão felizes. A equipe está na sexta colocação do campeonato francês e na competição européia ainda não pontuou. Na segunda etapa, a equipe até tentou ameaçar o Chelsea, jogando no campo de ataque, mas faltava qualidade. E mesmo em ritmo lento, os ingleses que construíram as melhores chances, acertando duas vezes a trave, em cobrança de falta de Alex e em chute de Essein.

Lá vem o Chelsea, firme, forte e disposto a conquistar o inédito título da UEFA Champions League.

EMPATE MOVIMENTADO: AJAX 1 X 1 MILAN


Jogo movimentado em território holandês. Ajax e Milan duelaram e a partida terminou empatada em 1 x 1. A equipe da casa começou bem e o uruguaio Suaréz estava encapetado. Foi dos pés dele que saiu o primeiro gol do jogo. Pela esquerda, o atacante deu um lindo drible por entre as pernas de Nesta e cruzou para El Hamdaoui dominar, girar e chutar estufando as redes de Abbiati. Mas o Milan tem talento. E quando se tem esse artifício fica mais fácil. Em um toque só na bola, Seedorf colocou Robinho na cara do gol mas o brasileiro perdeu grande chance de empatar. Pouco depois, Seedorf apareceu pela direita e deixou Ibra na cara do gol, o sueco dominou estranho com ajuda da mão, mas o juiz nada marcou e ele chutou para empatar a partida.

Veio a segunda etapa e os italianos aos poucos começaram a dominar as ações. Mas ainda acho que a equipe estava um tanto quanto bagunçada, a maioria dos ataques eram pela esquerda e aquele lado estava ficando congestionado. Por ali apareciam Ibra, Antonini, Seedorf, enquanto o lado direito, com mais espaço para se jogar não estava sendo utilizado. O Ajax não se encolhia e tentava chegar à primeira vitória na competição. Suaréz, que infernizou a defesa adversária no primeiro tempo, aparecia pro jogo, mas já não conseguia tanto sucesso. Veio então a hora do técnico do Milan, Massimiliano Allegre, mexer na equipe para tentar mais um gol e três pontos. Ele trocou Seedorf e Robinho por Abate e Inzaghi, deixando Ronaldinho Gaúcho no banco. Sem mais palavras: Ajax 1 x 1 Milan

VITÓRIA A BRASILEIRA NA RÚSSIA.

Jogando em casa, o Spartak Moscou venceu a frágil equipe do Zilina, da Eslováquia, por 3 x 0 no jogo de abertura da 2ª rodada da Champions League. E a vitória teve um toque brasileiro. O meio campista Ari, ex Fortaleza marcou duas vezes e Íbson, ex Flamengo, fechou a conta. Isso sem falar na boa atuação do meia Alex, ex Internacional, que inclusive cobrou o escanteio para o primeiro gol da equipe russa. O atacante brasileiro Welliton saiu no segundo tempo com um problema na coxa, dando lugar justamente a Íbson.

Agora a equipe russa tem duas vitórias e 100% de aproveitamento no grupo F da UEFA Champions League, que também conta com o Chelsea e o Olympique de Marselha.


2ª RODADA DA CHAMPIONS LEAGUE

Começa amanha a segunda rodada da Champions League. O tiro é curto, e diferentemente do campeonato nacional, as equipes não podem tropeçar muito. Alguns gigantes ainda não estão em total sintonia, como é o caso do Milan, as equipes ainda estão se ajeitando, mas é a hora de quem quiser um primeiro lugar no grupo começar a vencer. Um exemplo de que o torneio não dá espaços para muitos resultados negativos é a atual campeã, Internazionale, que empatou na estréia e precisa de um resultado positivo amanhã para não largar atrás e caminhar sem muito sufoco para a classificação. Quem precisa de um bom resultado se não quiser passar perrengue também é o Manchester, que empatou em casa com o Rangers na estréia e agora enfrenta o líder do campeonato espanhol, Valencia, fora de casa e sem o craque Wayne Rooney.

O Barcelona pega o Rubin Kasan fora de casa. Ano passado os russos também caíram no grupo da equipe de Guardiola e surpreenderam. Vitória em pleno Camp Nou e empate em casa. Há chances do melhor do mundo, Messi, que se recupera de uma lesão no tornozelo, entrar em campo. Enquanto isso, o Real Madrid vai à França visitar o Auxerre. Os galáticos buscam a segunda vitória na competição.

O Arsenal visita o Partizan e o Chelsea recebe o Olympique de Marselha. Salvo alguma zebra, os ingleses vão continuar tranqüilamente o caminho rumo às oitavas.

A Roma, do imperador Adriano tem uma motivação a mais para enfrentar o Cluj da Romênia. A equipe venceu no último sábado o Inter de Milão, subindo assim na tabela do campeonato italiano. Agora, a equipe precisa da primeira vitória na Champions para embalar de vez.

Confira a lista de jogos de amanha:

Spartak Moscou x Zilina
Chelsea x Olympique de Marselha
Auxerre x Real Madrid
Ájax x Milan
Partizan x Arsenal
Braga x Shakhtar Donetsk
Basel x Bayern de Monique
Roma x Cluj
Rubin Kasan x Barcelona
Panatinakos x Copenhagen
Tottenham x Twente
Internazionale x Werder Bremen
Hapoel Tel Aviv x Lyon
Schalke 04 x Benfica
Valencia x Manchester United
Rangers x Bursaspor

segunda-feira, setembro 27, 2010

Gramados da fortuna.

A revista do Lance, “FUT!”, do mês de outubro, traz uma interessante reportagem sobre as apostas on line que giram em torno do futebol e como isso pode refletir dentro de campo. Inclusive, equipes famosas e tradicionais como Real Madrid, Juventus e Lyon, são patrocinadas por casas de apostas. Mas esse não é o maior problema. O que pode manchar o futebol mundial é a manipulação de resultados e as casas de apostas clandestinas.
A matéria conta com 12 páginas e um grande histórico de jogos que foram manipulados e outros em que há suspeitas de fraude. Se você acha que essa prática está do outro lado do mundo, está enganado. Em 2005, a máfia do apito tomou conta do Brasil. O até então árbitro, Edílson Pereira de Carvalho, foi pego recebendo dinheiro para tentar influenciar nos resultados de partidas do campeonato brasileiro. Felizmente, ele foi banido do esporte e os 11 jogos que ele apitou foram jogados novamente. Na Bélgica, jogadores estão sendo acusados de fraude também. Em 2006, na Itália, a Juventus foi parar na segunda divisão depois de um escândalo que envolveu a manipulação de resultados e o título do campeonato foi ganho no tapetão pela Internazionale.

Pois é, caro leitor é assustador. Mas ainda não cheguei ao ponto chave. A “FUT!” entrevistou o jornalista Declan Hill, que é um estudioso no ramo de fraudes no futebol. Suas palavras são impressionantes. Segundo ele, o jogo entre Brasil x Gana na Copa de 2006 foi manipulado. Isso mesmo que você leu. Hill afirma que um apostador asiático disse que arranjaria um resultado na Copa do Mundo e o levou para presenciar a cena. Os dois viajaram até a Alemanha, e lá o apostador teve contato com vários jogadores de Gana. Coincidência ou não, o placar da partida foi exatamente o que o apostador falou. Segundo Hill, ele encaminhou o caso para o presidente da FIFA, Joseph Blatter, que afirmou que o caso não interferia no resultado global.
Se eu me permitir acreditar nisso, deveria nunca mais assistir um jogo de futebol. Se eu não me permitir acreditar nisso, posso estar fechando os olhos e ignorando a realidade. E aí caro leitor, qual a solução?

domingo, setembro 26, 2010

Curtinhas internacionais.

- Fato raro no inglês. Arsenal, Manchester United, Chelsea e Liverpool, nenhum dos 4 gigantes venceu na rodada.

- Depois do empate em 0 x 0 com o Levante como visitante, o Real Madrid foi ultrapassado pelo Barcelona, que venceu o Atlético de Bilbao por 3 x 1 fora de casa. O líder do espanhol e o Valencia que venceu o Sporting Gijon fora de casa por 2 x 0.

-Pelo holandês, o Ajax empatou fora de casa com o Twente em 2 x 2 e continua na liderança invicto com 17 pontos.

- No campeonato russo, a campanha do Zenit impressiona. São 15 vitórias e 5 empates em 20 jogos. A equipe lidera a competição com 50 pontos. Em segundo lugar, o Rubin Kazan tem 46 mas 2 jogos a mais que o líder.

-Pelo italiano, destaque para o clássico entre Roma e Inter. Com gol aos 45 da segunda etapa, a Roma garantiu a primeira vitória na competição e ainda tirou a invencibilidade da Inter. No San Siro, o Milan venceu o Genoa por 1 x 0 com gol de Ibra. Já a Juventus se recuperou da derrota do meio de semana e venceu o Cagliari por 4 x 2, com três gols de Krasic.

-Pelo campeonato alemão a campanha do Mainz impressiona. Seis jogos, seis vitória. Na última rodada a equipe derrotou por 2 x 1 o Bayern, em plena Allianz Arena.

- No meio da semana UEFA Champions League e Europa League movimentam os gramados europeus.

Sem ser brilhante, Flu reassume a ponta.

Longe de ser espetacular, longe de fazer uma grande partida, o Fluminense venceu o Vitória neste domingo, em Salvador, por 2 x 1. Assim joga o tricolor de Muricy Ramalho. Ele parece não gostar de jogar bem, bonito. Prefere se retrancar, jogar um futebol chatinho, sonolento. Assim tem conseguido vencer, assim reassumiu a liderança do brasileirão.
Eu não gosto desse estilo de jogo. Quanto mais quando se tem um time com a qualidade que tem o Fluminense nas mãos, mas cada um com suas convicções.

A derrota do Corinthians sobre o Inter por 2 x 1 fez o tricolor ficar um ponto a frente da equipe de Adilson Baptista, quem tem um jogo a menos, contra o Vasco em São Januário.

O Cruzeiro, na terceira posição tem jogador o melhor futebol do Brasil em minha opinião. A derrota de ontem para o Santos na Vila Belmiro fez a equipe de Cuca ficar 4 pontos atrás do líder Fluminense e 3 do vice líder Corinthians.

O Botafogo deixou escapar a chance de chegar mais próximo dos líderes. A equipe vencia o Atlético-PR até os 45 da segunda etapa quando Guerron empatou a partida.
Na estréia de Dorival Junior no Galo, a equipe mineira foi derrotada pelo Grêmio de Renato Gaucho por 2 x 1 em sete lagoas. Aos 25 da primeira etapa os visitantes já venciam por 2 x 0 e isso foi determinante para o resultado final. O Galo diminuiu com Diego Tardelli, mas não conseguiu furar a marcação gremista e empatar a partida. O Grêmio fez grande partida e conseguiu sua segunda vitoria seguida como visitante.


Na Ressacada, o Avaí fez 5 x 0 no Ceará e afastou-se um pouco da zona do rebaixamento.

Visitantes brigam pela ponta.

Depois da derrota do Cruzeiro para o Santos ontem na Vila, Fluminense e Corinthians têm a chance de abrir maior distância na luta pelo título. Porém, a missão não é fácil para ambas as equipe. O timão pega o Internacional no Beira-Rio, enquanto o tricolor carioca pega o Vitória, em Salvador. No Engenhão, o Botafogo tem a chance de encostar no Cruzeiro, mas enfrenta um embalado Atlético-PR que cada vez mais chega perto dos rivais que estão a frente . Aliás, em caso de vitória hoje, o Furação ultrapassa o Botafogo.
Atlético-MG x Grêmio e Avaí x Ceará são os duelos do dia pela parte de baixo da tabela. Vamos ver como o Galo se comportará um jogo após a queda de Luxa. Cada rodada que passa o campeonato ganha em emoção. Depois dos jogos de hoje serão apenas mais 13 rodadas até o fim da competição. Confira a tabela de cassificação:

1 Corinthians 47
2 Fluminense 45
3 Cruzeiro 44
4 Botafogo 39
5 Santos 38
6 Internacional 38
7 Atlético-PR 37
8 Palmeiras 35
9 São Paulo 34
10 Guarani 33
11 Vitória 31
12 Grêmio 30
13 Ceará 30
14 Vasco 30
15 Flamengo 28
16 Atlético-GO 26
17 Avaí 25
18 Goiás 24
19 Atlético-MG 21
20 Prudente 17

Festa verde no Engenhão.


E o alerta está ligado na Gávea. O rubro negro foi derrotado neste sábado por 3 x 1 no Engenhão e vê o pessoal de trás da tabela subindo.

Horrível. Essa é a palavra que pode resumir a atuação do Flamengo hoje. A defesa? Ridícula. O ataque? Praticamente não tinha, já que deivid e Diogo mais parecem meias de tanto que saem da área. Assim ficou fácil para o Palmeiras de Felipão, Valdívia e Kléber deitar e rolar. E quando a maré não está boa tudo parece dar errado. Atuação catastrófica do árbitro goiano André Luiz castro. Ele marcou pênalti no que originou o primeiro gol palmeirense, mas a falta foi fora da área e ainda não expulsou o zagueiro David que era o último homem. Depois ele não expulsou Kléber, que deu um pisão criminoso em Léo Moura. Por último, ignorou o pênalti em Diogo.

Quase nada de bom pode-se destacar do rubro negro. Quando perdia por 2 x 0, a equipe conseguiu diminuir com gol de pênalti de Pet. Mero engano achar que a equipe cresceria em busca do empate. No fim, o verdão ainda fez mais um selando a vitória

Nem juiz nem gramado nem jogadores. Nada justifica uma atuação tão bisonha de um clube que é o atual campeão de uma competição com grau de dificuldade tão grande.

Giro pelo campeonato italiano

Jogando no San Siro, o Milan derrotou o Genoa e subiu na tabela. Nada de goleada, nada de muita festa. A equipe encontrou dificuldades durante a primeira etapa e o adversário levava perigo. Mas no começinho do segundo tempo, Pirlo deu lindo lançamento para Ibra dar um toquinho e encobrir o goleiro Eduardo, garantindo o gol da vitória.

Talvez o jogo mais esperado da rodada, Roma x Inter parecia que terminaria empatado, mas nos acréscimos, cruzamento da direita e Vulcnic, de cabeça, fez o gol que garantiu a primeira vitória da Roma e a primeira derrota da Inter na competição.

Mais 8 jogos completam a rodada neste domingo.

Giro pelo campeonato inglês.


Depois de perder no meio de semana para o Newcastle e ser eliminado da Copa da Inglaterra, poderoso Chelsea perdeu também os 100% no nacional. Gol de Tevez, Manchester City 1 x 0.
Com a derrota do Chelsea, o Arsenal tinha uma chance de ouro de chegar mais perto da liderança, mas deixou escapar perdendo em pleno Emirates para o West Bromwich por 3 x 2. Os visitantes chegaram a abrir 3 x 0 com todos os gols na segunda etapa, mas ganhar do Arsenal é sempre uma tarefa pra lá de complicada. Dois gols de Nasri e a equipe londrina quase chegou ao empate nos acréscimos. Mas ficou no quase! O Chelsea agradece.
Outro gigante tropeçou. Diante de sua torcida o Liverpool não passou de um empate em 2 x 2 com o Sundrland e continua amargurando posições na parte de baixo da tabela.

Demais resultados:

West Ham 1 x 0 Tottenham
Fulham 0 x 0 Everton
Blackpool 1 x 2 Blackburn
Brimingham 0 x 0 Wigan

Com os resultados podemos observar que Manchester City e West Bomwick encostaram no pelotão da frente deixando a disputa mais embolado. Neste domingo o Manchester pode assumir a vice liderança caso não seja derrotado pelo Bolton, fora de casa. Em caso de vitória, a equipe de Ronney ficará a um ponto do líder Chelsea. Além dessa partida, Wolverhampton x Aston Villa e Newcastle x Stoke City completam a rodada.

sexta-feira, setembro 24, 2010

As perguntinhas que não querem calar

* Belletti está fazendo turismo no Rio de Janeiro financiado pelo Fluminense?

* Depois de ter uma das melhores zagas e um dos piores ataques o Flamengo resolveu inverter e ser um dos times que mais faz gol e que mais sofre também?

* Se o Botafogo continuar nesse ritmo de expulsões e contusões, Joel terá que escalar os juniores na última rodada ou a diretoria já tem contratações em mente?

* O Neymar é o Menino da Vila ou a Vila é do menino?

* Se o Vasco empatar todos os jogos daqui pra frente cai, fica na zona neutra ou vai para sul americana?

* Será que o Ronaldo Fenômeno ainda joga nesta edição do brasileirão ou está sendo poupado para a estréia do paulistão 2011?

* Vanderley Luxemburgo disse que se o galo caísse seria com ele. Como será que ele explica sua demissão?

* Vanderlei Luxemburgo disse uma vez que nunca voltaria a dirigir o Santos? Será que ele cumpre a palavra em caso de uma boa proposta?

* Por que aparentemente quase ninguém sente falta do Luis Fabiano na seleção?

* Se o Macaé subir pra série B, onde vai mandar os seus jogos? No Engenhão?

* Qual será o nome do Grêmio Barueri, quer dizer, Grêmio Prudente, em 2011?

Xô má fase!

E nada melhor que uma goleada para espantar a má fase. Depois de 3 partidas sem triunfar, O Fluminense venceu nesta Quinta o Atlético-MG, por 5 x 1. Destaque para o alterais, Carlinhos, marcou duas vezes e Mariano deu lindos passes e lançamentos e contribuiu para a goleada. Leandro Eusébio, Gum e Marquinhos fecharam a conta enquanto Daniel Carvalho, de falta, diminuiu.

Não confio muito no tricolor, não pelo elenco, que sem dúvidas é excelente, mas não vejo com bons olhos toda a dinâmica da equipe dentro de campo e a forma como algumas situações extra campo estão sendo conduzidas. Mas o fato é que o tricolor segue vivo na busca do seu segundo título brasileiro. E para fechar a conta, Vanderlei Luxemburgo foi demitido do Galo após a goleada sofrida.

O próximo confronto da equipe será domingo, contra o Vitória, em Salvador. Em caso de vitória e tropeço do Corinthians contra o Inter no Beira Rio, a equipe carioca assume a ponta do campeonato novamente.

quinta-feira, setembro 23, 2010

A coerência e elegância de Mano Menezes.

Mano está indo muito bem na seleção brasileira. Deixo de lado os resultados e as atuações ao falar isso. Até porque só houve de fato um amistoso. Mas a coerência, a forma de falar, o jeito e as atitudes do técnico perante a imprensa é algo aplausível. Nos acostumamos com Dunga e a guerra com a mídia, mas em troca, recebemos um Mano alegre, descontraído e sério ao mesmo tempo. Algum Deus do futebol atuou não deixando Muricy assumir a seleção. Nosso futebol só tem a ganhar. Hoje, mas uma convocação, mais uma vez eu gostei.

Mano parece seguir uma linha de raciocínio, onde dá preferência a jogadores jovens e leves. Assim é sua equipe. Ao maior estilo Espanha. Inclusive, o treinador já disse que pode adotar o esquema de jogo do Barcelona, onde atua grande parte dos jogadores da equipe espanhola, atual campeã mundial. Assim, segue a lista de hoje:

Goleiros
Victor (Grêmio)
Jefferson (Botafogo)
Neto (Atlético-PR)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Mariano (Fluminense)
André Santos (Fenerbahçe)
Adriano Correia (Barcelona)

Zagueiros
David Luiz (Benfica)
Alex (Chelsea)
Thiago Silva (Milan)
Rever (Atlético-MG)

Volantes
Lucas (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Elias (Corinthians)

Meias
Carlos Eduardo (Rubin Kazan)
Philippe Coutinho (Inter de Milão)
Wesley (Werder Bremen)
Giuliano (Internacional)

Atacantes
Alexandre Pato (Milan)
Robinho (Milan)
André (Dínamo de Kiev)
Nilmar (Villarreal)

Reparem a leveza da equipe. Esse deve ser o ponto cahve do time de Mano daqui em diante. Criticavam-me quando eu criticava o Luis Fabiano na seleção brasileira. Está aí, parece que ninguém sente mais falta dele. Não era contra o seu nome estar na lista de convocados, mas ele era a válvula de escape, a seleção dependia muito dele, e não pode ser assim.
Olho nos quatro volantes de Mano. Qual o mais importante? Qual o melhor? Não sei. Depende. Varia. Assim deve ser uma seleção. Uma equipe equilibrada, uniforme, onde todos tem condições de serem titulares. Não dá para citar um craque nessa seleção. São vários. Mas muito mais do que isso. O grupo é forte. A união dessas peças é o ponto chave.
Para quem assistiu a Copa, assim era a Espanha.

Ainda devem entrar jogadores nessa seleção. Ronaldinho deve aparecer em listas futuras. Apesar de Adriano, o imperador, não ser leve como os jogadores de ataque de Mano, ele pode estar presente em listas futuras, pois é um dos atacantes mais completos do mundo.
Talvez só no Brasil tenhamos um número tão grande de talentos para deixarmos de fora da seleção volantes com Willians e Íbson, para formamos uma boa zaga sem Lúcio e Juan, uma lateral direita forte sem Maicon e por aí vai.

Ah! Só mais uma observação. Depois de estar envolvido em polêmicas no Santos, Neymar não foi convocado. Achei a atitude acertada do técnico Mano Menezes.

quarta-feira, setembro 22, 2010

Cariocas na 24ª rodada.


E mais uma rodada do brasileirão se aproxima. Ritmo alucinante com jogos no meio e no final de semana. Ruim para o tricolor das Laranjeiras. A equipe de Muricy entrou em uma maré muito ruim e dos últimos 15 pontos disputados apenas 4 conquistados. E pior. Cruzeiro e Corinthians já acabaram com a gordura que o tricolor tinha na liderança. Hoje a equipe paulista está a dois pontos na frente, com um jogo a menos e os mineiros estão coladinhos, um ponto atrás do Flu.

Já o Botafogo segue sua luta por uma vaga na Libertadores. Por falar nisso, hoje a Comenbol publicou que não serão mais 4 vagas para o Campeonato Brasileiro, e sim, 3, complicando a vida da equipe de Joel Santana, que enfrenta hoje o Vasco. Uma vitória é de fundamental importância para a equipe não correr o risco de se distanciar das equipes que vão para Libertadores.

E o Vasco? Equipe que estava invicta no pós Copa e tinha uma torcida esperançosa. Parece que a derrota para o Inter veio como uma ducha de água fria. Agora, ganhar o Botafogo é necessário para a equipe de PC Gusmão não correr o risco de se aproximar do Z4.

E o Flamengo continua na sua trajetória sem definir pelo que vai lutar nesse brasileiro. Mais perto dos últimos do que dos primeiros a equipe comandada por Silas busca a vitória contra o Grêmio para dar alguma esperança de arrancada à sua imensa torcida.

Chuva de gols e de erros.

O Fla Flu de domingo foi emocionante, sem dúvidas. Mas daí a dizer que foi o melhor jogo do campeonato, como ouvi por aí, é demais. O alto número de gols deu-se muito em função dos erros das duas equipes. Tanto a equipe de Silas como a equipe de Muricy estavam mal postadas em campo. As defesas proporcionavam cenas de terror para o torcedor.

Ao final, pode-se analisar que dos seis gols do empate em 3 x 3, 4 foram de bolas paradas, três deles saíram de falhas gritantes da zaga. Talvez se Fred e Adriano estivessem em campo o jogo fosse 6 x 6. Aliás, o atacante Deivid desencantou. Marcou seu primeiro gol pelo Fla. Depois de uma falha de Gum, cruzamento de Kléberson e ele, de primeira, bateu cruzado estufando as redes de Rafael. Destaque também para Rodriguinho. O atacante do tricolor só tinha marcado um gol no campeonato, contra o Flamengo, no primeiro turno, e ontem, provou mesmo ter sorte contra o rubro negro, balançando as redes duas vezes.

Creio que o resultado foi pior para o tricolor, que luta pelo título nacional. Já o rubro negro luta pra que? Há quem diga que a equipe luta pra não cair, e há aqueles que dizem que a equipe irá dar uma arrancada rumo à Libertadores. Com a minha humilde opinião, não acredito em nenhuma das duas hipóteses.

segunda-feira, setembro 20, 2010

A pergunta que não quer calar

Segundo informações da grande mídia, Belletti ganha no Fluminense em torno de 400 mil reais. Foi contratado pelo tricolor do gigante inglês Chelsea e chegou como uma das promessas que ajudaria o time a chegar ao título brasileiro. Atuou poucas vezes na condição de titular e foi muito mal, alegava-se que ele estava fora de forma.
No Fla-Flu de ontem, a equipe de Muricy Ramalho estava sem três jogadores de meio campo, Valencia suspenso, Diguinho e Deco machucados. E Belletti permaneceu fora da equipe titular. Atrás no placar após a primeira etapa, Muricy optou por abandonar o esquema com três zagueiros para colocar mais um meia. E nem assim Belletti entrou na equipe, o treinador optou por Marquinhos. Mas de dois meses se passaram de sua contratação e o pentacampeão mundial ainda não mostrou a que veio.
Belletti veio fazer turismo no Rio de Janeiro financiado pelo tricolor das Laranjeiras?

domingo, setembro 19, 2010

Tudo igual em jogão!

Um dos melhores jogos do campeonato! Como é bom ver o Cruzeiro jogar. Como Cuca é bom técnico. O Botafogo tem muita qualidade, mas o erro é jogar totalmente de acordo com o resultado da partida. Por exemplo, ontem a equipe abriu o placar logo cedo com Alessandro e se fechou, saindo muito pouco em contra ataques e limitando-se a se defender. Fazia isso com qualidade, sim. Mas era visível que a equipe mineira estava perto do empate. E ele demorou a vir. Foi na metade do segundo tempo. Diego Renan invadiu a área pela esquerda e Caio deu um leve toque no lateral, que caiu no gramado. Héber Roberto Lopes assinalou pênalti, que o argentino Montillo converteu. Então, o Botafogo resolveu sair pro jogo. Ou seja, ao invés de jogar futebol, agredir o adversário o tempo todo, a equipe só fez isso após sofrer o gol.
E o merecido castigo não demorou. Montillo desceu pela esquerda, driblou dois marcadores e chutou rasteiro no canto direito de Jéferson. Era um prêmio à equipe que buscou o gol durante todo o tempo. E isso fez o jogo se tornar emocionante. O Botafogo saiu pro jogo, com muita qualidade por sinal, provando que a postura defensiva não se justificava, e o gol de empate não demorou a sair. Uma pena que em um lance com erro da arbitragem. Diego Renan derrubou Maicosuel fora da área, mas o juiz assinalou pênalti, que Loco Abreu converteu.
E o Engenhão pegou fogo! Bandeiras agitadas, torcida inflamada. E a equipe de Joel Santana saiu em busca da virada. Mas o Cruzeiro não se limitava a se defender, saindo rápido em contra ataques com Roger e Montillo. Leandro Guerreiro era o cão de guarda, e dava conta da marcação com muita qualidade. E assim veio o apito final de um jogaço!

sexta-feira, setembro 17, 2010

Cuca x Joel : A ponta é logo ali!

E Cuca enfrentará mais uma vez o clube o qual mais se identificou como treinador, o Botafogo. O duelo será no Engenhão, estádio que o Glorioso estreou em 2007, dirigido adivinhem por quem? O mesmo Cuca. Foram longos três anos de um bom trabalho, onde de fato só faltou um título, já que o time foi vice campeão estadual, caiu em uma semifinal de Copa do Brasil e liderou o brasileirão 2007 por algumas rodadas. E esse reencontro tem um sabor especial: as duas equipes lutam pela ponta da tabela.

Tudo leva a crer que será um grande jogo. Vários ingredientes tornam a partida imperdível. O Cruzeiro vem numa sequência incrível de 5 vitórias seguidas e em caso consiga outro triunfo amanhã dormirá na liderança . Já pelo lado alvinegro, existe no banco de reservas existe alguém chamado Joel Santana. Muito se fala dele, e uma coisa não se pode negar, o cara tem estrela. Estrela essa que levou o Botafogo ao título estadual desse ano e faz o Glorioso ocupar a quarta posição na tabela, a exatos três pontos do rival de amanhã. Uma vitória significa ultrapassar o Cruzeiro e chegar a terceira colocação.
Em 2007, Joel e Cuca estiveram frente a frente na final do campeonato carioca, melhor para Joel que levou o Flamengo ao título.
Difícil palpitar para o jogo de amanhã, mas vou de Cruzeiro!

O príncipe virou sapo?


Impressiona-Me, e muito, a capacidade que a imprensa tem de influenciar a cabeça das pessoas. Assim que saiu a lista de convocados de Dunga, um número imenso de jornalistas, com 77, sete é pouco, pedras na mão, criticaram o treinador por não ter levado os (até então) meninos da Vila. Não sou fã de Dunga, fui o primeiro a criticar sua convocação, mas não queria ver Neymar com amarelinha, e sim Paulo Henrique Ganso, que apresentava nos gramados maturidade suficiente para integrar uma seleção em uma Copa do Mundo. Neymar sempre me passou desconfiança. Sempre achei “estranho” as tais dancinhas após cada gol. Neymar sempre foi debochado nos gramados. Mas ai de mim abrir a boca para falar isso em alguma roda de amigos: “Você tá maluco”, “Esse é o futebol arte do Brasil”, “Ta aí o futebol alegre e o Dunga não convoca o garoto”. Jornalistas foram para a porta da casa do treinador jogaram holofotes em sua janela no meio da noite pedindo a convocação dos (até então) meninos da Vila. Pois bem. O tempo se passou, o técnico da seleção mudou, o Brasil fracassou na Copa do Mundo, e então, Mano Menezes convocou Neymar. O garoto correspondeu, jogou bem, marcou gol. Tudo uma maravilha!
Porém, seu ar de deboche continuava o mesmo, sem tirar nem colocar. Até que há uns 15 dias o menino se envolveu em confusões com o técnico Antônio Lopes em uma partida contra o Avaí, pouco tempo depois outra confusão com jogadores do Ceará. Até que na última Quarta o menino resolveu discutir com Dorival Júnior, seu técnico na equipe do Santos. Após a partida René Simões falou à imprensa: Estamos criando um monstro. E os jornalistas resolveram tomar isso como verdade. Pronto! Aí está! Neymar tornou-se em menos de um mês um monstro. Talvez muito por culpa da mídia, que sempre exaltava o garoto, achava tudo belo, qualquer coisa que ele fazia era lindo e maravilhoso. Mas e agora? Onde estão os jornalistas que tanto defenderam o menino? Ou todos eles foram demitidos de seus veículos de informação em uma “conspiração anti-Neymar”, o que acho improvável, ou então, eles mudaram de opinião. O fato é que o principezinho da Vila virou sapo em poucos dias. E o Dorival Júnior hein?! Tanto defendeu o menino, tudo era belo, os marcadores eram maus, batiam em Neymar, não deixavam o garoto jogar bola em paz. Agora o comandante pediu o afastamento do jogador por 15 dias. Pois é, como é o futebol!
Assim fica difícil entender as coisas. O mundo do futebol nos permite tais situações. Heróis se tornam vilões, e vice versa, em cerca de dias, minutos, horas a até segundos. Neymar tem erros, defeitos que precisam ser corrigidos, e torço para que sejam, mas não se tornou um vilão por tais altitudes
Nem um Deus nem um diabo, força Neymar, porque potencial você tem. E sabe disso.

quinta-feira, setembro 16, 2010

O Timão chegou!

Quando falei minhas previsões para o jogo entre Fluminense x Corinthians não apontei nenhum favorito nem dei meu palpite para o jogo, apenas afirmei esperava uma partida muito estudada. E realmente foi.

Nos primeiros minutos o tricolor dava pintas de que iria pra cima. O meia Deco enfileirou a zaga corintiana e chutou na saída de Júlio César, mas a bola subiu. Mas logo o timão equilibrou as ações. Sem muitas chances de gol e com as equipes cadenciando o jogo, o tempo foi passando. E aos poucos o Corinthians foi dominando a partida. A partir dos 40 minutos a equipe comandada por Adílson Batista começou a trocar passes no campo de ataque sem deixar que o Fluminense roubasse a bola. Até que Elias achou Jucilei no meio da zaga, o volante dominou no peito e emendou de primeira no canto direito de Fernando Henrique para abrir o placar. Logo, Carlos Eugênio Simon apontou o centro do gramado terminando a primeira etapa.

E na volta do intervalo Muricy tirou André Luis para colocar o atacante Rodriguinho, abandonando o esquema com três zagueiros. Mas a ação acabou sendo um tiro no pé. O tricolor tem apresentado grandes problemas defensivos e parece que um zagueiro a menos compromete ainda mais a situação. Aos 20, Elias tocou para Alessandro na direita, o lateral aproveitou um buraco na defesa tricolor, avançou e na saída do goleiro rolou para Iarley empurrar para o gol vazio. A essa altura o timão tinha total domínio da partida. O Fluminense mostrava ter sentido o golpe. Mas cinco minutos depois, Washington incendiou a partida. Deco tocou de cabeça para Rodriguinho na direta, ele chutou cruzado e o goleador completou para as redes, pegou a bola e saiu vibrando de forma apressada para colocá-la na marca central. Mas a frieza do Corinthians era impressionante. Não pelo sentido negativo da palavra, mas sim pela calma e pela obediência tática da equipe. Os jogadores continuaram tranqüilos, calmos, tocando a bola de maneira consciente e quando a redonda estava com o adversário, a marcação da equipe de Adílson era perfeita. Assim o tempo passou e os 4 minutos de acréscimos nada adiantaram para o tricolor. A noite era corintiana e a Fiel comemorou a vitória sobre o líder em pleno Engenhão.

Agora, Fluminense e Corinthians estão empatados com 41 pontos, mas o tricolor tem um gol a mais de saldo. Porém, o Timão tem um jogo a menos, que será realizado dia 13 de Outubro em São Januário, contra o Vasco.

quarta-feira, setembro 15, 2010

Com boa atuação de Ronaldinho, Milan estreia com vitória.

Sedorff tocou para Ronaldinho, que deu leve desvio de calcanhar entregando na esquerda para Antonini que cruzou para Boateng emendar em cima da zaga, na sobra, Pato chutou e novamente a zaga afastou. Essa foi talvez a única chance de gol do Milan na primeira etapa. A equipe tentava, mantinha a bola no campo de ataque, mas apresentou muitos problemas na criação esbarrando na boa marcação do time adversária. E quem levou mais perigo de fato foi o Auxerre. A equipe francesa carimbou a trave de Abbiatti em cabeçada de Coulibaly após escanteio cobrado da direita. E por pouco os visitantes não abriram o placar pouco depois, em contra ataque rápido, que acabou com a finalização de Oliech por cima da trave da equipe italiana.

Na segunda etapa, o Milan começou um pouco mais incisivo. O técnico Allegri trocou Pato por Robinho, mas o brasileiro ex-Santos pouco participou do jogo. As belas jogadas ficaram por conta de outro brasileiro. Aos 21, Ronaldinho Gaúcho lançou Boateng que desviou de cabeça para Ibrahimovic completar para as redes. Era o primeiro gol do sueco com a camisa do Milan e primeiro gol da equipe italiana na Champions League 2010-2011. E toda a aplicação tática e boa marcação do Auxerre tinha ido por água baixo. A partir dali, o Milan melhorou muito na partida, já que o time francês se lançou ao ataque deixando espaços para o contra ataque. E aos 24, Ronaldinho arrancou pelo meio e tocou para Ibra ampliar. E até o fim da partida a equipe italiana tocou a bola, envolveu o Auxerre e garantiu os três pontos na estréia.

Outros resultados:

Cluj 2 x 1 Basel
Bayern de Muniche 2 x 0 Roma
Zilina 1 x 4 Chelsea
Olympique 0 x 1 Spartak Moscou
Real Madrid 2 x 0 Ajax
Shakhtar Donetsk 1 x 0 Partizan
Arsenal 6 x 0 Braga

Duelo de gigantes.


De um lado, a experiência de Roberto Carlos mesclada com a juventude de Bruno César e Elias. Do outro, os títulos de Muricy Ramalho, o talento de Conca e Deco e os gols de Washington. O que então podemos esperar de Fluminense x Corinthians, hoje, às 22hrs, no Engenhão?

De fato, espero um duelo equilibrado. Os jogos nesse brasileiro não têm sido fáceis, os placares têm sido apertados e a dificuldade de conseguir os três pontos está cada vez maior. Não creio em muitos gols. Duvido muito que Muricy esponha seu time e se lance todo ao ataque, mas também não creio que ele se retranque todo. O jogo deverá ser muito estudado.

Quanto a formação tática, gostei do que o comandante tricolor fez. Voltou ao esquema com três zagueiros, colocando Valencia e Fernando Bob para ajudar na contenção. Mais a frente colocou Conca e Deco na criação e Washington no ataque. Pode parecer uma escalação defensiva, mas não acredito que seja, pois nesse esquema, Mariano e Júlio César poderão apoiar sem que o time fique exposto à contra ataques mortais da equipe corintiana.

Pelo timão de Adílson, a notícia que não pára de circular é que Ronaldo está vetado. Assim, a equipe contará com Jorge Henrique e Iarley no ataque, Bruno César e Elias na criação. Mais atrás dos homens de meio campo, Jucilei e Paulinho. O zagueiro Willian não deve ir a campo, por lesão, assim a zaga deverá ser formada por Paulo André e Leandro Castán. Nas laterais, a volta de Alessandro e o experiente Roberto Carlos.

Maiores informações, hoje a noite às 22 Hrs, seja no Engenhão, seja no PFC.

terça-feira, setembro 14, 2010

Com o toque refinado do melhor do mundo.

E Leonel Messi só não fez chover no Camp Nou hoje na estreia do Barcelona na Champions League. Toda a matéria pode ser escrita em função dele, garanto que pouca coisa ficará faltando. Aliás, antes preciso informar que aos 20 da primeira etapa o goleiro Tzorvas, do Panatinaikos, lançou Cissé, que deu lindo passe de calcanhar para Govou chutar na saída de Valdéz e abrir o placar para os visitantes. Pois bem. Agora só pegarei os lances em que Messi teve participação.

Aos 22, ele recebeu lindo passe de Xavi Hernandes e tocou na saída do goleiro empatando a partida. Pouco depois, Xavi cobrou escanteio, e depois do desvio, David Villa, de primeira, virou a partida. E onde estava Messi? Ao lado do atacante espanhol para comemorar o gol. Quando o juiz preparava-se para apitar o final da primeira etapa o melhor do mundo pegou a redonda, tabelou com Xavi, tabelou com Pedro e chutou no canto esquerdo do goleiro Tzorvas para fazer 3 x 1.

Logo no começo da segunda etapa, Messi recebeu pela direita, driblou o adversário e sofreu pênalti. Rapidamente se levantou, pegou a bola e cobrou mal no canto esquerdo para defesa do goleiro grego. Mas logo ele tratou de se redimir. Recebeu passe de Bojan pela esquerda e na saída do goleiro, sem ângulo, deu um tapa na bola que caprichosamente tocou na trave esquerda depois na trave direita e sobrou para Pedro escorar para o gol vazio. A equipe grega não conseguia tocar na bola por muito tempo, o domínio do Barcelona era total. E quando as cortinas estavam prestes a se fechar, Leonel resolveu fazer seu número final. Recebeu passe de Daniel Alves, e num lindo lançamento por cima da zaga, devolveu para o brasileiro cabecear por cima do goleiro. Final do espetáculo: Barcelona 5 x 1 Panatinaikos.

Outros resultados:

Werder Bremen 2 x 2 Tottenham
Twente 2 x 2 Inter de Milão
Lyon 1 x 0 Schalke 04
Benfica 2 x 0 Hapoel
Manchester United 0 x 0 Rangers
Busarpor 0 x 4 Valencia
Copenhague 1 x 0 Rubin Kasan

sexta-feira, setembro 03, 2010

Estréia de gigantes nas eliminatórias EURO-2012.

E as eliminatórias da Euro 2012 começaram para os gigantes. Astros dos principais países europeus no mundo da bola estiveram em ação.

Fora de casa, a Itália derrotou de virada a seleção da Estônia, por 2 x 1, com gol da vitória marcado por Cassano. Também jogando fora de seu país, a Alemanha venceu a Bélgica, com um gol de Klose, que saiu após uma falha de marcação da zaga belga. Em Wembley, a Inglaterra goleou a seleção da Bulgária. Defoe se destacou marcando três vezes e Adam Johnson ainda deixou o seu na vitória por 4 x 0.

Espanha e Holanda, finalistas da Copa do Mundo 2010, estrearam goleando. Mesmo que os adversários tenham sido seleções com menos expressão futebolística, Liechtenstein e San Marino respectivamente, é sempre bom estrear vencendo. Fernando Torres duas vezes, David Villa e David Silva marcaram na vitória espanhola por 4 x 0, com destaque para o primeiro gol de Torres, um lindo toque que encobriu o goleiro adversário. E no jogo da laranja, Huntelar brilhou, marcando três vezes na vitória por 5 x 0. Van Nisterloy e Kuyt marcaram os outros gols.

Jogando em casa, Portugal fez 4 gols na seleção do Chipre. Se estão pensando que o jogo foi uma goleada estão enganados. Aliás, o empate em 4 x 4 não foi nada bom para os portugueses.

E a coisa não anda nada boa mesmo é para a França. Depois do fiasco no mundial de 2010, que ultrapassou as 4 linhas, com problemas principalmente como o técnico Reymond Domenech divulgados pela grande mídia, os Bleus perderam na estréia para a Bielorrússia, dentro de casa, por 1 x 0 com o novo técnico, Blanc, comandando a equipe.

quinta-feira, setembro 02, 2010

Cariocas na rodada 18.

Três cariocas estiveram em ação hoje pela décima oitava rodada do brasileirão. Uma vitória, do Botafogo sobre o Prudente, um empate, do Fluminense diante do Palmeiras e uma derrota, do Flamengo para o Cruzeiro.

Jogando fora de casa o Botafogo teve certa dificuldade para derrotar a equipe do Prudente, que começou a partida pressionando o alvinegro. Com 20 minutos, Jéferson já tinha trabalhado muito, fazendo defesas importantes. O alvinegro equilibrou a partida, mas não conseguia criar muitas jogadas ofensivas.

O segundo tempo começou sem animação. O jogo ficou lento e sem muitas oportunidades. Joel tirou Herrera para colocar Edno e em seguida colocou Renato Cajá na vaga de Abreu, que saiu reclamando. E aos 30 veio um presente para os alvinegros. Cajá avançou e tocou na frente para Maicosuel, que soltou a bomba estufando a rede prudentina e garantindo mais um triunfo do Botafogo. Agora, são 6 vitórias em 7 jogos.

No Maracanã, o líder Fluminense recebeu um justo castigo, tomando o gol de empate aos 47 da segunda etapa. A qualidade da equipe de Muricy Ramalho é quase que indiscutível. Deco e Conca pelo meio formam uma dupla espetacular, o incansável Émerson dá muita velocidade ao time. Com tais características de seus jogadores, Muricy pode montar uma equipe, rápida, veloz e que jogue bonito. E tem competência para isso. Mas o principal problema é achar que quando o time está vencendo a melhor opção é recuar. E hoje mais uma vez isso aconteceu. A equipe vencia até os 48, com gol de Émerson, mas o atacante Ewerton, que entrou no lugar de Valdívia, empatou a partida, fazendo o tricolor perder mais dois pontos dentro de casa.

De qualquer maneira o Flu continua líder, já que o Corinthians teve seu jogo adiado, graças à festa do centenário do clube. Mas o tricolor poderia ter aberto uma vantagem maior em relação à equipe paulista. É o quinto empate do tricolor jogando no Rio de Janeiro após a Copa do Mundo. E nos 5, a equipe esteve a frente no placar. É Muricy, recuar o time por estar vencendo pode custar caro ao fim do brasileiro.

Em Minas, o Flamengo caiu diante do Cruzeiro. Porém, apresentou melhoras em relação à algumas partidas anteriores. A equipe, que estreou o técnico Silas, até que começou bem tentando penetrar no campo defensivo do Cruzeiro. Mas aos nove, depois de um bate rebate dentro da área, o atacante Robert completou para as redes abrindo o placar. E o rubro negro se perdeu. Começou a apresentar falhas defensivas, e cada vez mais a equipe de Cuca chegava mais perto do segundo gol, mas Marcelo Lomba aparecia muito bem. Em uma bobeada da zaga cruzeirense Corrêa quase empatou a partida. E o time voltou melhor para o segundo tempo, buscando o empate. Porém, o meio campo ainda estava desorganizado, mostrando que Sillas terá muito o que trabalhar. E o lance capital, que mudou a história do jogo aconteceu num erro da arbitragem. Lançamento na frente para Thaigo Ribeiro e Jean chegou protegendo. O atacante cruzeirense caiu e o juiz assinalou falta, expulsando o zagueiro rubro negro. Isso fez com que o time mineiro tivesse mais espaço para jogar. Montillo, Thiago Ribeiro e Roger envolviam o rubro negro que tentava não se encolher.